Futebol Nacional
None

"Desfigurado", Cruzeiro perde para o Figueirense em Ipatinga: 4 a 2

Revés diante de catarinenses deixa time celeste longe da zona da Libertadores

postado em 31/08/2011 22:26 / atualizado em 02/09/2011 09:02

Pedro Vilela/Esp. EM/D. A Press


Com oito desfalques, o Cruzeiro não conseguiu superar o desentrosamento e foi derrotado pelo Figueirense por 4 a 2, na noite desta quarta-feira, em Ipatinga.

O revés brecou a reação que a equipe ensaiava no Brasileirão, com vitórias sobre Ceará e Atlético. A derrota diante do time catarinense deixou o Cruzeiro com os mesmos 27 pontos. A equipe celeste acabou ultrapassada pelo Figueirense, que chegou a 29 pontos.

No próximo domingo, o time comandado por Joel Santana irá ao Pacaembu para enfrentar o Palmeiras, que foi derrotado pelo Botafogo nesta rodada. Já o Figueirense encara o São Paulo, em Florianópolis, no sábado.

Nesta quarta-feira, o time catarinense aproveitou a série de desfalques do Cruzeiro. Eram três ausências por suspensão: Fábio, Naldo e Montillo. E outras cinco por contusão: Vítor, Diego Renan, Gilberto, Wellington Paulista e Ortigoza.

Assim, Joel Santana recorreu aos jovens revelados pelo próprio Cruzeiro e também a estreantes. Gil Bahia ocupou a lateral direita e Sebá foi escalado no ataque. O zagueiro Cribari, contratado junto ao Napoli, atuou pela primeira vez com a camisa celeste e, na etapa final, o atacante Bobô saiu do banco para fazer a estreia pelo time celeste.

Visitantes saem em vantagem

Apesar dos desfalques, logo no princípio de jogo, o Cruzeiro levou perigo ao gol adversário com uma bola na trave. Roger cobrou falta para a área, o goleiro Wilson rebateu e Leo, sentado no gramado, tentou empurrar, acertando o poste.

Na sequência, chutes perigosos de ambos os lados deixaram as equipes próximas de abrir o placar. Aos 5 minutos, Fabrício recebeu do lado esquerdo da área e finalizou por cima. Um minuto depois, Elias arriscou de longe, mas o arremate saiu muito perto da trave direita de Rafael.

O início cruzeirense com força ofensiva não permaneceu. Com finalizações esporádicas e sem perigo, o ataque celeste ainda tentou lances de efeito. Aos 17 minutos, Anselmo Ramon arriscou uma bicicleta, mas a bola saiu à esquerda.

Sem conseguir pressionar o Figueirense, o Cruzeiro acabou vazado. Aos 29 minutos, Wellington Nem avançou pela direita e cruzou rasteiro. Júlio César, livre de marcação, finalizou no canto direito de Rafael e abriu o placar.

A falta de criatividade do ataque cruzeirense persistiu e o Figueirense voltou a balançar as redes. Aos 34 minutos, Rafael conseguiu espalmar finalização cara a cara de Maicon, mas, no rebote, a bola sobrou para Elias, que finalizou de fora da área. O goleiro cruzeirense apenas olhou a bola morrer no canto esquerdo.

Em desvantagem de 2 a 0, o Cruzeiro ensaiou reação três minutos depois. Gil Bahia rolou para Charles pelo lado direita da área, o volante bateu de esquerda, a bola tocou a trave e entrou: 2 a 1.

Entretanto, foi o Figueirense quem esteve mais perto de voltar a marcar nos minutos finais da primeira etapa. Aos 43, Elias recebeu livre dentro da área e chutou. A finalização parou nas costas de Leo e saiu em escanteio.

Reação não acontece

No princípio do segundo tempo, a equipe comandada por Joel Santana não conseguiu se encontrar e viu a desvantagem no placar aumentar. Aos 5 minutos, Leo errou na saída de bola, foi desarmado por Wellington Nem, que invadiu a área e bateu na saída de Rafael: 3 a 1.

Aos 13 minutos, o Figueirense voltou a balançar as redes de Rafael. Júlio César tabelou com Túlio pelo meio e apareceu livre para marcar o quarto gol dos visitantes.

Dois minutos depois, o Cruzeiro conseguiu reagir novamente através de Charles. Na entrada da área, o volante, que vestiu a camisa 10 nesta quarta-feira, acertou o canto direito de Wilson.

Joel Santana ainda tentou levar o time mais à frente e promoveu a estreia de Bobô. O meia Bruninho e o lateral-esquerdo Gabriel Araújo também foram acionados. O Cruzeiro se manteve presente no campo de ataque e ameaçou o goleiro Wilson, que fez importantes intervenções, como em arremate do zagueiro Cribari, aos 40 minutos.

As investidas celestes, entretanto, não surtiram efeito e o Cruzeiro acabou derrotado diante de sua torcida em Ipatinga, por 4 a 2.


Cruzeiro x Figueirense

Cruzeiro

Rafael; Gil Bahia (Bruninho), Cribari, Leo e Everton (Gabriel Araújo); Marquinhos Paraná, Fabrício, Charles e Roger; Anselmo Ramon e Sebá (Bobô)
Técnico: Joel Santana

Figueirense

Wilson; Bruno, Edson Silva, João Paulo e Juninho; Túlio, Ygor, Maicon (Leandro Chaves) e Elias (Fernandes); Wellington Nem (Jackson) e Júlio César
Técnico: Jorginho

Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 31/08/2011 (quarta-feira)
Gols: Júlio César, aos 29 minutos; Elias, aos 34 minutos; e Charles, aos 37 minutos do 1º tempo; Wellington Nem, aos 5 minutos; Júlio César, aos 13 minutos; e Charles, aos 15 minutos do 2º tempo

Árbitro: Jaílson Macedo Freitas
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires e Belmiro da Silva
Cartão amarelo: Maicon, Wellington Nem, Ygor, Túlio, Leandro Chaves, Jackson e João Paulo (Figueirense); Fabrício, Anselmo Ramon e Gabriel Araújo (Cruzeiro)

Pagantes:
14.738 pagantes
Renda: R$ 229.929,00