Futebol Internacional
None

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Parreira exige dupla do Bayern de Munique no sábado e crê em pressão de atletas

Equipe disputa no próximo sábado a Copa da Alemanha e pediu a presença dos atletas

postado em 29/05/2013 14:45 / atualizado em 29/05/2013 15:04

A Confederação Brasileira de Futebol está irredutível em seu planejamento de ter o zagueiro Dante e o volante Luiz Gustavo à disposição do técnico Luiz Felipe Scolari até sábado. O coordenador técnico da Seleção, Carlos Alberto Parreira, explicou que a CBF está respaldada pela Fifa para exigir do Bayern de Munique a liberação na data limite.

“O Bayern mandou uma carta muito educada pedindo a liberação. Nós respondemos que entendemos, mas que é importante ter os jogadores aqui. Houve outra troca de correspondências e recorremos à Fifa, que deu o parecer final, com a obrigação de os jogadores estarem aqui até dia 1º às 4 horas”, afirmou.

O clube europeu foi o único a não liberar seus atletas, pois quer cedê-los somente depois de disputar a final da Copa da Alemanha, no sábado. O problema é que, se jogarem pela equipe, os dois só chegarão ao Brasil no domingo, ou seja, depois da data estipulada pela Seleção. Parreira, porém, avisa que os dois não poderão ser utilizados pelo Bayern se descumprirem a convocação.

“A partir deste momento (sábado), pela Fifa, eles não terão condição de jogo. Se forem utilizados, podem perder pontos e até o título. Não é uma briga, mas sim a necessidade de cumprir o regulamento”, acrescentou.

O coordenador técnico foi o responsável por dar a palavra oficial da CBF, já que Luiz Felipe Scolari não concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira. Ao exigir a presença da dupla, Parreira defendeu até que os jogadores façam uma pressão ao técnico e à diretoria alemã.

“Jogador pode e deve mostrar o interesse em vir, até de certo modo pressionar. É o que tem acontecido nesta convocação. Alguns jogadores intercederam para chegarem aqui antes, pois a data seria no dia 1º. O Felipão agradeceu ontem (terça) pelo esforço que fizeram por se apresentarem quatro dias antes da data”, comentou.

O coordenador explicou que o Brasil não pode liberar os atletas do Bayern mesmo se tratando de uma final de Copa da Alemanha, pois acha que seria injusto com outros clubes europeus. Segundo o tetracampeão, a data oficial de apresentação seria o sábado, mas os demais times do exterior aceitaram ceder seus atletas com antecedência.

Parreira revelou ainda que vem mantendo contato com Dante, que fala em nome de Luiz Gustavo também. A dupla tenta de todas as formas a liberação, pois corre o risco de perder espaço no grupo da Seleção até para a Copa do Mundo caso o desfecho seja diferente.

“É importante ressaltar o interesse dos jogadores. O Dante está me ligando todos os dias e fazendo um esforço para que os liberem para vir. Ele está tentando viajar”, relatou. Caso os dois não compareçam na data estipulada, Parreira ainda não fala qual será a providência da CBF.

“Nem sabemos se vão se apresentar ou não. E não vamos tomar decisão até que o fato se consume. Não é do nosso interesse cortar os jogadores e isso nem foi ventilado. A decisão será posterior”, completou.

Tags: copa2014