Futebol Internacional
None

FIFA

Autoridades explicam corrupção na Fifa, suborno na Copa da África do Sul e extradição de presos

Sete dirigentes da Fifa foram presos nesta quarta-feira na Suíça

postado em 27/05/2015 16:27 / atualizado em 27/05/2015 17:03

AFP PHOTO/DON EMMERT
Representantes do governo dos Estados Unidos concederam longas entrevistas coletivas para explicar a investigação que apura corrupção no futebol. Nesta quarta-feira, a polícia suíça prendeu, a pedido das autoridades norte-americanas, o ex-presidente da CBF Marin e outros seis dirigentes (Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel).

A Procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch, e Richard Weber, representante da Receita Federal dos Estados Unidos, indicam problemas na eleição da África do Sul para a sede da Copa de 2010, na eleição presidencial da Fifa e na venda de direitos da Copa América. O esquema de corrupção envolveu dirigentes da Fifa, Conmebol, Concacaf e empresas de marketing esportivo.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/05/27/6897/20150527125213316559u.jpg', 'id_content': 3111221L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/futebol-internacional/2015/05/27/galeria_futebol_internacional,6897/o-escandalo-de-corrupcao-na-fifa-em-manchetes-de-todo-mundo.shtml', 'titulo_destaque': 'O esc\xe2ndalo de corrup\xe7\xe3o na Fifa em manchetes de todo mundo', 'samesite': True, 'id_pk': 6897L, 'id_conteudo': 3111221L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'O esc\xe2ndalo de corrup\xe7\xe3o na Fifa em manchetes de todo mundo', 'id_treeapp': 154, 'descricao_destaque': 'Ex-presidente da CBF, Jos\xe9 Maria Mar\xedn, aparece na capa de diversos portais', 'schema': 'foto_126510467054'}

Confira o que os representantes do governo disseram:

Procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch

Investigação
“As autoridades suíças detiveram, a pedido do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, sete dos 14 acusados de participar de uma rede de corrupção que existe há pelo menos 24 anos, usando de suas posições privilegiadas no futebol mundial para enriquecer pessoalmente, por meio de subornos e atividades ilegais, com milhões de dólares”

Corrupção na eleição da África do Sul para sediar a Copa
"A Copa do Mundo de 2010 foi a primeira realizada no continente africano, mas, mesmo para este evento histórico, dirigentes da Fifa e outros corromperam o processo por meio de propinas para influenciar a decisão da atribuição da sede da competição".

Subornos para a Copa América Centenário, nos EUA
"As investigações revelaram que aquilo que deveria ser uma manifestação esportiva foi usado como um veículo para uma rede maior para encher os bolsos de executivos, com subornos que somam 110 milhões de dólares. O esquema envolve altos executivos e outra agências, e milhões de dólares no que diz respeito a pagamento de propinas".

Corrupção desde a década 1990
"Desde 1991, duas gerações de dirigentes de futebol usaram seus cargos de confiança em suas organizações respectivas para pedir propinas de empresas de marketing esportivo em troca dos direitos comerciais dos torneios. Um esquema de corrupção que parece se estender ao longo de décadas, ano após ano, campeonato após campeonato”.

Direitos de transmissão
"Estes indivíduos e organizações participaram de subornos para decidir a quem seriam atribuídos os direitos de transmissão e quem dirigiria as organizações que regem o futebol a nível mundial"

Extradição dos presos
“O próximo passo é que esses réus venham aos EUA para responder ao processo. Pedimos às autoridades suíças o processo de extradição. Ainda queremos prender os acusados que faltam”

Richard Weber, representante da Receita Federal dos Estados Unidos

Copa da fraude
"Este (esquema) é a Copa do Mundo da fraude"

Fifa
"Estamos dando hoje um cartão vermelho para a Fifa"

Bancos envolvidos
“Quero ser bem claro. Este é o começo, não o final das investigações. Nosso objetivo é livrar o futebol internacional desse tipo de corrupção."

Tags: escandalo corrupção fifa