Futebol Internacional
None

ESPANHA

Câncer na garganta encerra trajetória de Tito Vilanova no comando do Barcelona

Anúncio foi feito nesta sexta e técnico terá de se dedicar exclusivamente à batalha contra a enfermidade. Clube espera anunciar novo comandante na próxima semana

postado em 19/07/2013 15:50 / atualizado em 19/07/2013 16:37

AFP PHOTO/ LLUIS GENE

Tito Vilanova não é mais técnico do Barcelona. Sua saída do clube catalão foi anunciada nesta sexta-feira, durante entrevista coletiva concedida pelo presidente do clube, Sandro Rosell, e o diretor esportivo, o ex-goleiro Andoni Zubizarreta. Por conta da recaída no tratamento de um câncer na garganta, Vilanova não terá mais condições de comandar a equipe e iniciará uma intensa batalha em busca da recuperação.

“Para a rotina de Tito Vila Nova, o andamento do tratamento é incompatível com os seus deveres como treinador do clube”, explicou Rosell na coletiva. O dirigente ainda ressaltou o desejo pela recuperação de Vilanova e que há de se pensar primeiro nas pessoas, depois nos interesses do clube. “Devo dizer que a vida continua. O clube recebeu muitos golpes e sempre os superou. Mas temos a compreensão de pensar primeiro nas pessoas e depois no clube”, acrescentou.

AFP PHOTO/ QUIQUE GARCIA
Além dos diversos jornalistas espanhóis e de outros países, todos os jogadores do elenco do Barcelona também acompanharam o comunicado oficial dos dirigentes. Como agora o clube está sem técnico, o amistoso marcado para este sábado, contra o Lechia Gdansk, da Polônia, foi cancelado. A delegação catalã chegaria a Gdansk na manhã deste sábado.

“Estivemos reunidos com os jogadores no vestiário, para agradecer-lhes em nome do clube. Decidimos não jogar sábado na Polônia porque não há nenhum incentivo para fazê-lo”, explicou Rosell.

O novo treinador do Barcelona será anunciado na próxima semana. O clube estuda com calma todas as opções, mas a imprensa espanhola aposta que o atual auxiliar Joan Francesc Ferrer deverá ser confirmado em breve. “No início da próxima semana, Josep Maria Bartolomeu e Zubizarreta se reunirão com a imprensa novamente para anunciar o novo treinador”, concluiu o presidente.

Tito Vilanova tem 43 anos e, em 2011, quando ainda era auxiliar de Pep Guardiola, descobriu um tumor na garganta. A doença foi tratada com uma cirurgia que durou dez horas, mas reapareceu no final de 2012. No primeiro semestre deste ano, ele se afastou do comando do Barcelona para passar por um tratamento à base de quimioterapia e radioterapia nos Estados Unidos, que havia sido aparentemente bem-sucedido.

Pelo Barça, Vilanova conquistou o Campeonato Espanhol de 2012/2013 com sobras sobre o segundo colocado, porém caiu na semifinal da Liga dos Campeões ante o Bayern de Munique após duas derrotas esmagadoras por 4 a 0, na Alemanha, e 3 a 0, em pleno Camp Nou.

AFP PHOTO/ QUIQUE GARCIA