Futebol Internacional
None

PUNIÇÃO

Campeões asiáticos são punidos e banidos de competição por arranjo de resultados

A equipe teria burlado o regulamento da entidade e acabou eliminada

postado em 18/01/2017 11:51 / atualizado em 18/01/2017 11:55

AFP
O Jeonbuk, da Coreia do Sul, viveu bom momento em 2016, sendo campeão asiático e, assim, conquistando vaga no Mundial de Clubes. Porém, o novo ano não começou bem para a equipe. A Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) anunciou que o time está banido da Liga dos Campeões do continente em 2017.

O motivo da punição é o fato de o clube, indiretamente, ter participado de sistemas de arranjo de resultados no Campeonato Sul-Coreano, entre 2013 e 2014. Assim, a equipe burlou o regulamento da entidade e acabou eliminada da competição continental.

Com a situação, o Ulsan Hyundai herdou a vaga no torneio, enquanto o Jeju United, que entraria em uma fase preliminar, garantiu lugar direto na fase de grupos. Vale lembrar que o Jeonbuk ainda pode recorrer da decisão.

Em 2016, os sul-coreanos bateram o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, para conquistar o continente pela segunda vez. A primeira havia sido em 2006. O título garantiu o lugar da equipe no Mundial de Clubes, disputado em dezembro.

No Japão, a equipe perdeu logo na estreia, por 2 a 1, para o América-MEX. Na disputa do quinto lugar, se recuperou, goleando o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, por 4 a 1.

Tags: punição selefut Coreia do Sul