Futebol Internacional
None

MERCADO

Barcelona anuncia acerto com Arda Turan

Negócio com ex-meia do Atlético Madrid foi concretizado por 34 milhões de euros

postado em 06/07/2015 16:48

Reprodução
Depois de muita especulação, o futuro de Arda Turan ficou muito próximo de ser definido nesta segunda-feira. E, como já era esperado, está ligado ao Barcelona. O clube catalão confirmou nesta tarde que chegou a um acerto para a contratação do jogador, um dos principais destaques do rival Atlético de Madrid nas últimas temporadas.

A transferência, no entanto, não acontecerá imediatamente. Isso porque no próximo dia 18 de julho o Barcelona promoverá a eleição para definir seu novo presidente. Para respeitar a decisão da nova junta diretiva que assumirá o clube neste dia, a contratação só poderá ser realizada de fato no dia 20, após os novos dirigentes decidirem se aprovam ou não a transação.

Inicialmente, tudo está acertado. A atual junta diretiva chegou a um acordo com o Atlético de Madrid. Nele, está previsto o pagamento de 34 milhões de euros (R$ 118,3 milhões) exatamente no dia 20. O Barcelona ainda pode pagar mais sete milhões de euros (R$ 24,3 milhões) em bônus ao time madrilenho.

Caso o negócio seja mesmo fechado, Turan só poderá atuar pelo Barcelona a partir de janeiro, uma vez que o clube segue sob punição da Fifa por ilegalidades em contratos com jogadores menores de 16 anos. Até por isso, a transação com o Atlético precisou ser votada. E para evitar qualquer novo problema, o clube explicou que "o acordo foi aprovado pela comissão gestora por unanimidade".

"A comissão gestora entende que com a estrutura desta operação consegue proteger os interesses do Barcelona e respeitar a decisão do presidente que será eleito por todos os sócios no próximo dia 18 de julho", explicou o clube em nota.

Formado no Galatasaray, Turan chegou ao Atlético em 2011 e se tornou um dos maiores destaques da geração vencedora comandada por Diego Simeone nos últimos anos. O sucesso em Madri, no entanto, não era o suficiente para o meia, que já havia admitido o desejo de se transferir ao fim da última temporada. No Barcelona, ele chega como um possível substituto para Xavi, como definiu Luis Enrique, que foi quem pediu sua contratação.

Tags: barcelona mercado