Futebol Internacional
None

AMISTOSO INTERNACIONAL

Sem dificuldades, Seleção da Espanha vence o Equador por 2 a 0 em Guayaquil

Negredo e Cazorla fizeram os gols da vitória da Fúria no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo. Atacante Christian Benítez, recentemente falecido, foi homenageado

postado em 14/08/2013 19:13 / atualizado em 14/08/2013 19:27

AFP PHOTO / RODRIGO BUENDIA

Em seu primeiro jogo depois de sucumbir diante do Brasil na final da Copa das Confederações, no último dia 30 de junho, a Espanha não encontrou maiores dificuldades contra o Equador, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, nesta quarta-feira. Atuando sem alguns de seus principais jogadores, a seleção europeia triunfou por 2 a 0, com gols do centroavante Negredo e do meio-campista Santi Cazorla.

A partida em território equatoriano teve homenagem ao ex-atacante Christian Benítez, que morreu no último dia 29 de julho ao sofrer parada cardíaca. O embate sofreu paralisação aos 11 minutos, fazendo alusão ao número que o atleta utilizava em sua camisa nas oportunidades em que defendeu a seleção sul-americana.

A Espanha volta a entrar em campo no próximo dia 6 de setembro, às 15h30 (de Brasília), quando mede forças com a Finlândia, no Estádio Olímpico de Helsinque, em partida válida pelas Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo de 2014. Atualmente, a seleção comandada por Vicente Del Bosque ocupa a primeira colocação na tabela de classificação do Grupo I, com 11 pontos, e estaria garantida na competição em território brasileiro.

No mesmo dia, o Equador enfrenta a Colômbia, em jogo sem local definido. O confronto é válido pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-americanas, onde o time comandado por Reinaldo Rueda ocupa a terceira posição, com 21 pontos, e também teria presença certa no Mundial de 2014.

O jogo

Equilibrado, o confronto foi disputado em bom ritmo durante a primeira etapa. Logo aos dois minutos, o meio-campista David Silva aproveitou sobra de bola na área e tocou no canto direito, mas acabou acertando a trave do goleiro Máximo Banguera. Aos 21 minutos, foi a vez de Andrés Iniesta finalizar na trave adversária.

Sem contar com Xavi, Piqué, Puyol, Pedro e Fábregas, os atuais campeões mundiais marcaram três minutos mais tarde. Após tabelar com David Silva, Cazorla arriscou chute da entrada da área e exigiu boa defesa de Banguera. A bola sobrou nos pés do próprio meio-campista, que cruzou para Negredo completar para o fundo das redes.

Embalado pela torcida local, o Equador mostrava criatividade no meio-campo e conseguia chegar ao sistema defensivo adversário. No entanto, a seleção da casa tinha dificuldade na hora da finalização, fracassando na tentativa de conquistar o empate. A melhor oportunidade foi com o volante Castillo, aos 46 minutos, mas Casillas evitou o gol com bela defesa.

Na etapa complementar, os anfitriões passaram perto de empatar aos 16 minutos. O Equador saiu em rápida jogada de contra-ataque e o volante Noboa cruzou para o meio-campista Valencia. O jogador do Emelec chegou bem para finalizar, mas acertou cabeceio na trave do goleiro espanhol.

No entanto, a investida ofensiva custou caro aos equatorianos. Um minuto mais tarde, o lateral direito Álvaro Arbeloa lançou o atacante Tello, que escorou de calcanhar para Cazorla. O meio-campista dominou de perna esquerda, invadiu a área e acertou o canto direito, dando números finais ao jogo.