Futebol Nacional
None

FENÔMENO

Na volta a BH, Ronaldo valoriza grandes momentos pelo Cruzeiro no Mineirão

Ex-atacante visitou o estádio onde deu seus primeiros passos no futebol

postado em 06/03/2013 16:56 / atualizado em 16/05/2013 16:26

EM DA PRESS

Nesta quarta-feira, Ronaldo reencontrou um velho conhecido. Integrante da comitiva que inspecionou as obras da capital mineira para as Copas das Confederações e do Mundo, o ex-atacante voltou ao Mineirão. Foi há quase 20 anos, ainda no velho estádio da Pampulha, que o maior artilheiro de todas as Copas deu seus primeiros passos no futebol.

“É uma honra voltar ao estádio que me fez viver grandes alegrias no início de carreira. Aqui fiz muitos gols pelo Cruzeiro. Pela Seleção fiz três gols contra a Argentina. Voltar aqui, com o estádio remodelado, é um privilégio”, comentou Ronaldo.

Os números do ex-atacante no Mineirão são dignos de um fenômeno. Ele é o jogador do Cruzeiro com a melhor média de gols (1,19) do estádio. Foram 32 em 27 jogos, entre 1993 e 1994.

A estreia do ex-atacante no Gigante da Pampulha ocorreu em 28 de julho de 1993, em um clássico contra o Atlético. A partida que decidiria o vice-campeão mineiro daquele ano tornou-se um mero amistoso, já que o STJD acatou recurso do Galo pedindo mudança no critério para se decidir o segundo lugar do campeonato. Ronaldo entrou no decorrer da partida no lugar de Tôto. O time celeste venceu por 2 a 1.

Se no primeiro jogo ele teve atuação discreta, não faltaram momentos marcantes no estádio. No Campeonato Brasileiro de 1993, na goleada do Cruzeiro por 6 a 0 sobre o Bahia, Ronaldo balançou as redes cinco vezes. Ainda é o maior goleador do clube numa só partida do Campeonato Brasileiro – recorde igualado por Alex, em 2003.

Um dos gols desse massacre sobre o clube baiano entrou para antologia do futebol. Após a defesa de um chute, o então goleiro do Bahia, Rodolfo Rodriguez, soltou a bola para reclamar com a defesa. Esperto, Ronaldo aproveitou a bobeira, roubou a bola e marcou.

Edesio Ferreira/EM/D.A Press


Em 1994, ele foi campeão mineiro. No duelo mais esperado da temporada, o garoto se destacou ao marcar três gols sobre o rival Atlético, que à época tinha um time recheado de estrelas, como Renato Gaúcho, Neto, Adílson Batista, Luis Carlos Winck. O zagueiro uruguaio Kanapkis levou um baile a parte.

Outro momento inesquecível ocorreu na Libertadores de 1994. Na vitória do Cruzeiro sobre o Boca Juniors, por 2 a 1, Ronaldo marcou um gol de placa. Ele pegou a bola no meio-campo e driblou três defensores, além do goleiro Navarro Montoya.

Por cerca de 6 milhões de dólares, Ronaldo foi negociado com o PSV, em 1994. Em 2004, voltou ao estádio com a Seleção Brasileira. Marcou os três gols da vitória sobre a Argentina, por 3 a 1, em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006.

“Estou, realmente, muito feliz de estar aqui. Adoro o povo mineiro, adoro Belo Horizonte. Aqui começou toda a história da minha carreira e é uma honra presenciar essa obra maravilhosa que foi realizada”, disse Ronaldo, no reencontro com o Mineirão.

Maior jogador que já passou pelo clube

Para Tostão, o maior artilheiro da história do Cruzeiro, devido à dimensão que Ronaldo atingiu durante a carreira, com as premiações, títulos e feitos que conquistou pela Seleção Brasileira, o atacante foi o maior jogador que passou pelo Cruzeiro.

“Ele foi, com certeza absoluta, o maior jogador que passou pelo Cruzeiro. Não é que ele tenha sido o maior jogador do Cruzeiro, pois ficou pouco tempo no clube, mas ele deixou sua marca como eu, o Dirceu Lopes e tantos outros. Realmente, ele foi um grande jogador”, disse ao Superesportes, em entrevista realizada em 2011.

Veja golaço de Ronaldo sobre o Boca, pela Libertadores de 1994, na vitória por 2 a 1:



Veja os três gols de Ronaldo no clássico contra o Atlético, no Mineirão:



Tags: mineirão cruzeiro ronaldo novomineirao r9