Futebol Nacional
None

Em tarde de Borges, Cruzeiro vence Araxá e mantém liderança isolada do Mineiro

Cruzeiro teve dificuldades no Fausto Alvim, mas força do banco foi decisiva na virada

postado em 10/03/2013 17:09 / atualizado em 11/03/2013 08:30

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

O Cruzeiro entrou em campo para defender a liderança do Campeonato Mineiro e buscar a primeira vitória como visitante na competição. Em tarde de muitos gols no Estádio Fausto Alvim, o time de Marcelo Oliveira virou o marcador e superou o Araxá graças a inspiração do atacante Borges. Escalado no segundo tempo, o goleador marcou duas vezes e garantiu a vitória por 3 a 2.

Pressionado pela proximidade com a zona de rebaixamento, o Araxá impôs dificuldades ao Cruzeiro e terminou o primeiro tempo com vantagem no marcador. O zagueiro Rodrigão Paulista aproveitou cobrança de escanteio para marcar de cabeça.

Aos 14 minutos do segundo tempo, um lance recarregou as energias celestes. Após expulsão do zagueiro Carlão, o Araxá viu as alterações de Marcelo Oliveira surtirem efeito, com as entradas de Borges e Élber, e o time azul virou a partida. O centroavante, que recupera a forma física ideal, foi o herói do jogo com dois gols. Antes dos tentos de Borges, o zagueiro Paulão Caveirão havia marcado o primeiro gol da Raposa. De pênalti, Fabrício Carvalho fez o segundo do Araxá.

Com a vitória, o Cruzeiro garante a liderança isolada da competição e consegue a primeira vitória como visitante. A Raposa soma agora 13 pontos e na próxima rodada testa novamente a força fora de casa diante do Boa Esporte, em Varginha. Com risco de terminar a rodada na zona de descenso, o Ganso encara o Villa Nova, novamente no Fausto Alvim, e torce contra América-TO e Guarani para não entrar na zona de rebaixamento.

Primeiro tempo

Rodrigo Clemente EM DA PRESS
Com um minuto de jogo, a torcida do Araxá fez pressão para a marcação de um pênalti de Nilton em Osvaldir, mas o árbitro Cleisson Veloso não assinalou falta, acertando na marcação. A primeira finalização celeste foi aos quatro minutos. Após troca de passes envolvendo vários jogadores, Everton Ribeiro arrematou para a defesa de Marcelo Cruz.

Em arrancada pelo meio, Diego Souza ia em direção a grande área do Ganso quando foi derrubado por Bruno Moreno. Porém, a cobrança da falta não foi bem ensaiada e a defesa cortou o chute de Nilton.

O Cruzeiro apresentou bom volume de jogo no início, mas a resposta do Araxá vinha em contra-ataques rápidos. Em um deles, Bruno Moreno chutou por cima do gol de Fábio. O atacante Evandro foi outro a arriscar contra a meta celeste, porém, dessa vez, Fábio foi obrigado a defender em dois tempos.

Treze minutos após a torcida do Ganso cobrar um pênalti, os cruzeirenses tiveram seu momento de reclamação. Em dividida de Dagoberto na área, os torcedores pediram a penalidade. No lance seguinte, Fabrício Carvalho desperdiçou boa chance de abrir o placar a favor do Alvinegro.

Em jogada individual de Evandro, Fábio teve que se esticar para evitar que o chute entrasse no canto direito. Esse foi o terceiro lance de perigo do Ganso em 20 minutos de partida. Em duas chegadas consecutivas, com Ceará e Paulão, time azul respondeu às tentativas dos donos da casa, mas ambas foram para fora.

O lado direito do campo das duas equipes era o mais explorado nas investidas. Em uma delas, Everton Ribeiro recebeu de Dagoberto e parou novamente em Marcelo Cruz. O pedido feito por Everton Ribeiro para que a equipe aproveitasse bem as oportunidades de falta não foi bem executado no primeiro tempo. Em duas chances, Nilton e Dagoberto não conseguiram concluir.

No fim do primeiro tempo houve o lance mais perigoso do primeiro tempo. Em chute de Everton, a bola mudou a direção no “montinho artilheiro” e, após desviar no braço de Marcelo Cruz, passou por cima do travessão.

As principais emoções do jogo vieram no fim do primeiro tempo. Depois de lambança de Fábio, o goleiro não conseguiu afastar a bola e Nirley tirou em cima da linha o gol de Fabrício Carvalho. O castigo azul veio na sequência da jogada. Após escanteio, o estreante Rodrigão Paulista subiu mais alto que todos os marcadores e fez de cabeça o gol do Araxá: 1 a 0.

Segundo tempo

Os dois clubes voltaram sem alterações do vestiário. Com um minuto da etapa final, o Araxá mostrou que iria explorar a velocidade. Em jogada rápida, Bruno Moreno recebeu de Fabrício Carvalho e finalizou, mas o goleiro celeste defendeu.

Apesar da vantagem parcial, o Araxá não diminuiu as investidas ofensivas em campo. Por outro lado, o Cruzeiro tentava se adaptar às irregularidades do gramado do Fausto Alvim para chegar ao gol adversário. Porém, Dagoberto e Diego Souza tinham dificuldades em concluir as jogadas.

O zagueiro Paulão quase aproveitou uma chance de cabeça. Contudo, o defensor mandou para fora a bola alçada por Dagoberto, após o mesmo receber falta perto da área.

Passados 14 minutos do segundo tempo, Marcelo Oliveira decidiu mexer em duas peças do time. Em tarde apagada, Dagoberto e Vinícius Araújo saíram para a entrada de Borges e Élber, respectivamente.

Na primeira jogada em que disputou, Élber sofreu falta de Carlão e o zagueiro foi expulso. O lance quase originou o gol de empate, mas passou rente à trave o desvio de Nilton. Para recompor o sistema defensivo, que começou com três zagueiros, o técnico Flávio Lopes colocou Bruno Matavelli no lugar do venezuelano Breitner.

A pressão celeste surtiu efeito depois de escanteio originado em chute de Borges. Na cobrança, o zagueiro Paulão pegou a sobra de primeira e igualou o marcador: 1 a 1. Dois minutos depois, Diego Souza arrancou no meio da defesa e tocou para Borges, que girou de perna esquerda para determinar a virada: 2 a 1.

O estreante Nirley cometeu um pênalti infantil em Fabrício Carvalho aos 22 minutos. Depois de girar sobre o adversário, o centroavante foi tocado e caiu na área. Na cobrança, Fabrício Carvalho deslocou Fábio e deixou tudo igual: 2 a 2.

Dúvida durante a semana, o lateral Everton saiu após o gol de empate para dar lugar a Luan. Depois de jogada individual de Diego Souza, Borges aproveitou o rebote do goleiro e a cochilada do zagueiro para fazer o terceiro gol celeste: 3 a 2.

Apesar da virada, a defesa celeste apresentou falhas no jogo aéreo. No fim da partida, Fabrício Carvalho fica livre na pequena área, mas não alcança a bola para empatar. De positivo fica a força do banco de reservas celeste, que mais uma vez contribui para a equipe somar três pontos.

Araxá 2 x 3 Cruzeiro

Araxá
Marcelo Cruz, Rodrigão, Rodrigão Paulista, Carlão, Osvaldir e Fabiano; Balduíno, Bruno Moreno e Breitner (Bruno Matavelli); Evandro (Michel Cury) e Fabrício Carvalho.
Técnico: Flávio Lopes

Cruzeiro
Fábio, Ceará, Nirley, Paulão e Everton (Luan); Leandro Guerreiro, Nilton, Diego Souza e Everton Ribeiro; Dagoberto (Élber) e Vinícius Araújo (Borges).
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Fausto Alvim
Data: 10 de março de 2013, às 16h
Gols: Rodrigão Paulista, aos 45 minutos (primeiro tempo). Paulão, aos 18 minutos; Borges, aos 20 minutos; Fabrício Carvalho; aos 23 minutos e Borges, aos 28 minutos.
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Frederico Soares Vilarinho.
Cartão amarelo: Bruno Moreno, Carlão, Rodrigão Paulista (Araxá) - Everton (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Carlão (Araxá)
Pagantes: 5.000
Renda:R$ 186 mil