Futebol Internacional
None

MUNDIAL DE CLUBES

Real Madrid impõe superioridade ante o San Lorenzo e conquista Mundial sem dificuldade

Argentinos não resistiram e viram Sérgio Ramos e Bale anotarem os gols

postado em 20/12/2014 19:24 / atualizado em 20/12/2014 19:33

Gazeta Press

AFP PHOTO / FADEL SENNA
 

O maior campeão europeu voltou a ser também o time mais vezes campeão do mundo. Desafiado pelo San Lorenzo, último vencedor da Copa Libertadores e adoração terrena do Papa Francisco, o poderoso Real Madrid se valeu de um cabeceio de Sergio Ramos – que havia dito jogar no "time de Deus" – e de uma falha bisonha do goleiro adversário para vencer por 2 a 0 a final e conquistar no Marrocos seu quarto título de melhor do mundo.

As três vitórias anteriores (1960, 1998 e 2002) não eram suficientes para colocá-lo no topo da lista desde 2003, quando o italiano Milan se isolou ao ganhar o tetracampeonato. Vice, o San Lorenzo aumenta para 12 anos o jejum do futebol argentino, campeão nove vezes na história - a última delas em 2003, com o Boca Juniors (detentor em três oportunidades do troféu, anteriormente classificado como intercontinental).

Para voltar a dominar o mundo ao lado do Milan, o time treinado por Carlo Ancelotti, além de ter derrotado o Atlético de Madrid na decisão da Champions League, já havia passado com facilidade pelo mexicano Cruz Azul (4 a 0), na semifinal do torneio em Marrocos. Representante da América do Sul, a equipe do técnico Edgardo Bauza, ao contrário, sofreu diante do semiprofissional Auckland, da Austrália, antes de tentar medir forças contra a formação de Cristiano Ronaldo e companhia.

Claramente sem a mesma força, a proposta argentina foi de se defender. Proposta que quase ficou comprometida ainda no primeiro minuto da final. Após saída errada de jogo, Kroos tomou bola para o Real Madrid na intermediária ofensiva e abriu para Cristiano Ronaldo, que invadia a área pelo lado esquerdo. O português bateu cruzado, sem a direção correta, e Benzema quase completou para a rede, mas não conseguiu o toque.

O primeiro arremate a gol não demorou muito mais tempo, porém. Aos quatro minutos, Cristiano Ronaldo arriscou cobrança rasteira de falta de muito longe, e Torrico teve a defesa facilitada por conta de desvio no meio da área. Dois minutos depois, o goleiro precisou se mexer novamente para sair nos pés de Benzema, quase na linha de fundo, e evitar que o atacante francês concluísse boa jogada iniciada em longo lançamento de Sergio Ramos.

Acuado, o San Lorenzo suportava a pressão com ajuda de algumas entradas mais fortes que irritavam os jogadores da equipe espanhola. O primeiro cartão amarelo, recebido por Ortigoza, saiu com 11 minutos. Cinco minutos depois, o árbitro não aceitou a reclamação acintosa de Barrientos e deu a segunda advertência para os argentinos. Sergio Ramos, inconformado com a catimba e a rispidez adversária, não deixou por menos, cometendo falta com violência e igualmente levando cartão. Logo em seguida, já pendurado, ele se conteve ao levar um tranco.

Com dificuldade para vazar essa marcação à frente da área, o Real Madrid tentou variações. Uma delas foi finalizar de longa distância, com Benzema. Torrico não segurou o forte chute, porém completou a defesa em dois tempos. Pouco depois, cara a cara com Bale, em um raro contragolpe bem encaixado pelo time espanhol, o goleiro espalmou arremate pela linha de fundo. Mas, na cobrança de escanteio, Sergio Ramos saltou e cabeceou no canto esquerdo baixo para abrir o placar aos 35 minutos. Lance parecido com a da decisão da Champions League, quando assegurou prorrogação contra o Atlético Madrid com gol no fim do tempo regulamentar.

O campeão europeu continuou em cima, em busca de vantagem ainda maior. Antes do intervalo, entretanto, em vez de comemorar mais uma vez, o técnico Carlo Ancelotti lamentou lesão muscular do brasileiro Marcelo, que se machucou sozinho e precisou dar lugar a Fábio Coentrão. Sem novas mudanças, o Real Madrid voltou ao segundo tempo com o mesmo ímpeto da etapa inicial e, logo aos cinco minutos, ampliou: Bale recebeu passe completamente livre dentro da área, finalizou fraco e viu Torrico permitir o segundo gol, mesmo soberano no lance.

Daí em diante, o dono da Europa administrou o placar sem muito esforço. O único pecado do “time de Deus”, como Sergio Ramos havia classificado o Real Madrid ao ser questionado se temia o “time do papa”, foi ceder à pressão nos minutos finais. Só que Iker Casillas fez duas ótimas defesas, livrou a equipe espanhola de um sufoco infernal e pôs fim à crença argentina.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2014/12/20/6315/20141220185523699078e.jpg', 'id_content': 3013852L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/futebol-internacional/2014/12/20/galeria_futebol_internacional,6315/fotos-da-decisao-do-mundial-2014.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos da decis\xe3o do Mundial 2014', 'id_pk': 6315L, 'id_conteudo': 3013852L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos da decis\xe3o do Mundial 2014', 'id_treeapp': 154, 'descricao_destaque': 'Real Madrid e San Lorenzo disputaram o t\xedtulo no Marrocos', 'schema': 'foto_126510467054'}

FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 2 X 0 SAN LORENZO

Local: Le Grand Stade de Marrakech, em Marrakech (Marrocos)
Data: 20 de dezembro de 2014, sábado
Horário: 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Walter Lopez (Guatemala)
Assistentes: Leonel Leal (Costa Rica) e Gerson Lopez (Guatemala)
Cartões amarelos: Sergio Ramos e Carvajal (Real Madrid); Ortigoza, Barrientos, Buffarini e Kannemann (San Lorenzo)

Gols:
REAL MADRID: Sergio Ramos, aos 35 minutos do primeiro tempo; Bale, aos cinco minutos do segundo tempo

REAL MADRID: Casillas; Carvajal (Arbeloa), Sergio Ramos (Varane), Pepe e Marcelo (Fábio Coentrão); Kross, Isco e James Rodríguez; Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema
Técnico: Carlo Ancelotti

SAN LORENZO: Torrico; Buffarini, Kannemann, Yepes (Cetto) e Más; Mercier, Gonzalo Verón, Néstor Ortigoza e Kalinski (Romagnoli); Cauteruccio (Manuel Matos) e Barrientos
Técnico: Edgardo Bauza

Tags: final real madrid san lorenzo marrocos mc2014