Futebol Internacional
None

COPA DA ALEMANHA

Wolfsburg atropela Borussia Dortmund e conquista título inédito da Copa da Alemanha

Equipe de Klopp saiu na frente, mas sofreu a virada e perdeu por 3 a 1

postado em 30/05/2015 17:04

AFP PHOTO / ODD ANDERSEN

O Wolfsburg conquistou o título da Copa da Alemanha pela primeira vez na história. Vice-campeão alemão, derrotou o Borussia Dortmund por 3 a 1 neste sábado, fechando a temporada com ótimo aproveitamento. O Dortmund, por sua vez, perdeu a oportunidade de ser tetracampeão no jogo que pode marcar a despedida do técnico Jurgen Klopp do clube.

Na partida, o Borussia saiu na frente, com gol de Aubameyang logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Mas o brasileiro Luiz Gustavo conseguiu igualar os marcadores com 22 minutos de jogo. Aos 33, coube a De Bruyne virar o placar para o Wolfsburg, enquanto Bas Dost ficou encarregado de ampliar a vantagem já aos 38, decretando a vitória para o Wolfburg. O resultado confirmou a ótima temporada do time campeão, que também teve um bom desempenho no Campeonato Alemão, no qual terminou em segundo lugar.

O Borussia, por outro lado, perdeu a oportunidade de compensar a torcida pela atuação abaixo do esperado no Alemão. Depois de figurar na zona de rebaixamento por várias rodadas, o clube ainda tentou se reerguer, mas sequer conseguiu uma vaga para disputar as ligas europeias na próxima temporada. A Copa da Alemanha seria a chance de se redimir, principalmente pela atuação ‘heróica’ diante do Bayern de Munique, que rendeu ao time a classificação para a final do torneio nos pênaltis.

Wolfsburg vira o jogo e se garante ainda no primeiro tempo

O Dortmund abriu o placar logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Aubameyang, de dentro da área, arriscou um chute de primeira e mandou a bola no canto esquerdo do gol. O time continuou pressionando o rival e manteve maior posse de bola. Kagawa, aos 18, deu um bom passe para Marco Reus próximo da meta, mas o chute do atacante passou próximo do travessão, desperdiçando a chance de marcar o segundo gol.

Com 22 minutos, o cenário do jogo mudaria. Naldo tentou fazer um cruzamento na área, mas a zaga do Borussia tirou. No rebote, Luiz Gustavo aproveitou a sobra e, de rasteira, empatou o placar para o Wolfsburg. A partir deste momento, o jogo ficou mais equilibrado entre as equipes, até o Borussia começar a ficar em desvantagem. Os comandados de Jurgen Klopp apresentaram dificuldades de finalização em lances seguidos e apresentaram um comportamento mais ansioso em campo. O Wolfsburg, por sua vez, aproveitou o desespero rival para virar o resultado a seu favor. Aos 33, De Bruyne fez um belo gol ao disparar um chute de primeira pouco à frente do meio-campo.

O placar de 2 a 1 pareceu assustar o Dortmund, que reagiu em campo mostrando bom entrosamento entre os atletas. O toque de bola rápido entre os jogadores fez o time percorrer o campo algumas vezes, sinalizando um ataque bem montado. Mas Ivan Perisic, aos 38, conseguiu cruzar a bola para dentro da área. Bas Dost, bem posicionado, subiu e cabeceou para dentro do gol, mudando os marcadores para 3 a 1. No minuto final, Aubameyang ainda arriscou próximo da área, buscando diminuir a diferença, mas mandou a bola por cima do travessão.

Dortmund pressiona, mas não consegue reverter placar

Com a equipe disposta a reverter o placar, o Borussia entrou mais ofensivo em campo na segunda etapa. Com três minutos, Langerak realizou uma grande defesa no chão, de joelhos, ao bloquear um chute rasteiro de Caligiuri. Dois minutos depois, Kagawa desperdiçou a oportunidade de marcar, ao mandar a bola para fora depois de receber um cruzamento na cara do gol.

No entanto, aos 20 minutos, a defesa do Borussia salvou o time de levar mais um gol. Caligiuri chegou com perigo na área adversária e Langerak saiu para tentar bloquear o lance. A bola passou pelo goleiro, mas acabou desviada por um zagueiro que se colocou entre o arqueiro e o gol.

A dez minutos do fim da partida, o time do Dortmund aumentou a pressão. Vários jogadores foram deslocados de suas posições e alçados na área adversária, mantendo o ataque mais eficiente. Ainda assim, prevaleceu nos atletas a dificuldade de finalizar. As jogadas e reposições por parte da equipe de Klopp se tornaram mais rápidas, enquanto o Wolfsburg se preocupou mais em fechar o setor defensivo e priorizar o toque de bola.

Com 42 minutos, o árbitro observou a mão de Guilavogui na bola, dando a cobrança de falta para o Borussia. Aubameyang arriscou no centro da meta, por cima da barreira, mas bola foi parada pelo goleiro.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/05/30/6925/20150530165547855993e.jpg', 'id_content': 3113656L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/futebol-internacional/2015/05/30/galeria_futebol_internacional,6925/fotos-da-final-da-copa-da-alemanha.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos da final da Copa da Alemanha', 'samesite': True, 'id_pk': 6925L, 'id_conteudo': 3113656L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos da final da Copa da Alemanha', 'id_treeapp': 154, 'descricao_destaque': 'Confira as fotos da decis\xe3o entre Borussia Dortmund e Wolfsburg', 'schema': 'foto_126510467054'}

Tags: wolfsburg borussia alemão alemanha copa da alemanha