Futebol Internacional
None

ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO

Seleções em campo. Estrelas diante da TV

Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo começam na quinta-feira, com os principais times desfalcados de seus craques por causa de suspensão ou contusão

postado em 06/10/2015 10:00 / atualizado em 06/10/2015 10:07

AFP
A Copa do Mundo da Rússia'2018 começa nesta semana para os países sul-americanos. A primeira rodada das Eliminatórias, que promete ser bastante equilibrada, será disputada na quinta-feira e a segunda, na terça, dia 13. Mas nenhuma delas terá cinco dos principais craques do continente: o brasileiro Neymar, o argentino Messi, os uruguaios Luis Suárez e Cavani e o colombiano James Rodríguez. A lista de baixas pode “ganhar os reforços” dos chilenos Alexis Sánchez e Arturo Vidal.

Neymar cumprirá os dois últimos jogos de suspensão pela expulsão diante da Colômbia na primeira fase da Copa América e não enfrentará o Chile, quinta-feira, em Santiago, e a Venezuela, terça, em Fortaleza. A CBF até recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça, para que a punição valesse apenas pelo torneio continental, mas não teve sucesso.

Messi desfalca a Argentina por causa de contusão. Na partida do Barcelona contra o Las Palmas, pelo Campeonato Espanhol, dia 26 de setembro, ele sofreu lesão no ligamento colateral do joelho esquerdo. A previsão é de que fique parado por aproximadamente dois meses. Assim, além dos dois jogos iniciais, contra Equador e Paraguai, o camisa 10 dificilmente enfrentará o Brasil, pela terceira rodada, em Buenos Aires, em meados de novembro.

Destaque de seu país, Luis Suárez, também do Barcelona, ainda cumpre a suspensão de nove jogos pela Seleção Uruguaia, por causa da mordida no zagueiro italiano Chiellini, na primeira fase da Copa do Mundo do Brasil'2014. A Celeste não contará igualmente com o atacante Cavani, do Paris Saint-Germain, suspenso pela expulsão na Copa América diante do Chile, ao reagir a uma dedada do zagueiro Jara. Ele foi suspenso por dois jogos.

Outro desfalque nestas rodadas iniciais, James Rodríguez, artilheiro da Copa do Mundo, foi cortado da Seleção da Colômbia, que enfrentará Peru e Uruguai, depois de sofrer ruptura muscular na coxa esquerda, no início de setembro. O armador chegou a voltar aos treinos no Real Madrid, mas sofreu nova contusão.

Autor de dois gols nos 3 a 0 do Arsenal sobre o Manchester United e de seis nas últimas três partidas do Campeonato Inglês, Alexis Sánchez saiu a 10 minutos do fim do jogo, com problema na virilha direita. Ele tenta se recuperar a tempo de defender o Chile, campeão sul-americano, diante do Brasil. O também chileno Arturo Vidal, volante do Bayern, ainda se recupera de contusão no joelho e entrou apenas nos minutos finais da goleada por 5 a 1 sobre o Borussia Dortmund, domingo, pelo Campeonato Alemão.

BRASIL HOJE COM O GRUPO COMPLETO

Debaixo de frio e neblina, a Seleção Brasileira fez ontem à tarde sua primeira atividade antes da estreia nas Eliminatórias, quinta-feira, às 20h30, contra o Chile. No Estádio San Carlos de Apoquindo, da Universidad Católica, Dunga dividiu os jogadores em dois grupos: os que atuaram no domingo fizeram apenas corrida ao redor do campo, enquanto os outros, mais descansados, exercitaram finalizações.

A equipe volta a treinar hoje à tarde, no mesmo local, já com os cinco atletas que não chegaram ontem: os zagueiros Marquinhos e David Luiz, o armador Lucas, o atacante Douglas Costa, que perdeu o voo na Alemanha, e o armador Kaká, convocado no domingo à noite para o lugar de Philippe Coutinho, cortado por causa de contusão – o outro jogador do clube inglês chamado, o atacante Roberto Firmino, ficou de fora pelo mesmo motivo.

O armador Oscar comemorou o retorno à Seleção, depois de dois cortes consecutivos. “Senti falta de ajudar os companheiros, principalmente na Copa América, que valia título. Queria jogar o meu melhor futebol. Esperamos mostrar uma equipe compacta, competitiva, que possa vencer dentro e fora de casa.” O lateral Daniel Alves foi mais uma vez chamado por causa de corte – Rafinha, do Bayern, pediu dispensa. “São situações em que cada um tem de saber da sua vida. Se a decisão dele foi essa, temos de respeitar. Assim como temos de respeitar quando não somos convocados”, afirmou, brincando com o fato de mais uma vez chegar em cima da hora: “Não quero me acostumar a isso não, mas venho com a mesma vontade, disposição de fazer o melhor”.

Tags: futnacional selefut