Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Defendendo a ponta

Líder do Estadual, Cruzeiro enfrenta o Tombense e busca a vitória para se manter invicto e em primeiro lugar

postado em 02/03/2013 08:42

O Cruzeiro defende a liderança do Campeonato Mineiro contra o Tombense, neste sábado, às 16h, no Mineirão, em jogo válido pela quarta rodada. A equipe celeste tenta voltar a vencer depois de ficar no 0 a 0 com o Guarani, em Nova Serrana, enquanto o time da Zona da Mata pode até dormir na ponta se protagonizar uma zebra no Gigante da Pampulha. Em caso de empate, o beneficiado será o Atlético, que assume o primeiro lugar se vencer o Guarani, amanhã, no Independência.

Para não perder a liderança, que está sendo bastante valorizada por todos os cruzeirenses, a Raposa precisará superar a falta de ritmo, pois está há 15 dias sem uma partida oficial. No período, realizou dois jogos-treinos, no qual colocou praticamente todos os jogadores em ação. Além disso, aproveitou a folga na tabela para treinar e melhorar o entrosamento, tudo para que não volte a tropeçar como aconteceu diante do Bugre.

O técnico Marcelo Oliveira se mostra bastante confiante e não acredita que o período sem jogos possa prejudicar seus comandados. "Agora já não nos preocupamos tanto com a questão do ritmo. Acho que o time vai ter mais vontade de se mostrar em campo, de procurar fazer nosso jogo. Um ou outro atleta poderá sentir um pouco (a falta de ritmo), mas como um todo, acho que estamos bem", afirma o treinador.

Justamente para minimizar os problemas ele pretende mandar a campo os jogadores que considera mais bem preparados no momento. Assim, Luan ganha a vaga de Dagoberto, que fica no banco de reservas, enquanto Borges não foi relacionado para a partida. "Temos tido um cuidado especial com Dagoberto e Borges, pois são jogadores que não jogavam há muito tempo. Mas tenho certeza que vão nos ajudar muito durante a temporada. O Dagoberto deve entrar no intervalo ou durante o segundo tempo e vai ser importante, mas precisa conquistar seu espaço de forma gradativa, natural", argumenta.

DE VOLTA

Outra novidade é a presença do zagueiro Thiago Carvalho na vaga de Bruno Rodrigo, que sofreu contusão muscular na coxa direita. Titular até o fim da temporada passada, ele encara a partida de hoje como grande oportunidade de recuperar a posição, que em parte foi perdida devido à contusão no joelho esquerdo que o impediu de participar da pré-temporada celeste.

"É uma oportunidade grande que vou ter e espero aproveitar, como fiz no ano passado. A minha vontade é de jogar bem, vencer, que é o mais importante, e procurar entrar na briga para ser titular deste time", disse Thiago Carvalho.

Será a primeira vez que o defensor atuará no Mineirão, o que também o motiva bastante. "Sonhei o ano passado inteiro jogar na reinauguração do Mineirão e não aconteceu. Mas agora vou ter a oportunidade e quero aproveitar. É um estádio muito bonito, acho que todo mundo tem uma alegria imensa de poder jogar ali. Espero jogar bem e me firmar."

Apesar do otimismo, Thiago Carvalho não espera facilidade. "O Tombense está forte e temos de ter cuidado. É um jogo muito importante e difícil. Ele estão bem e temos que ter atenção, pois qualquer vacilo pode fazer até com que a gente perca a liderança. Então nosso time tem que fazer valer o mando de campo e vencer", declara.

ENQUANTO ISSO...
...Preços mais baixos

A Minas Arena divulgou nota oficial, na sexta-feira, informando que os preços de vários alimentos e bebidas neste sábado, no Mineirão, estarão mais baixos, durante a partida entre Cruzeiro e Tombense. "Dessa forma, a partir da partida de sábado, os torcedores poderão notar a diferença nos preços cobrados por certos produtos." Além disso, estarão abertos 30 bares para atender o público. "Nossa intenção é satisfazer o torcedor e transformar o Mineirão em um ambiente agradável, onde as pessoas se sintam bem acolhidas. Temos uma equipe bem preparada e não estamos medindo esforços para que todos os mineiros saibam que aqui é a casa deles, onde eles poderão trazer a sua família para se divertir", disse o gerente-geral de operações da Minas Arena, Severiano Braga, na nota.

O ADVERSÁRIO
Adversário pensando alto

O Tombense enfrenta o Cruzeiro com a expectativa de continuar surpreendendo no Campeonato Mineiro’2013 e até, quem sabe, terminar a rodada na liderança – ocupa a terceira colocação, com seis pontos, um a menos que a Raposa. Na estreia, a equipe de Tombos perdeu para o Atlético por 2 a 1, em casa, mas teve um gol a seu favor mal anulado e que poderia ter feito com que ela estivesse atualmente na segunda posição, com saldo melhor que o Galo. Na sequência da competição, o time do técnico Marcelo Cabo conquistou duas importantes vitórias. Primeiro, em Governador Valadares, sobre o América-TO, por 2 a 1, e depois, em casa, sobre o Nacional: 1 a 0. O treinador deve manter a escalação que tem dado certo, com Júnior Negão, Adeílson e Éder Luiz formando o trio ofensivo. Na próxima rodada, o adversário será o Boa.

NACIONAL CONTRA A LANTERNA

Mais dois jogos serão realizados neste sábado, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro. O Nacional precisa vencer o América-TO, no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, em Patos de Minas, às 16h, para deixar a lanterna do Estadual. A equipe do Alto Paranaíba conquistou apenas um ponto na competição, no empate por 0 a 0 com o Villa Nova. O zagueiro Cláudio Luiz, que participou apenas da primeira partida (derrota para o Boa por 2 a 1), está recuperado de contusão, mas o técnico Alexandre Grasseli deve manter o volante Jaílton improvisado na zaga, ao lado de Luizão e Miller. O América-TO, oitavo, com três, venceu na última rodada e espera manter o ritmo do triunfo sobre o Araxá, outro que entra em campo hoje. O Ganso do Triângulo Mineiro (nono, com três pontos) enfrenta a Caldense (10ª, com dois), em Poços de Caldas, às 19h30, buscando a reabilitação da derrota em casa. O técnico Flávio Lopes faz a sua estreia à frente da equipe e deve escalar o venezuelano Breitner, principal aposta para a temporada. A Caldense deverá ter todo o time titular.

Cruzeiro X Tombense

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Thiago Carvalho, Paulão e Éverton; Leandro Guerreiro, Nílton, Éverton Ribeiro e Diego Souza; Luan e Anselmo Ramon. Técnico: Marcelo Oliveira

Tombense
Glaycon; Ari, André, Alexandre e Guilherme Lazaroni; Serginho, João Guilherme e Joílson; Júnior Negão, Adeílson e Éder Luiz
Técnico: Marcelo Cabo

Horário: 16h
Estádio: Mineirão
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Janette Mara Arcanjo e Leandro Salvador da Silva

A CHAVE DO JOGO

Melhor entrosado com os companheiros e com mais ritmo, o armador Diego Souza deverá apresentar melhor rendimento em sua segunda partida pelo Cruzeiro. Ele será responsável por ditar o ritmo do time celeste, armando as jogadas, além de chegar na frente para tentar as finalizações

Tags: interiormg cruzeiro diego souza tombense