Futebol Internacional
None

COPA DO REI

Neymar marca, Barça encerra tabu no Anoeta e abre vantagem nas quartas da Copa do Rei

Brasileiro decretou a vitória, por 1 a 0, em cobrança de pênalti

postado em 19/01/2017 20:24 / atualizado em 19/01/2017 20:29

AFP / ANDER GILLENEA
O Barcelona, enfim, se livrou da assombração na casa da Real Sociedad. Amargando um tabu de quase dez anos, o time catalão voltou a vencer no estádio de Anoeta, o que não acontecia desde o dia 5 de maio de 2007, ocasião em que Inesta e Eto'o marcaram os gols. Desta vez, foi Neymar quem decretou a vitória do Barça, por 1 a 0, convertendo pênalti sofrido por ele mesmo.

O duelo foi válido pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Rei. Atual campeã do torneio, a equipe catalã não saía vitoriosa do Anoeta há quase uma década. Desta então, havia acumulado cinco derrotas e três empates no campo localizado na cidade de San Sebastián, no País Basco.

Com a vantagem construída em território hostil, o Barcelona buscará confirmar a classificação em seu lar, o estádio Camp Nou, na próxima quinta-feira, às 18h15 (de Brasília). O adversário das semifinais, contudo, será conhecido apenas após sorteio da organização do torneio.

O jogo

Na tentativa de não deixar o Barcelona dominar o jogo desde o início, a Real Sociedad insinuou uma pressão nos primeiros minutos. Aos nove, o atacante Oyarzabal aproveitou saída errada da defesa catalã e arriscou de fora da área, mandando por cima do gol de Cillessen.

Aos poucos, porém, o Barça foi impondo seu ritmo de jogo, com troca de passes rápidos e velocidade nos contra-ataques. Em um deles, Neymar avançou pela esquerda, invadiu a área e cortou o lateral Elustondo, que derrubou o atacante. Na cobrança do pênalti, o próprio brasileiro deslocou o goleiro Rulli para abrir o placar.

A partir de então, os jogadores do time do País Basco passaram a apelar para a violência. E Messi foi a primeira vítima. Após sofrer falta do volante Illarramendi, o argentino levou uma bolada do lateral Berchiche. Irritado, o camisa 10 levantou e deu uma peitada no adversário. O árbitro entendeu que não houve necessidade de advertir os jogadores com cartão.

Com a partida mais nervosa, a Real Sociedad cresceu em campo e quase chegou ao empate antes do intervalo. Aos 36 minutos, quando Xabi Prieto escorou de cabeça para o brasileiro Willian José, que rolou para Illarramendi chutar. A bola desviou na defesa e assustou o goleiro Cillessen.

Autor do único gol do jogo até então, Neymar teve outras duas boas chances no início do segundo tempo. Aos quatro minutos, o atacante invadiu a área, mas perdeu o controle da bola e desperdiçou a oportunidade. Aos 11, recebeu passe de calcanhar de Messi, porém finalizou para fora.

Buscando o empate, o time da casa respondeu seis minutos depois, quando Berchiche recebeu no lado esquerdo da área e bateu cruzado, assustando o goleiro do Barça. No lance seguinte, polêmica: após desarme do goleiro Rulli sobre Suárez, a bola sobrou para Neymar, que chegou dividindo com o rival e caiu na área. O juiz entendeu que o brasileiro simulou o pênalti e o advertiu com cartão amarelo.

Sem lances de grande criatividade, a partida continuou violenta e faltosa. Só aos 40 minutos o Barcelona chegou com perigo em boa jogada de Messi e Neymar, que encontrou Piqué livre. O zagueiro finalizou no braço de Raúl Navas, mas novamente o árbitro não apontou a marca da cal.

Melhor para o time catalão, que segurou o resultado e saiu do hostil Anoeta com uma vitória depois de quase 10 anos de tabu.

Tags: Real Sociedad Copa do Rei neymar barcelona