Futebol Internacional
None

COPA LIBERTADORES

Mudanças levantam suspeita sobre influência do River na Conmebol após casos de doping

Entidade ampliou número de substituições de jogadores e prazo para novas inscrições na Libertadores pouco depois de escândalo no clube argentino

postado em 28/06/2017 15:16 / atualizado em 28/06/2017 15:25

EITAN ABRAMOVICH
Num intervalo de apenas uma semana, muita coisa mudou no regulamento da Copa Libertadores. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ampliou de três para seis o número máximo de substituições na lista de inscritos pelos clubes que disputarão as oitavas de final do torneio. Além disso, o prazo para as alterações foi estendido em mais de um mês. As medidas da entidade favoreceram diversos participantes que ainda trabalham na montagem de elenco, como o próprio Atlético. No entanto, também abriram um debate sobre uma possível influência do River Plate na entidade.

Explica-se: no dia 21 de junho, o zagueiro Lucas Martínez foi pego no exame antidoping por uso de substâncias diuréticas que mascaram o OXA B12, um relaxante muscular proibido. Ao defensor, juntaram-se outros dois jogadores do River: o meia Mayada e atacante Sebastián Driussi, um dos destaques do Campeonato Argentino. Na imprensa local, fala-se que a lista pode aumentar.

No dia seguinte ao das revelações de doping, a Conmebol anunciou a primeira mudança no regulamento da Libertadores: os clubes poderão substituir seis jogadores na lista de inscritos para as oitavas de final e não apenas três, como previsto anteriormente. A medida, em tese, favorece o River Plate, que teria mais liberdade para alterações se o número de casos realmente aumentar.

Menos de uma semana se passou, e a entidade máxima do futebol sul-americano divulgou mais uma mudança. Em 27 de junho, a Conmebol anunciou que o prazo para as substituições se estenderia por quase um mês. Antes, o regulamento previa que os clubes deveriam formalizar a nova lista de inscritos até 48 horas antes do jogo de ida das oitavas, que ocorrerão entre 4 e 6 de julho. A nova medida, que também vale para a Copa Sul-Americana, determina que as alterações poderão ser feitas até 48 horas antes da partida de volta (entre 8 e 10 de agosto).

Diferentes clubes - inclusive os brasileiros - poderão tirar proveito das alterações. O Roger Machado, por exemplo, teria de escolher no máximo três entre os reforços recentes do Atlético (os meias Marlone e Valdívia, o volante/zagueiro Roger Bernardo, o lateral-direito Alex Silva e o zagueiro Matheus Mancini). Próximo de acerto com o clube mineiro, Gustavo Blanco seria mais um concorrente. Com as mudanças, a tarefa do treinador é facilitada.

No Palmeiras, a situação é parecida. Em busca de um atacante, o clube teria apenas mais seis dias para negociar com Diego Souza, o alvo preferido de Cuca para a função. Como o prazo também foi estendido, a diretoria ganha “fôlego” nas tratativas.

Apesar de muitos clubes serem beneficiados, as mudanças causaram estranhamento entre jornalistas e torcedores. A relação entre os presidentes do River (Rodolfo D'Onofrio) e da Conmebol (Alejandro Dominguez) é próxima.

Dominguez, inclusive, acompanhou diretamente do Monumental de Nuñez a partida entre o clube argentino e o Independiente Medellín, da Colômbia, pela fase de grupos da Libertadores. Os dois foram fotografados em clima amistoso durante o jogo que marcou a comemoração do 116º aniversário do River, em 25 de maio. Na ocasião, dois presidentes trocaram presentes.

Apesar das cobranças por parte da imprensa argentina e mesmo brasileira, a Conmebol não se pronunciou sobre as desconfianças. A diretoria do River Plate repete com frequência que houve “contaminação em alguns dos produtos usados como suplementação". Para se defender, a diretoria enviou amostras ao Departamento de Toxicologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires.

Martínez e Mayada estão suspensos preventivamente e não jogam até uma definição em relação aos exames. O jovem atacante Sebastián Driussi, de apenas 21 anos, é outro desfalque: já se apresentou ao Zenit, da Rússia. Para suprir as perdas, o clube vai em busca de reforços. Na Argentina, os nomes da vez são Lux, Maidana, Ponzio, Pinola, Alario e Scocco. O meio-campista Enzo Pérez deve mesmo deixar o Valencia, da Espanha, para defender o clube do coração.

Tags: gremiors botafogorj santossp atleticopr palmeirassp libertadores2017 galo interiormg atleticomg