Futebol Nacional
None

Fifa reforça a Raposa

Por determinação da entidade, árabes liberam Diego Souza, já escalado para enfrentar o Guarani domingo, em Nova Serrana. Borges e Dagoberto também podem ser titulares

postado em 13/02/2013 08:15

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O armador Diego Souza finalmente poderá estrear no Campeonato Mineiro pelo Cruzeiro domingo, às 18h30, contra o Guarani, na Arena do Calçado, em Nova Serrana. A Fifa autorizou ontem o clube a registrar o jogador, que rompeu unilateralmente contrato com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, no fim do ano passado, por falta de pagamento de salários.

Depois de estrear com a camisa celeste em 27 de janeiro, no amistoso com o Mamoré (goleada por 4 a 1), em Patos de Minas, Diego Souza ficou de fora das vitórias sobre Atlético (2 a 1), dia 3, e América-TO (2 a 0), dia 6, porque sua documentação não havia sido regularizada na CBF, uma vez que o clube árabe se negava a liberar a transferência do jogador.

Diante da negativa do Al-Ittihad, o Cruzeiro, por meio do advogado Breno Tanuri, entrou com pedido de liberação na Fifa, que, depois de analisar o caso, autorizou a transferência do atleta. Como a CBF ficou fechada durante o carnaval, o nome do armador só deve ser publicado hoje ou amanhã no Boletim Informativo Diário (BID).

O técnico Marcelo Oliveira antecipa que o jogador deverá ser titular contra o Guarani. “Naturalmente, ficamos satisfeitos com a regularização do Diego Souza. O importante é que ele já vinha treinando com o time. Vamos aguardar os treinos que teremos, mas, se tudo correr bem, ele vai estrear no domingo.”

Com isso, Ricardo Goulart deve perder lugar na equipe. Marcelo aponta o principal ponto positivo da mexida: “O time ganha um jogador que finaliza, protege bem a bola, tem boa técnica e criatividade. Ele não é velocista, mas dá velocidade à bola, pela técnica e talento que tem. No dia a dia, vamos adequar a melhor forma de jogar com ele”.

Além de Diego Souza, o Cruzeiro deverá ter o retorno de Borges, que não atua desde a derrota para o Palmeiras (2 a 0), em Araraquara, em 20 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro. Outra novidade deve ser Dagoberto, que, em melhores condições físicas, pode começar jogando, depois de entrar durante as três partidas celestes na temporada e fazer gol em todas. Luan, contratado ao Palmeiras, também deve ser regularizado até sexta-feira. E outro atacante, Ananias, treinou com bola ontem à tarde e está à disposição.

Marcelo destaca a importância de ter um grupo forte, com opções para todas as posições. “Para se ter um bom ano, é preciso uma combinação de situações. Uma delas é que tenhamos um elenco qualificado, com concorrência sadia por posição. Queremos um time forte e um banco forte, porque se ganha jogando com o banco de reservas também.”

FOLGA PROVEITOSA Na reapresentação dos jogadores ontem, na Toca da Raposa, Marcelo constatou que os jogadores aproveitaram bem os três dias sem treinar no carnaval. “A folga foi muito proveitosa, ainda mais depois de um mês trabalhando forte. Já fui jogador e sei que após dois ou três dias com a família, distante do clube, os jogadores acabam voltando com muita vontade de trabalhar. E foi isso que eles mostraram.” O grupo treinou fisicamente pela manhã e tecnicamente à tarde. Nesta quarta-feira só haverá atividade à tarde; na quinta-feira, novamente em horário integral; sexta-feira, à tarde; sábado, pela manhã.

ENQUANTO ISSO...
Londres é melhor
O atacante Wellington Paulista virou destaque na imprensa inglesa depois que preferiu defender a equipe B do West Ham a viajar a Dubai para período de treinos com o grupo principal. O ex-jogador do Cruzeiro já disputou três jogos pelo time reserva londrino e fez três gols. Ele entende que continuar atuando será mais vantajoso para sua adaptação do que só treinar com a equipe A. O atleta foi emprestado por seis meses, por US$ 500 mil (cerca de R$ 1 milhão).