Futebol Nacional
None

Desfalque em 31% de 2012, Ceará inicia temporada com nova perspectiva

Lateral-direito convive com fase diferente de seu primeiro ano no Cruzeiro

postado em 26/02/2013 14:49 / atualizado em 26/02/2013 14:52

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Camisa 2 do Cruzeiro, Ceará participou de todos os minutos disputados nas três rodadas iniciais do Campeonato Mineiro. Presente também nos três jogos-treino realizados para os titulares, o lateral-direito inicia a temporada 2013 com nova perspectiva.

Em 2012, ele foi desfalque em 31% dos jogos disputados a partir de seu primeiro jogo com a camisa celeste. Depois de estrear pelo Cruzeiro na décima rodada do Brasileirão, em vitória sobre a Portuguesa por 2 a 0, Ceará atuou por outras oito rodadas consecutivas. Porém, uma lesão no tornozelo direito, sofrida em derrota para o Coritiba por 4 a 0, o tirou de seis jogos seguidos. Ele desfalcou a equipe ainda em outros três compromissos do Campeonato Brasileiro.

“A gente sabe que na carreira de jogador sempre existem lesões que nos impedem de dar continuidades nos jogos. Infelizmente, isso ocorreu comigo no ano passado. Algumas vezes, tive de jogar com muito esforço, até no sacrifício. Mas sabia que quando tivesse tempo maior, as coisas seriam diferentes. Nos três primeiros jogos, deu para corresponder à altura. Espero continuar na mesma sequência”, disse.

Contratado pelo Cruzeiro durante o Brasileirão, Ceará ressalta que encontrou dificuldades para adquirir o condicionamento físico ideal. Desta vez, o lateral, de 32 anos, se destacou em testes de resistência realizados na pré-temporada.

“A condição física do jogador na atualidade é muito importante. O futebol hoje exige muito da condição física, com transições rápidas e ainda mais para os laterais, que têm de atacar e defender. É difícil encontrar equilíbrio nessa função. Quando se tem bom preparo físico, as coisas ficam mais fáceis, porque você consegue atacar e defender com mesma facilidade”, observou.