Futebol Internacional
None

FUTEBOL ESPANHOL

Éric Abidal anuncia aposentadoria para assumir cargo nas categorias de base do Barcelona

Defensor fez parte da equipe de Guardiola que encantou o mundo entre 2009 e 2012

postado em 19/12/2014 10:38

Gazeta Press

AFP PHOTO / ANGELOS TZORTZINIS

Um exemplo de superação deixa os gramados nesta sexta-feira. O francês Éric Abidal anuncia em entrevista coletiva realizada no estádio Giorgios Karaiskakis, do Olympiakos, que não defende mais a camisa do clube grego. Aos 35 anos, o jogador dá ponto final à carreira dentro de campo para assumir cargo diretivo nas categorias de base do Barcelona.

“Estou anunciando oficialmente minha decisão de retirar-me do futebol por razões pessoais”, afirma Abidal. “Ao longo de minha carreira provei que sei quando é a hora certa, como todos os jogadores de alto nível fazem. É o momento de avançar para um novo capítulo da minha vida.”

Revelado nas categorias de base do Monaco, em 2000, o defensor passou por Lille e Lyon antes de despertar o interesse do Barcelona. Unindo o período vivido entre a França e a Catalunha, Abidal venceu sete campeonatos nacionais seguidos. Ele viveu o auge ao conquistar duas Liga dos Campeões da Europa e levantar dois Mundial de Clubes pelo Barça, tendo ainda 67 aparições pela seleção francesa.

Mas a carreira foi marcada por um drama. Em março de 2011, ele foi diagnosticado com um tumor no fígado e precisou passar por cirurgia para livrar-se do câncer. Cinco meses depois voltou triunfalmente, sendo capitão do Barcelona na final da Champions League vencida sobre o Manchester United, da Inglaterra.


O tumor reapareceu no ano seguinte, obrigando uma recuperação mais demorada. Assim o francês atuou apenas quatro vezes em sua última temporada pelo clube catalão. Ele voltou ao Monaco no ano passado e foi novamente transferido ao Olympiakos no último mês de julho. Agora deve assumir um cargo nas categorias de base do Barcelona.

“Quero agradecer todos os técnicos que tive durante a carreira e todas as equipes médicas que cuidaram de mim desde a minha infância. Também sou grato aos clubes pelos quais joguei, porque vivi momentos inesquecíveis que guardarei para sempre”, emociona-se o atleta.

Tags: abidal espanholfut barça barcelona