Futebol Internacional
None

Bayern supera trauma e leva a taça

Vice-campeão no ano passado, time bávaro derrota compatriota Borussia em Wembley. Autor do gol da vitória, Robben deixa o campo como herói

postado em 26/05/2013 08:58

 (Cristof Stache/AFP)

Londres –
A Europa tem um novo dono e ele atende pelo nome de Bayern de Munique, o verdadeiro campeão. Estava escrito que o time bávaro não seria vencedor em sua casa – foi derrotado pelo Chelsea, na decisão passada –, mas na terra da rainha não falhou. Ganhou com a propriedade de quem conhece bem a Liga dos Campeões, conquistando sua quinta taça. Ao Borussia Dortmund restou saber que é um grande time e que tem todas as condições de estar em Lisboa, no ano que vem, palco da grande final. Méritos para o time comandado pelo holandês Robben, autor do gol da vitória, e para o técnico Jupp Heynckes, que se aposentou ontem, com a bela conquista.

O Borussia começou melhor, marcando o Bayern em seu campo e dificultando para o rival. Teve excelentes chances para abrir o placar, mas entrou em ação Neuer, um paredão fechando o gol. O Bayern limitava-se aos contra-ataques, mas os fazia com perigo, principalmente com Robben, que perdeu duas belas oportunidades diante do goleiro do Borussia. Metade do primeiro tempo foi do time amarelo e preto e a outra metade do vermelho. Assim, o empate acabou sendo justo. A torcida queria ver gols, mas os dois goleiros estavam em noite inspirada e não deixavam passar nada.

No segundo tempo, a expectativa de a rede balançar. E foi o Bayern que tomou as rédeas da partida. Numa bela jogada pela esquerda, Robben levou para o fundo, tirou do goleiro e cruzou. Manduzukic mandou para o fundo do gol, enlouquecendo a parte vermelha do lendário Wembley. O torcedor bávaro imaginou que o caminho estava aberto até para uma possível goleada, mas não foi bem assim. O Borussia continuou com sua postura ofensiva e o empate veio quando o zagueiro brasileiro Dante, infantilmente, cometeu pênalti em Reus. Na cobrança, Gundogan empatou. O nervosismo tomou conta da torcida de Munique, enquanto os torcedores de Dortmund foram ao delírio.

Faltavam dois minutos para o fim quando o Bayern tramou pelo meio e a bola sobrou para Ribéry, que com um leve toque de calcanhar deixou Robben em belíssima condição. Ele passou no meio de dois zagueiros e, diante do goleiro, não vacilou. O holandês deu um leve toque, por baixo, e a bola entrou, mansamente. Era o gol do título, da perseverança, da qualidade técnica, da organização e da eficiência.

BRASIL

Foi uma belíssima final, que premiou não só o Bayern como o futebol alemão em geral. A Seleção da Alemanha vai com tudo para o Mundial de 2014 e a esperança brasileira é que a dupla Felipão-Parreira, presente no estádio, tenha aprendido que o futebol moderno mudou e não vive apenas de marcação, e sim de gols, com jogadores de qualidade, inclusive os volantes.

Quando Lham, o grande capitão, ergueu a taça, mostrou ao mundo que sempre haverá lugar para quem persevera. Uma equipe pode perder um título numa temporada ou na outra, faz parte do esporte. Mas o trabalho e a filosofia de continuidade devem caminhar lado a lado. O novo dono da Europa deverá melhorar, já que com a aposentadoria de Jupp Heynckes Pep Guardiola vai assumir prometendo transformar o que é muito bom em coisa melhor ainda. Os amantes do futebol arte poderão ter uma nova referência mundial.


FICHA TÉCNICA
Borussia 1 x 2 Bayern

Borussia: Weidenfeller; Piszczek, Subotic, Hummels e Schmelzer; Bender (Sahim), Gündogan, Blaszczykowski (Schieber)e Reus; Grosskreutz e Lewandowski
Técnico: Jürgen Klopp

Bayern : Neuer; Lahm, Boateng, Dante, Alaba; Schweinsteiger, Javi Martinez, Robben e Müller; Ribéry (Luiz Gustavo) e Mandzukic (Mario Gómez)
Técnico: Jupp Heynckes

Estádio: Wembley (Londres)
Gols: Mandzukic 14, Gundogan 22 e Robben 43 do 2º
Cartão amarelo: Dante, Ribéry e Grosskreutz
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Assistentes: Renato Faverani e Andrea Stefani (Itália)
Presentes: 86.298

E ele decidiu

O holandês Arjen Robben teve uma, duas, três chances de abrir o placar em Wembley. Um filme, com o pênalti decisivo perdido diante do Chelsea há um ano, passou pela cabeça dos torcedores do Bayern, que acabou vice-campeão naquela temporada. O craque holandês, que começou a Liga dos Campeões na reserva, aproveitou-se da lesão de Kroos para brilhar e, enfim, poder dizer que é um herói. Com um lindo gol do camisa 10 aos 44min do segundo tempo, o time bávaro confirmou seu favoritismo ao derrotar o rival Borussia Dortmund. Aos 29 anos, vendo crescer a imagem de que não é decisivo e com a frustração do segundo lugar na Copa do Mundo’2010 na África do Sul, Robben mostrou ontem toda sua qualidade. Desde sua estreia no Groningen, ele sempre foi uma sensação. A habilidade para driblar e a velocidade aos 16 anos já faziam com que seus adversários sofressem. Hoje, o holandês é uma estrela mundial.

E MAIS...

CONFUSÃO


Antes de a bola rolar, torcedores do Bayern e do Borussia causaram confusão no estacionamento de Wembley. Alguns torcedores de preto e amarelo provocaram os do time rival e depois atiraram objetos, que pareciam ser de uma construção, contra o lado adversário, que reagiu, obrigando a polícia a intervir. Estima-se que 100 mil alemães lotaram as ruas de Londres, a maioria de maneira pacífica.

FUTEBOL E CINEMA

Num ambiente animado no Parque Olímpico de Stratford, Zona Leste de Londres, ex-jogadores, como o inglês McManaman, o dinamarquês Laudrup, o italiano Cannavaro, o brasileiro Cafu e o português Figo, participaram de um amistoso para esquentar o clima antes da final. O jogo foi acompanhado pelo ator americano Will Smith e seu filho Jaden. O francês Pirès foi eleito o melhor em campo, deu trabalho ao goleiro Van der Sar e ajudou o time azul a vencer o vermelho, dos brasileiros Serginho, Élber e Cafu, por 15 a 12.

EUROPA

Apesar de os campeões já serem conhecidos, o clima é de definição na Europa. Times ainda lutam por vaga na Liga dos Campeões e na Liga Europa, e há aqueles que jogam para fugir do rebaixamento. O dia será também de títulos, com destaque para a final inédita da Copa da Itália, no Estádio Olímpico, entre Roma e Lazio. O jogo promete ser um dos clássicos mais tensos da história, com forte esquema de segurança por causa do clima de animosidade entre as torcidas. Vale ainda vaga para os romanos na próxima Liga Europa. Vários brasileiros estão entre os protagonistas, entre eles Hernanes, destaque da Lazio, e o zagueiro Marquinhos, revelação da Roma. Hoje será decidida também a Taça de Portugal, entre Benfica e Vitória de Guimarães. Pelos campeonatos nacionais, rodada completa com 10 jogos na França e na Espanha.