Futebol Internacional
None

COPA EUSÉBIO

São Paulo vence Benfica, encerra jejum de 14 jogos e levanta taça em Lisboa

Tricolor derrota Benfica, no Estádio da Luz, por 2 a 0, e conquista a Copa Eusébio

postado em 03/08/2013 18:02 / atualizado em 03/08/2013 23:37

AFP PHOTO/ PEDRO NUNES

Depois de uma sequência de 14 jogos sem vitórias, o São Paulo conseguiu escapar de um novo vexame neste sábado, pois venceu o Benfica e encerrou o jejum que durava desde maio. Com gols marcados no segundo tempo, o Tricolor venceu por 2 a 0 e conquistou a Copa Eusébio, no estádio da Luz, em Lisboa.

O triunfo em Portugal interrompe também as mais de dez horas sem marcar gols do time brasileiro. De quebra, o técnico Paulo Autuori enfim pôde comemorar uma vitória neste seu retorno ao comando do Tricolor, já que o tabu se estendia desde a gestão de Ney Franco.

Apesar da postura apática no primeiro tempo, o Tricolor dominou a etapa complementar. O atacante Aloísio abriu o placar aos seis minutos, depois do intervalo. Já o zagueiro Rafael Toloi completou o resultado positivo do São Paulo.

O time paulista não vencia desde 29 de maio, quando derrotou o Vasco da Gama, que, na época, era dirigido justamente por Autuori. Desde então, o Tricolor acumulou 11 derrotas e três empates, até acabar com a série negativa diante do Benfica, que fez seu primeiro jogo em casa nesta pré-temporada europeia.

O São Paulo volta a jogar na quarta-feira, quando disputará a Copa Suruga contra o Kashima Antlers, no Japão, como representante da Conmebol, por ter sido o campeão da Copa Sul-americana do ano passado.

O jogo - O Benfica tentou surpreender o São Paulo logo no segundo minuto de jogo, quando o brasileiro Lima avançou pela esquerda da área e soltou um chute forte, acertando o travessão da meta defendida por Rogério Ceni, que não teve tempo nem de se mexer. Desde o início, o time de Lisboa se impôs em casa, forçando o recuo dos visitantes.

Na primeira vez em que foi ao ataque, aos 13, o São Paulo não assustou o adversário, pois a finalização fraca de Osvaldo se perdeu pela linha de fundo. Porém, a falta de qualidade dificultou o trabalho do Benfica, mesmo diante de um adversário apático. Aos 15 minutos, Markovic recebeu pela direita e bateu baixo, exigindo a defesa de Rogério Ceni. No rebote, Wellington afastou mal e deu de presente para Gaitán, que acertou Rafael Toloi no chute.

Apesar do domínio da posse de bola, o Benfica mostrou sua pouca eficiência na frente. Já o São Paulo não percebeu a falta de qualidade técnica dos donos da casa e ficou acuado em seu sistema defensivo. Com isso, o jogo teve pouca emoção, e a torcida encarnada só voltou a se levantar nas arquibancadas aos 33 minutos. Cortez cruzou para o meio da pequena área para Lima, que dominou sozinho e bateu por cima do gol.

Pouco depois, Markovic invadiu a área e tentou uma cavadinha, mas facilitou para Rogério Ceni. No lance seguinte, Wellington perdeu na saída de bola e facilitou para Markovic tentar de novo, mas Rogério Ceni defendeu. Depois da cobrança de escanteio, Matic chutou e viu o capitão tricolor rebater mais uma vez. Antes do fim da etapa, aos 43, o São Paulo criou sua primeira chance de balançar as redes. Aloísio recebeu cruzamento e cabeceou no canto, obrigando Paulo Lopes a saltar para defender.

No intervalo, as duas equipes tiveram mudanças. Paulo Autuori colocou Maicon na vaga de Fabrício. Já no Benfica, Djuricic saiu para dar lugar a Rodrigo. A mudança parece ter surtido efeito no Tricolor, que voltou melhor depois do intervalo. Logo no começo, o goleiro português teve de deixar a meta para evitar gol de Aloísio.

Mas a segunda chance são-paulina foi fulminante. Aos seis, Jadson fez lançamento perfeito na área para Aloísio, que viu a saída do goleiro e tocou rasteiro, no canto, para acabar com um longo jejum de gols. O gol desestabilizou os donos da casa, que não conseguiam mais avançar.

Assim, o treinador Jorge Jesus fez mais três mudanças: Solejman, Ruben Amorim e Ola John entraram nas vagas de Gaitán, Enzo Pérez e Markovic. Porém, o técnico não teve tempo de ver as alterações surtindo efeito. Aos 17, depois de bola alçada na área, Rodrigo Caio desviou de cabeça para a pequena área, onde estava Rafael Toloi livre para chutar para as redes. Os portugueses pediram impedimento, em lance duvidoso, por conta do posicionamento de Cortez.

No desespero, o Benfica partiu para o ataque, mas exibiu os mesmos problemas do primeiro tempo. Lima teve chance em cobrança de falta e mandou para muito longe da meta defendida por Rogério Ceni. A partir daí, o São Paulo apenas administrou para evitar sustos até o apito final.