Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Sem Robinho, Milan encara PSV por vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões

PSV e Milan disputam primeiro duelo da fase preliminar nesta terça, na Holanda

postado em 20/08/2013 10:55 / atualizado em 20/08/2013 12:19

AFP PHOTO/ANP/ MARCEL VAN HOORN

PSV e Milan já estão acostumados a se enfrentarem na Liga dos Campeões da Europa. Adversários nas semifinais da edição da temporada de 2004/2005, os dois times voltarão a se encontrar nesta terça-feira, às 15h45, em Eindhoven, na Holanda, pelos playoffs da competição continental.

Há oito anos, as duas equipes eram bem diferentes das de hoje – os holandeses ainda tinham Gomes no gol e Alex na defesa, e os italianos contavam com Dida, Cafu, Kaká e Serginho. Nas semis, placar agregado em 3 a 3, mas, pelo gol marcado fora de casa, o Milan se classificou.

Voltando ao presente, para o jogo no Philips Stadion, o técnico Phillip Cocu, ex-meia do Barcelona, terá alguns problemas. O atacante Zakaria Bakkali ainda se recupera de lesão na virilha e será poupado. Já o armador Park Ji-Sung, emprestado pelo QPR, sente dores musculares e não deverá começar jogando.

De acordo com os treinamentos desta semana – exceto o desta segunda, fechado à imprensa após os primeiros 15 minutos –, a escalação do PSV será: Zoet; Brenet, Bruma, Rekik e Willems; Wijnaldum, Schaars e Maher; Jozefzoon, Matavz e Depay.

O treinador dos Boerens (camponeses, do holandês) foi o escolhido para a coletiva de imprensa desta segunda. Na véspera da partida, ele revelou que está ansioso para ver como os seus comandados se sairão. “Somos um clube grande, como o Milan. Temos que confiar em nós mesmos”, receitou.

AFP PHOTO/ANP/ MARCEL VAN HOORN
E, de fato, Phillip Cocu está certo ao medir a grandeza do PSV, que já foi campeão europeu na época 1987-1988. O clube ainda tem no seu currículo 21 títulos do Campeonato Holandês, além de nove da Copa da Holanda e de outros nove na Supercopa da Holanda.

Do outro lado, a expectativa está depositada na história. Na Champions League de 1992-1993, o Milan não se intimidou com o sul holandês e venceu os locais por 2 a 1, pela fase de grupos. Rijkaard e Simeone marcaram os gols visitantes, e Romário descontou para os mandantes.

Em termos de escalação, o treinador Massimiliano Allegri também terá desfalques: na atividade desta segunda, no CT de Milanello, De Sciglio, Antonini e Robinho só ficaram na academia do clube italiano e foram confirmados como baixas para o duelo em Eindhoven.

Como esta será a estreia oficial rossonera na temporada europeia, Allegri ainda tem dúvidas na formação. No entanto, Balotelli, recuperado de lesão no joelho, está mais do que confirmado, devendo formar trio de ataque com Boateng e El Shaarawy. Emanuelson, que vem bem na pré-temporada, poderá ser surpresa.

PSV e Milan voltarão a medir forças no dia 28, mas no San Siro, em Milão (Itália). Os gols marcados fora de casa serão o primeiro critério de desempate. O vencedor dos dois duelos avançará para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, que terá início dia 17 de setembro.

Outros jogos dos playoffs desta terça-feira:

15h45 Lyon x Real Sociedad
15h45 Paços Ferreira x Zenit
15h45 Viktoria Plzen x Maribor
15h45 Shakhter Karagandy x Celtic