Futebol Nacional
None

Pouco jogo, muito treino

Como o Cruzeiro só joga o Estadual - a estreia na Copa do Brasil é em abril -, comissão técnica terá tempo para ajustar a equipe, que recebeu 14 reforços

postado em 12/02/2013 09:20 / atualizado em 12/02/2013 09:22

EM/D.A Press
O técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, não pode reclamar da falta de tempo para armar a equipe do Cruzeiro para a temporada. Ao contrário de anos anteriores, o clube está começando 2013 com um calendário bastante folgado, o que possibilita que ele comande treinos intensos praticamente durante toda a semana até abril.

O número de jogos pelo Campeonato Mineiro (11 na primeira fase e 15 no total, se chegar à final) e a ausência da Copa Libertadores fazem com que o time tenha partidas apenas nos fins de semana até o início de abril – a estreia na Copa do Brasil será dia 10 daquele mês, contra o CSA, em Maceió. A exceção foi o jogo contra o América-TO, quarta-feira passada, alterado de data por causa da marcação do clássico contra o Atlético para a reinauguração do Mineirão, no dia 3 – em compensação, o time terá folga no domingo, 24.

Se eliminar o time alagoano no jogo de ida e se classificar para as semifinais do Estadual, a Raposa disputará somente 14 partidas nos quatro primeiros meses do ano. No ano passado, foram 18; em 2011, 20; em 2010, quando disputou a fase inicial da Libertadores, 25; e em 2009, 24, incluindo os amistosos.

Se, por um lado, Marcelo Oliveira terá mais dias para comandar treinamentos na Toca da Raposa, por outro a equipe poderá demorar mais tempo para atingir o ritmo de jogo ideal, antes das fases decisivas do Estadual e do início do Campeonato Brasileiro, em maio. O treinador celeste vê os dois lados da moeda: “Pode ser até satisfatório porque você tem tempo maior para treinar. É muito teórico. Pode ser que atrapalhe, ou não. Dá tempo de treinar e ajustar a equipe”.

FIM DA FOLGA A folga no calendário já permitiu que os jogadores tivessem três dias de folga no carnaval – nesta terça-feira, todos voltam e treinam em tempo integral na Toca da Raposa. O próximo jogo da equipe, domingo, contra o Guarani, na Arena do Calçado, em Nova Serrana, será apenas o terceiro, mas já o último do mês.

De qualquer forma, Marcelo Oliveira está satisfeito com o rendimento da equipe até o momento. “O balanço é muito positivo. Houve evolução. O dia a dia é prazeroso. Todo mundo vem para o clube com vontade de trabalhar. Não tivemos problema. Às vezes temos de tirar o atleta do campo porque ele quer fazer um trabalho complementar. Isso é indício de uma temporada boa”, comenta o treinador.

Depois de receber 14 reforços, sem contar os jogadores promovidos da base, Marcelo Oliveira está tendo o trabalho de montar uma equipe totalmente diferente da do ano passado, mas ressalta que o grupo está unido e sem vaidades, na briga por vaga entre os titulares: “Tenho de passar para eles esse sentimento de equipe, de grupo. Todo mundo é importante e tem que estar preparado para atuar. Certamente, num ou noutro jogo, vai ficar fora da lista de convocação jogador que tem plena qualidade para ser titular”.