Futebol Nacional
None

Vice duas vezes, Marcelo revela ter estratégia para o penta da Copa do Brasil

Treinador conta com peso da camisa celeste, diz que aprendeu a disputar torneio nacional e não esconde desejo de levar o Cruzeiro ao pentacampeonato

postado em 25/02/2013 08:13 / atualizado em 24/02/2013 17:01

Marcos Michelin/EM/D.APress

Foram dois vice-campeonatos consecutivos e a obsessão do técnico Marcelo Oliveira pela conquista da Copa do Brasil aumentou. Em entrevista ao Superesportes, o treinador foi questionado sobre os novos critérios da CBF para classificação à Sul-Americana, em que o clube que chega às oitavas da Copa do Brasil fica fora do torneio internacional. Marcelo não titubeou em afirmar que a prioridade do clube é mesmo a competição nacional.

O treinador quer fazer valer a tradição do Cruzeiro no torneio. O clube celeste é o maior vencedor, ao lado do Grêmio, com quatro troféus cada. Segundo Marcelo, a meta celeste em 2013 é conquistar dois títulos, sendo um deles o Mineiro. O outro pode ser qualquer um que classifique o clube para sua 14ª Libertadores. O treinador, porém, não esconde que a Copa do Brasil é vista com carinho pela comissão técnica.

“Sobre a possível não classificação à Sul-Americana, temos de tratar todas as competições com a perspectiva de conquistá-las, incutindo na cabeça dos jogadores essa ambição, além de trabalhar de forma adequada. Aí, vamos vendo o que acontece. Temos um fator positivo, que é o Cruzeiro já ter quatro títulos da Copa do Brasil, além de eu ter chegado a duas finais da competição recentemente e aqui termos jogadores acostumados a disputá-la”, disse Marcelo, que explicou que tem uma estratégia especial para o torneio.

“Fizemos tudo certo no Coritiba. Na primeira, o Vasco era uma equipe muito boa e a disputa foi muito equilibrada. Na segunda fomos muito prejudicados pela arbitragem no primeiro jogo da final, tanto que a CBF mandou carta reconhecendo isso. Entendo que é uma competição na qual me dei muito bem, entendi que você tem de criar uma estratégia própria para ganhá-la. Por tudo que tem agora, acho que o Cruzeiro tem grandes chances de voltar a ser campeão”.

Calendário


O Cruzeiro estreia na Copa do Brasil deste ano em 10 de abril, contra o CSA-AL, em Maceió. Se eliminar o CSA, o clube enfrentará o vencedor do duelo entre Caxias-RS e Resende-RJ. Na terceira fase, o possível adversário do time celeste ficará entre Atlético-GO, Cametá-PA, Grêmio Barueri e Cianorte-PR.

Já nas oitavas de final, haverá sorteio para definir em quais confrontos estarão posicionados os times que disputam a Copa Libertadores: Fluminense, Corinthians, São Paulo, Atlético, Grêmio e Palmeiras.

O Cruzeiro busca o pentacampeonato da Copa do Brasil. Se for eliminado até a terceira fase da competição nacional, o time celeste disputará a Copa Sul-Americana.