Futebol Internacional
None

CONMEBOL

Árbitros da Conmebol assinam apoio a Amarilla

No texto, os árbitros garantem que os colegas são 'pessoas dignas e íntegras'

postado em 29/06/2015 18:24

AFP PHOTO
Apesar dos fortes indícios de manipulação do resultado da partida entre Corinthians e Boca Juniors, na Copa Libertadores de 2013, alguns árbitros decidiram apoiar o paraguaio Carlos Amarilla e os assistentes Carlos Cáceres e Rodney Aquino. Um grupo de 30 juízes da Conmebol assinou uma nota de respaldo ao trio.

No texto, os árbitros garantem que os colegas são “pessoas dignas e íntegras”. Eles também defendem que uma investigação seja feita para que o caso seja esclarecido.

Árbitros de destaque assinaram a nota. São os casos do chileno Enrique Osses, o argentino Néstor Pitana, o equatoriano Carlos Vera, o colombiano Wilmar Roldán, o mexicano Roberto García e o paraguaio Enrique Cáceres.

Entenda o caso

Na edição de 2013 da Copa Libertadores, Boca Juniors e Corinthians se enfrentaram nas oitavas de final. Na partida de ida, realizada na Bombonera, os argentinos venceram por 1 a 0. Já o jogo de volta, no Pacaembu, terminou em 1 a 1, combinação de resultados que eliminou o Timão. Porém, a atuação da arbitragem foi muito contestada, já que dois pênaltis a favor dos brasileiros não foram marcados e um gol foi mal anulado.

A polêmica voltou à tona na última segunda-feira, quando áudios de conversa do então presidente da Associação Argentina de Futebol (AFA), Julio Grondona, foram divulgados. “Deu tudo certo, afinal. O maior reforço do Boca Juniors no último ano foi Amarilla”, afirmou o mandatário dois dias depois do duelo.

O presidente da Comissão de Árbitros da AFA, Abnel Gnecco, também esteve envolvido na conversa, esclarecendo que teria pedido ao presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol para escalar Amarilla. Com isso, a Associação Paraguaia de Futebol (APF) decidiu afastar, por tempo indeterminado, o trio de arbitragem.

Tags: árbitro juiz conmebol amarilla