Futebol Nacional
None

Cruzeiro encerrará fevereiro como time da Série A com menos jogos disputados

Até fim do segundo mês de 2013, time celeste terá disputado três partidas oficiais

postado em 19/02/2013 07:44 / atualizado em 18/02/2013 19:06

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Depois de empatar sem gols com o Guarani, o Cruzeiro voltará a campo apenas em março. Serão 13 dias até o duelo com o Tombense, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. Com poucos compromissos no Estadual, a equipe encerrará o mês de fevereiro como a participante da Série A do Campeonato Brasileiro com menos jogos oficiais disputados neste ano.

Entre todos os integrantes da Primeira Divisão, Cruzeiro e Atlético foram aqueles que demoraram mais tempo para fazer a estreia oficial em 2013, já que o Campeonato Mineiro é o último estadual a ter início. O arquirrival cruzeirense, entretanto, precisa dividir suas atenções com a Copa Libertadores e, assim, terá dois jogos a mais até o fim de fevereiro.

Depois dos representantes mineiros, o Bahia é o participante da Série A com menos compromissos nos primeiros dois meses do ano. Eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste, em que foi a campo seis vezes, o Tricolor de Aço só entrará na disputa do Campeonato Baiano a partir da segunda fase, no fim de março. O mesmo vale para o Vitória, eliminado da Copa do Nordeste nesse domingo, pelo Ceará. Porém, o Rubro-negro acumulou oito jogos até aqui.

Assim como o Vitória, todos os demais participantes da Primeira Divisão terão ao menos oito jogos até o fim de fevereiro. Os quatro clubes “mais ativos” no começo de 2013 estão na disputa da Copa Libertadores. Grêmio e São Paulo, que disputaram a fase preliminar da competição internacional, são os que mais jogarão, com 12 partidas.

A disputa da Libertadores paralelamente à do Campeonato Gaúcho levou a situação inusitada para o Grêmio. O Tricolor foi derrotado pela LDU, na pré-Libertadores, em 23 de janeiro, e, no dia seguinte, perdeu para o Canoas, pelo Estadual. No compromisso do Gauchão, a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo utilizou o time B.

Pausa no Mineiro

No próximo fim de semana, o Cruzeiro não jogará por uma mudança na tabela do Campeonato Mineiro. O clássico contra o Atlético, pela terceira rodada, foi antecipado para ser o jogo de reabertura do Mineirão, em 3 de fevereiro. Assim, o time celeste ficará 13 dias sem compromissos.

Essa é a segunda vez que o Cruzeiro tem longo período sem jogos. Com a paralisação para o carnaval, o time comandado por Marcelo Oliveira teve dez dias entre a vitória sobre o América-TO e o empate com o Guarani.

O meia Diego Souza, que estreou no empate sem gols com o Guarani, lamentou a escassez de jogos no começo da temporada. “A gente tem que estar jogando, não tem jeito. Existe o treinamento, mas, quando você entra em campo, o ritmo é diferente. É importante a cada partida estar jogando, para eu estar cada vez melhor e fazer as jogadas que gosto de fazer”, destacou.

Quantos jogos disputarão todos os times da Série A até o fim de fevereiro:


Atlético: 5
Atlético-PR: 10
Bahia: 6
Botafogo: 8
Corinthians: 11
Criciúma: 8
Cruzeiro: 3
Flamengo: 8
Fluminense: 11
Goiás: 8
Grêmio: 12
Internacional: 8
Náutico: 9
Ponte Preta: 9
Portuguesa: 8
Santos: 9
São Paulo: 12
Vasco: 8
Vitória: 8