Futebol Internacional
None

ELIMINATÓRIAS

Seleção Argentina volta a viajar com empresa que terceirizou voos para LaMia, em 2016

Empresa que contratou LaMia, do trágico acidente com a Chapecoense, volta a prestar serviço para a AFA em voo da Argentina nas Eliminatórias da Copa

postado em 27/03/2017 18:02 / atualizado em 27/03/2017 18:41

Reprodução

A Seleção Argentina voltou a trabalhar com a empresa Stairways SRL, responsável pela contratação, no ano passado, da boliviana LaMia, que levou a delegação argentina de Belo Horizonte para Buenos Aires em 11 de novembro, 18 dias antes do acidente com o voo da Chapecoense, que vitimou 71 pessoas, entre elas 19 jogadores, próximo a Medellín (Colômbia). A informação é do jornal argentino La Nación.

A delegação argentina embarcou na tarde desta segunda-feira do aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, rumo a Santa Cruz de la Sierra e, de lá, vai para La Paz, onde enfrenta a Bolívia, nesta terça-feira, às 17h, pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Depois da tragédia com a Chapecoense, jogadores e comissão técnica da albiceleste exigiram medidas de segurança e a equipe voará em um Boeing 737 700. Desta forma, ficou acertado que a delegação voltará à capital argentina em voo direto. As viagens serão operadas pela BoA (Boliviana de Aviación), que disponibiliza o Boeing em sua frota.

A escolha da empresa, segundo o periódico, foi por licitação. A AFA recebeu oito propostas, cinco foram descartadas e, das três últimas, a proposta escolhida foi da Starairways SRL, a mesma que contratou a LaMia, no ano passado. Fontes da AFA contaram ao La Nación que a operação custou aproximadamente US$ 110 mil (R$ 343 mil).

A LaMaia atendeu a Seleção Argentina depois da derrota para o Brasil, em 11 de novembro, no Mineirão. A aeronave viajou de Santa Cruz para Buenos Aires, em 5 de novembro, e, no dia seguinte, partiu para a capital mineira com parte da comissão técnica e alguns atletas. O voo durou 3h29. Depois da partida do Mineirão, ele deixou Confins às 3h56 e chegou ao aeroporto de Ezeiza às 7h – totalizando 4h04 de percurso. A autonomia de voo da aeronave – um Avro RJ-85 – era de 4h30. Viajar com pouco combustível e no limite culminaram no acidente que levava a delegação catarinense para a final da Copa Sul-Americana, contra o Nacional de Medellín.

Depois do triunfo sobre o Chile por 1 a 0, na última rodada, a Argentina subiu para a terceira colocação ads Eliminatórias, com 22 pontos. A Bolívia está na vice-lanterna, com sete.

Tags: la paz buenos aires Stairways SRL bh voo chapeco chape argentina selefut eliminatorias lamia