Futebol Nacional
None

Vitória sem inspiração

Cruzeiro não mostra futebol brilhante, mas vence e garante liderança provisória

postado em 07/02/2013 08:35 / atualizado em 07/02/2013 08:56

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
As luzes, fogos e fumaça dignos de apresentações de música pop antes da partida foram o prenúncio da festa que a torcida do Cruzeiro faria no Mineirão na noite dessa quarta-feira. Ainda que não tenha apresentado um futebol brilhante, a equipe celeste jogou o suficiente para fazer 2 a 0 no América de Teófilo Otoni, o que lhe garante a liderança isolada do Campeonato Mineiro, ainda que provisoriamente. Foi o segundo triunfo no Estadual, ambos no remodelado Gigante da Pampulha, que desta vez não registrou tantos problemas quanto na reinaguração, no clássico com o Atlético, domingo.

Melhor tratado pela administração do estádio, o torcedor pôde curtir um pouco mais daquela que considera a casa de sua equipe. Mesmo que muitos ainda tenham ficado um pouco perdidos pela nova configuração do local, puderam-se ouvir os cantos tradicionais, tanto antes quanto durante o jogo.

Saiba mais

Agora a Minas Arena, empresa que gerencia o Mineirão, terá mais tempo para corrigir os erros que se repetiram e também os que surgiram ontem. Afinal, a Raposa não joga mais este mês no Mineirão – o próximo compromisso do time celeste será apenas em 2 de março, quando recebe o Tombense, pela quarta rodada do Estadual. Antes, encara o Guarani, dia 17, em Nova Serrana, quando a grande expectativa é pela volta do atacante Borges, que já treina com bola depois de cirurgia no tornozelo direito que o impede de jogar desde 20 de outubro do ano passado. A torcida espera também pela regularização da documentação do armador Diego Souza, que assim poderá estrear. Já o atacante Luan, contratado por empréstimo até o fim do ano do Palmeiras, disse, ao ser apresentado antes da partida de ontem, que não vê a hora de entrar em campo pela equipe. “Fiz pré-temporada e disputei três partidas este ano. Então estou pronto para brigar pelo meu espaço”, frisou.

No jogo dessa quarta-feira, tão logo a bola começou a rolar, o que se viu foi o time celeste partindo para cima. O primeiro gol poderia sair logo aos 6min, em chute de Éverton, que Eládio desviou com a ponta dos dedos para escanteio.

Com amplo domínio, o Cruzeiro se mostrou um tanto quanto sem imaginação para criar as jogadas. Em vez de valorizar a posse de bola, passou a se precipitar, desperdiçando bons ataques. Assim, uma das poucas vezes em que a torcida vibrou mesmo foi em uma bola que Ceará enfiou entre as pernas de Almir. Já aos 33min, Anselmo Ramon mandou para fora depois de cruzamento de Egídio.

A insistência acabou sendo premiada aos 40min, depois que Éverton Ribeiro acionou Ceará pela direita. O lateral cruzou rasteiro e Anselmo Ramon completou de letra para a rede, abrindo o placar em grande estilo.

MUDANÇA E GOL O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com Dagoberto no lugar do armador Ricardo Goulart. E foi o atacante que marcou o segundo, aos 4min, cobrando pênalti cometido pelo zagueiro Élder, que desviou com o braço cruzamento de Éverton.

A partir de então, a partida assumiu ares de treino. Sem fazer força, o time da capital foi criando chance. Como aos 19min, quando Éverton tabelou com Éverton Ribeiro, invadiu a área e tocou colocado, mas Eládio desviou. O Dragão só conseguiu ameaçar mesmo aos 34min, quando Luizinho mandou chute rasteiro da entrada da área, obrigando Fábio a se esticar todo para impedir a bola de entrar no canto esquerdo.

CRUZEIRO 2 X 0 AMÉRICA-TO

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Paulão e Egídio (Alisson 15 do 2º); Nílton, Tinga, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart (Dagoberto, intervalo) e Éverton; Anselmo Ramon (Vinícius Araújo 27 do 2º)
Técnico: Marcelo Oliveira

América-TO
Eládio; Iran (Edílson 11 do 2º), Élder, Rodrigo Senna e Daniel; Felipe Dias, Matheus Gonzaga (Nilo 24 do 2º), Luizinho e Luciano Mourão; Erivélton e Almir
Técnico: Gilmar Estevam

Estádio: Mineirão
Gols: Anselmo Ramon 40 do 1º; Dagoberto 4 do 2º
Árbitro: Marcos Vinícius de Sá dos Santos
Assistentes: Vinícius Gomes e Luiz Antônio Barbosa
Cartão amarelo: Éverton Ribeiro, Daniel
Pagantes: 14.543
Renda: R$ 596.705

VIVA
Para algumas boas jogadas executadas pelo Cruzeiro. Jogadores estão colocando em prática as ideias de Marcelo Oliveira

VAIA
Para as falhas ainda detectadas no Mineirão. Que os administradores aproveitem o período sem jogos para corrigi-las

HERÓI DO JOGO
Depois de se destacar no clássico com o Atlético, ao participar dos dois gols celestes, o atacante Anselmo Ramon voltou a ser importante para o Cruzeiro diante do América-TO. Ao abrir o marcador, com um belo toque de letra, deu a tranquilidade necessária para a equipe celeste fazer seu jogo, conquistando a segunda vitória em dois jogos pelo Campeonato Mineiro.