Futebol Nacional
None

Araxá x Cruzeiro

Duas décadas de espera

Cruzeiro e Araxá voltam a se enfrentar depois de 20 anos. Raposa busca a vitória para continuar isolado na liderança, enquanto o Ganso tenta dar fim a série de três derrotas

postado em 10/03/2013 08:29

Marcos Michelin/EM/D.A Press
Depois de jogar pela primeira vez contra o Tombense (e vencer), o Cruzeiro encara hoje um adversário que há muito ele não enfrenta: o Araxá. As duas equipes medem forças a partir das 16h, no Estádio Fausto Alvim, na cidade do Alto Paranaíba, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. O último confronto entre os dois times foi há quase 20 anos: em 13 de maio de 1993, vencido pelo time celeste por 1 a 0 no Independência. Em Araxá, o derradeiro encontro tem ainda mais tempo – um empate sem gols em 25 de abril do mesmo ano. As duas partidas foram pelo Estadual.

Além da liderança isolada do Mineiro e a invencibilidade na temporada, a Raposa defenderá o tabu de nunca ter perdido para o Ganso. Em 21 jogos, foram 14 vitórias celestes e sete empates.

Apesar do retrospecto favorável, ninguém na Toca da Raposa II espera facilidade, pelo contrário. A expectativa é de que os celestes encarem uma forte retranca, comportamento comum às equipes do interior que enfrentam o Cruzeiro. Para o Araxá, o empate em casa daria fim à sequência de três derrotas seguidas.

Para conseguir a primeira vitória na temporada longe do Mineirão, o técnico Marcelo Oliveira tem a receita: "Precisamos ter paciência e usar a velocidade quando possível. Quando eles estiverem fechados, temos de valorizar a posse de bola, fazer inversões de jogo, até encontrar o espaço para entrar na defesa deles".

O treinador cruzeirense aponta também as cobranças de falta e escanteio como boas opções para superar a barreira que o adversário deverá tentar formar. Por isso, treinou bastante esse tipo de jogada durante a semana, com bom aproveitamento.

Já com a bola rolando, a aposta é em uma nova dupla de ataque, formada pelo jovem Vinícius Araújo, que pela primeira vez será titular do time profissional, e o experiente Dagoberto, que recupera a posição depois de atuação apenas mediana no empate sem gols com o Guarani, entrando no lugar de Luan.

Aos 20 anos, o prata da casa espera mostrar que pode ser o titular mesmo quando Anselmo Ramon estiver recuperado de contusão muscular na coxa esquerda. E, assim, ganhar também a disputa com atletas mais rodados, caso de Borges, seu concorrente direto.

“Vejo esta como a oportunidade da minha vida. Se não der na técnica, vai na raça, mas tenho de conseguir ajudar o Cruzeiro a voltar de lá com a vitória”, afirma o atacante.

DEFESA
Além do ataque, Marcelo Oliveira muda também a defesa. Novamente sem Bruno Rodrigo (que se recupera de contusão na coxa direita), a aposta da vez é Nirley, que estreia com a camisa celeste. Com isso, Thiago Carvalho volta para o banco.

No meio-campo, Éverton Ribeiro novamente divide com Diego Souza a responsabilidade pela armação das jogadas. Ele se diz bastante entusiasmado, pois na partida passada marcou seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro, depois de assistência de Vinícius Araújo. "Espero poder retribuir deixando o Vinícius na cara do gol e contribuindo para a gente sair vencedor", diz o armador.


O adversário

Rodrigão estreia na zaga


O Araxá estreou no Mineiro vencendo o América, no Fausto Alvim. Depois disso, porém, decepcionou sua torcida, perdendo para Atlético, América de Teófilo Otoni e Caldense, o que o fez cair para a 10ª posição, com o mesmo número de pontos que o Dragão – deixa o time do Vale do Mucuri na zona de rebaixamento apenas por levar vantagem no saldo de gols. A má campanha custou o cargo ao técnico Ney da Mata, substituído por Flávio Lopes desde a rodada passada. Para o jogo de hoje, a novidade é a estreia do zagueiro Rodrigão Paulista. Ele substitui Amarildo, que sofreu estiramento muscular na coxa direita. Para atacar o Cruzeiro, o treinador aposta no jovem Breitner, emprestado pelo Santos, e no experiente Fabrício Carvalho. Antes da partida, o Ganso apresentará o atacante Soares, que passou pelo próprio Cruzeiro, além de Fluminense e Grêmio.

Tags: interiormg