Futebol Nacional
None

Décima Estreia

Depois de nove jogadores vestirem este ano a camisa do Cruzeiro pela primeira vez, amanhã, contra o Araxá, é a vez de Nirley ter sua oportunidade, formando a defesa com Paulão

postado em 09/03/2013 09:03

(Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Passados dois meses do início da temporada, mas com apenas quatro jogos oficiais disputados, o Cruzeiro ainda prepara a estreia de atletas. Como já fez com nove contratados, amanhã, diante do Araxá, no Alto Paranaíba, vai colocar em campo o zagueiro Nirley, contratado do Criciúma e que pela primeira vez tentará ajudar a equipe celeste a conquistar três pontos. Assim, ainda faltarão estrear quatro reforços: o volante Uélliton e os atacantes Ananias e Lucca, além do volante Henrique, que retornou à Toca da Raposa, onde esteve entre 2008 e 2011.

Com grupo reformulado, logo no clássico com o Atlético, em 3 de fevereiro, o clube azul promoveu nada menos que sete estreias: dos zagueiros Bruno Rodrigo e Paulão, do lateral-esquerdo Egídio, do volante Nílton, dos armadores Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, todos titulares, e do atacante Dagoberto, que entrou no segundo tempo e fez o gol da vitória. Já diante do Guarani, em 17 de fevereiro, foi a vez de o armador Diego Souza atuar pela primeira vez pelo clube, como titular, enquanto o atacante Luan entrou no decorrer da partida, realizada em Nova Serrana.

Mesmo com o jogo sendo no interior, onde a dificuldade costuma ser maior, Nirley se mostra bastante animado para a estreia. "Vou dar a vida, fazer o jogo da minha carreira, da minha afirmação. Sempre sonhei com esta oportunidade, quero ficar muito tempo no Cruzeiro, fazer história e quem sabe aparecer para o futebol do exterior indo bem aqui", afirma o defensor, de 24 anos.

Com experiência de ter entrado no amistoso com o Mamoré, ele havia sido preterido pelo técnico Marcelo Oliveira na hora de escolher o substituto de Bruno Rodrigo, que vinha sendo titular até sofrer uma contusão na coxa direita. O treinador optou por escalar Thiago Carvalho na vitória por 3 a 1 sobre o Tombense, mas parece não ter ficado satisfeito, mudando mais uma vez a zaga.

"Estamos dando oportunidade a quem vem treinando muito bem. Além disso, será um jogo de muita bola aérea e o Nirley é bom nesse quesito, além de ser vigoroso", explica Marcelo Oliveira, que não deixa de elogiar Thiago Carvalho, considerado um jogador "muito técnico" e que terá novas chances no futuro.

A escolha do treinador surpreendeu o próprio jogador, ainda que ele estivesse treinando para isso. O atleta chegou a brincar com o fato de nunca ter visitado a sala de imprensa da Toca da Raposa II, o que ocorreu na tarde de quinta-feira.

Para quem ainda não o conhece, Nirley se apresenta como jogador de técnica e bom cabeceio. Aliás, foi com uma cabeçada que deixou sua marca na última partida oficial que disputou, em 10 de novembro, na goleada por 4 a 1 do Criciúma sobre o América-RN, pela Série B do Campeonato Brasileiro. "Estou preparado e tomara que a gente faça um bom jogo contra o Araxá e conquiste mais uma vitória", declara.

AMIZADE Para se dar bem com a camisa celeste, o zagueiro se espelha em outro defensor que fez sucesso no clube, Gil, atualmente no Corinthians. Eles atuaram juntos no Americano e mantêm a amizade. "Espero repetir a trajetória de sucesso que ele teve aqui."

E MAIS...
Preocupação

Se o volante Leandro Guerreiro, poupado na véspera, retornou aos treinos ontem, o lateral-esquerdo Éverton foi a baixa da atividade. Ele reclamou de dor no joelho esquerdo, depois de uma pancada sofrida ainda na quinta-feira, em dividida com Élber, mas não deve ser problema para encarar o Araxá. De qualquer forma, Egídio está de sobreaviso. "Tenho a convicção que o Éverton vai jogar", disse o técnico Marcelo Oliveira.

Variações

Mesmo tendo confirmado que Vinícius Araújo será o substituto de Anselmo Ramon, contundido, o treinador celeste testou também o time com Borges formando dupla de ataque com Dagoberto. Os dois jogadores fizeram algumas boas jogadas, fazendo lembrar a época em que atuaram juntos no São Paulo, sendo bicampeões brasileiros.

O ADVERSÁRIO
Novidade no Ganso

Na tentativa de por fim à sequência de três derrotas, o técnico do Araxá, Flávio Lopes, decidiu lançar mão de um jogador que acaba de chegar ao clube, o zagueiro Rodrigão Paulista. Ele foi apresentado esta semana, ao lado do atacante Roberto Jacaré, e vai substituir Amarildo, que sofreu estiramento muscular na coxa direita. Rodrigão Paulista, de 29 anos, estava no Novo Hamburgo-RS e deverá formar o trio de zagueiros com Rodrigão e Carlão. Outro defensor contratado recentemente pelo Ganso foi Diego Rafael, que deve ficar no banco de reservas, o mesmo ocorrendo com Roberto Jacaré, que estava na Catanduvense-SP e passou por equipes como Uberlândia, Ipatinga, Mogi-Mirin e Asa de Arapiraca.