Futebol Nacional
None

Se cochilar...

Contratações feitas para 2013 abrem disputas acirradas em todos os setores

postado em 15/02/2013 08:27 / atualizado em 15/02/2013 08:43

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
As contratações feitas pelo Cruzeiro para a temporada já deixaram a torcida bastante animada, principalmente com os resultados que chegaram. Mas em campo, a sensação é outra, e os jogadores estão cada dia mais espertos para se manterem entre os 11. Afinal, a visível qualificação do grupo acirrou a concorrência por posições, ainda mais quando nomes como Diego Souza ganham condições legais de jogo, e outros chegam à condição física ideal, como Dagoberto e Borges. Talvez o único que possa se dizer dono da posição no momento seja o goleiro Fábio. Mas até o maior ídolo da torcida sabe que não pode bobear, pois o jovem Gabriel mostrou serviço nas poucas vezes em que teve chance de atuar.

O técnico Marcelo Oliveira já definiu a base do time para este início de temporada, mas também deixou claro que a justiça prevalecerá, e estarão em campo aqueles que mostrarem melhor futebol. Por isso, quer todos alertas nos treinos, pois a oportunidade pode surgir a qualquer momento.

Opções ele tem para todos os setores, e mesmo aqueles que parecem tranquilos, precisam ficar ligados. Se o experiente Ceará parece ser o dono da lateral-direita, o treinador não poupou elogios ao jovem Mayke. Na zaga, Bruno Rodrigo e Paulão iniciaram bem o ano, mas além do também recém-chegado Nirley, eles têm a concorrência de Thiago Carvalho e do prata da casa Wallace. E em breve a disputa aumentará, pois Victorino e Leo se recuperam de contusões. Já na lateral-esquerda, Egídio, depois de ser titular nos dois primeiros jogos, dará lugar a Éverton, que vinha atuando no meio mas será recuado para a entrada de Dagoberto no ataque, e reassume a posição que jogou ano passado, com destaque.

No esquema com dois volantes de Marcelo Oliveira, Leandro Guerreiro e Nílton saíram na frente, mas Uélliton, Tinga e Lucas Silva estão de olho em uma vaga. Para completar, Henrique está em fase final de recuperação da cirurgia no púbis, feita no fim do ano passado quando ainda estava no Santos.

Entre os armadores, Éverton Ribeiro parece em alta com o treinador, mas com o sinal de alerta ligado, pois os jovens Élber e Alisson estão mostrando fome de bola nos treinamentos. Já Diego Souza chegou e foi logo ganhando a camisa 10, mas Ricardo Goulart e o próprio Alisson já mostraram que podem jogar centralizados. Na frente, Dagoberto, mesmo tendo chegado com o status de maior contratação de 2013 e tendo mostrado bom futebol nos dois primeiros jogos, sabe que, se não se esforçar, não manterá a condição de titular, que assume pela primeira vez domingo, no jogo diante do Guarani, em Nova Serrana, às 18h30. Ainda mais que a partir de abril Martinuccio estará de volta.

Como o Cruzeiro está jogando em um 4-2-3-1, o setor em que a concorrência é maior é mesmo o ataque. Com boas atuações contra Atlético e América de Teófilo Otoni, Anselmo Ramon soube aproveitar a preferência do comandante, vencendo a concorrência do jovem Vinícius Araújo, e também a ausência de Borges, que já voltou a brigar pela posição. Como opções de velocidade pelos lados, Marcelo Oliveira tem ainda Ananias e Luan, além de Lucca, que se recupera de cirurgia no joelho.

Assim, quem está no time procura agarrar a posição com unhas e dentes. “Por enquanto o professor Marcelo está me dando a oportunidade, mas tenho de estar sempre esperto. Tem muito jogador bom e não se pode vacilar. Você olha para o time reserva e vê muita gente de qualidade, se liga que tem de correr mais para continuar como titular”, alertou Anselmo Ramon.

O experiente Leandro Guerreiro é outro ciente da forte concorrência. Mesmo com volta garantida depois de cumprir suspensão pela expulsão na estreia, sabe que não pode se acomodar. “A concorrência está grande, só grandes jogadores para todos os setores. Por isso, não dá para relaxar. Mas vai haver oportunidade para todos os jogadores e, com esse grupo, o nível será sempre alto.”

MUDANÇAS No treino dessa quinta-feira, Marcelo Oliveira confirmou as entradas de Diego Souza e Dagoberto como titulares. Durante a atividade, Éverton deixou o gramado mais cedo, depois de uma dividida com Ananias. Segundo a assessoria de imprensa do clube, não deverá ser problema para o jogo de domingo. Chamou atenção na atividade a constante troca de posições entre Éverton Ribeiro e Dagoberto, que invertiam os lados para confundir a marcação.

FORÇA DO GRUPO
Dono da camisa 1 celeste desde 2005, o goleiro Fábio destaca a qualidade do atual grupo. Para ele, isso possibilitará ao clube retomar não só o papel de protagonista no futebol brasileiro, mas também o caminho de títulos. “Acho que nesse tempo que estou no Cruzeiro, é a equipe mais qualificada em termos de posições e reposições. Acho que a equipe é bastante equilibrada em todos os aspectos e isso favorece muito para ser forte. Que me lembre, na minha carreira, só participei de um grupo com tanta qualidade assim no Vasco, em 2000, que tinha jogadores de muita qualidade em todas as posições, tanto titulares quanto reservas”, afirma o arqueiro, se referindo ao campeão brasileiro e da Mercosul de 12 anos atrás, que contava com jogadores como Romário, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Júnior Baiano, Euller, Mauro Galvão, Pedrinho e Viola.