Futebol Nacional
None

Momento de aprimorar

Jogadores do Cruzeiro aproveitam tempo sem jogos para trabalhar fundamentos

postado em 07/03/2013 08:00 / atualizado em 07/03/2013 08:41

Marcos Michelin/EM/D.A Press
O Cruzeiro completa nesta quinta-feira dois meses de trabalho em 2013 e ainda procura se acertar. Se os resultados até o momento foram considerados bons, com três vitórias e um empate, todos pelo Campeonato Mineiro, a equipe ainda busca melhorar o entrosamento para conseguir apresentar o futebol que a torcida espera e que lhe possibilite retomar o caminho dos títulos.

O técnico Marcelo Oliveira e os jogadores consideram que o trabalho vem sendo bemfeito, mas sabem que ainda há muito a melhorar. Por isso, apostam no tempo que estão tendo neste início de temporada para corrigir os erros e aprimorar fundamentos. A programação mostra que o time só jogará duas vezes por semana quando começar a Copa do Brasil, em 10 de abril. Se eliminar o CSA logo no primeiro jogo, isso só se repetirá em maio, dando bastante opção para treinamentos, mas também impedindo que a equipe engrene logo.

Isso prejudica, principalmente, aqueles que ficaram mais tempo sem jogar, casos do armador Diego Souza e dos atacantes Borges e Dagoberto. Para eles, seria mais interessante atuar duas vezes por semana logo, mas como não existe a possibilidade, a promessa é de empenho para tentar minimizar a falta de ritmo. “Não adianta reclamar do calendário, temos é de nos adaptar”, disse Dagoberto, uma das contratações mais badaladas do clube celeste nesta temporada.

Até por admitir que ainda precisa melhorar a forma, ele não reclama de ter ficado na reserva em três dos quatro jogos realizados até agora – só foi titular no empate sem gols com o Guarani, em Nova Serrana, no qual foi substituído no intervalo. E diz que sua intenção é ajudar o Cruzeiro. “Sou muito pé no chão, um cara tranquilo. Estou aqui para ajudar, para somar. Se tiver oportunidade de jogar 10 minutos ou 90 minutos, vou sempre procurar fazer o melhor. A comissão técnica tem feito as coisas certas, usando critérios bacanas, usando o período sem jogos para, em um primeiro momento, trabalhar a parte física, depois treinar como grupo. As coisas vêm acontecendo de uma forma muito legal”, afirma.

Otimista, ele acredita ter tudo para fazer história com a camisa celeste. “Por onde passei consegui atingir objetivos, conquistar títulos, sempre respeitando os demais profissionais. E aqui não será diferente. Estou muito feliz, está todo mundo trabalhando em prol do Cruzeiro”, declarou Dagoberto, que já marcou dois gols com a camisa celeste.

LUGAR MARCADO Nas próximas duas rodadas o Cruzeiro vai atuar fora de casa: diante de Araxá, domingo, e Boa, dia 17. Mas quando voltar ao Mineirão, em 24 de março, para pegar a Caldense, o sócio das categorias Brasileiro, Libertadores e Tríplice Coroa poderão escolher a cadeira para assistir à partida. Para isso, devem acessar o site www.sociodofutebol.com.br, fazer o login e clicar o assento desejado. Caso não marque nenhuma cadeira, o local será determinado aleatoriamente pela catraca. A escolha pode ser feita a partir de amanhã, às 12h, até 18 de março.

OPOSTOS
Para comemorar
» Time está mais eficiente. Até o momento, aproveitamento é de 83%
» Time levou só dois gols, mesmo levando em conta fragilidade da maioria dos adversários
» Contratados, como Éverton Ribeiro, vêm mostrando bom futebol
» Pratas da casa, como Vinícius Araújo, têm feito boas atuações

Para melhorar
» Entrosamento ainda é deficiente e faz time sofrer em alguns jogos
» Equipe tem conseguido criar jogadas, mas precisa acertar finalizações
» Alguns dos recém-chegados precisam melhorar condição física e técnica
» Time ainda se ressente de maior ritmo de jogo, pois só fez quatro partidas oficiais

E MAIS...
Novidade
Nessa quarta-feira foi dia de treino técnico na Toca da Raposa II, com a atividade tática visando a partida com o Araxá devendo ser realizada hoje e amanhã. As grandes novidades foram as participações do volante Henrique e do zagueiro Leo. Enquanto o jogador de meio-campo se recuperou de cirurgia no púbis, o defensor vem de intervenção no joelho direito. Ambos precisam aprimorar a forma física para ficar à disposição de Marcelo Oliveira.

De volta
Depois de ficar em tratamento na segunda e terça-feira devido a pancada no pé esquerdo, o lateral-esquerdo Éverton voltou aos treinos ontem. O jogador tem escalação garantida no domingo.