Futebol Nacional
None

À vontade no Melão

Time celeste sente-se em casa jogando em Varginha e contará com trio vencedor para derrotar o Boa e manter a ponta do Estadual

postado em 17/03/2013 10:28

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O Cruzeiro defende a liderança do Campeonato Mineiro diante do Boa, hoje, às 16h, no Estádio Melão, em Varginha, onde vem se dando bem nos últimos tempos. O clube escolheu a cidade do Sul de Minas para mandar seus jogos no ano passado, quando foi punido com perda de mando de campo no Campeonato Brasileiro por mau comportamento da torcida, e conseguiu bons resultados, saindo invicto, com três vitórias e dois empates.

Mas o bom retrospecto do time celeste na terra do ET vem de muito antes disso. A última derrota lá foi há 16 anos, em 3 de março de 1996, quando foi goleado por 3 a 0 pelo América, em jogo válido pelo Campeonato Mineiro. Desde então, foram cinco triunfos e dois empates. No retrospecto geral, a vantagem celeste também é grande, com 13 vitórias e quatro empates em 20 jogos. Levando-se em conta apenas os jogos no Melão, foram oito vitórias e três empates em 14 jogos.

Para continuar se sentindo em casa em Varginha, o técnico Marcelo Oliveira aposta na escalação de três dos jogadores mais laureados do grupo celeste: o armador Diego Souza e os atacantes Dagoberto e Borges. Será a primeira vez que os três começam jogando uma partida juntos e a expectativa é que consigam levar o time celeste à quinta vitória em seis jogos no Estadual.

“O Melão é um bom estádio, com campo bom, amplo, que nos dá condições de fazer um grande jogo. A dificuldade virá mesmo é do adversário, mas estamos preparados para superar os obstáculos que nos forem impostos”, diz o treinador celeste.

Os jogadores também estão otimistas. Com experiência de ter atuado em duas oportunidades pelo Cruzeiro em Varginha, Borges não vê a hora de entrar em campo. Afinal, recuperou-se de cirurgia no tornozelo direito e pela primeira vez será titular este ano. Além disso, ele ficou especialmente motivado depois de marcar duas vezes contra o Araxá, sendo fundamental para que o Cruzeiro voltasse do Alto Paranaíba com três pontos.

Hoje, acredita na reedição da dupla com Dagoberto para voltar a deixar os cruzeirenses felizes. “Estou alegre por voltar a jogar. Tive uma boa semana de trabalho ao lado do Dagoberto, com quem joguei junto praticamente três anos, e esperamos que possa ser como foi no São Paulo, conquistando muitos títulos aqui no Cruzeiro”, afirma o atacante.

Além do velho companheiro, ele é só elogios a Diego Souza, que teve participação direta nos dois gols que marcou há uma semana. No primeiro, Diego fez grande jogada e deixou Borges na cara do gol. No segundo, o atacante pegou rebote depois de chute do armador. “O Diego Souza tem características raras no futebol, é um cara que, quando fica de frente (para o campo adversário), tem muita força, arrancada, visão de jogo, sabe fazer tabelas. Certamente, ele vai ser um dos grandes jogadores do Cruzeiro.”

NOVO LATERAL Na defesa, a novidade é a entrada de Egídio na lateral esquerda, no lugar de Éverton, que reclamou dor no joelho esquerdo. Para Marcelo Oliveira, isso não afetará a maneira de jogar da equipe. “O Egídio dribla bem e sabe bater na bola. Lamentamos a saída do Éverton, que vinha bem, mas confiamos em quem está entrando”, argumenta o treinador.

Coruja a perigo

O Boa está em situação complicada na tabela do Campeonato Mineiro: em cinco jogos, conquistou apenas quatro pontos e corre sério risco de rebaixamento para o Módulo II. Para piorar, a equipe de Varginha vem de três derrotas seguidas: Tupi (2 a 1), Villa Nova (3 a 1) e Tombense (2 a 1). Por isso, a ordem é vencer o Cruzeiro hoje e o jogo da próxima rodada, também no Melão, contra o Araxá, para respirar na competição e, a partir daí, sonhar com o grupo dos quatro primeiros e a consequente classificação para as semifinais do Estadual. O técnico Sidney Moraes guarda a escalação do Boa a sete chaves e pretende revelá-la minutos antes da partida, mas o ataque deve ser formado novamente por Betinho e Fernando Karanga, com o experiente Marcelinho Paraíba recuado para armar as jogadas. Os desfalques são o zagueiro Neylor e o lateral-direito Sheslon, contundidos.

FICHA TÉCNICA

Boa x Cruzeiro
Boa: Douglas; Robert, Leandro Camilo, Carciano e Aírton; Neílson, Marabá, Radamés e Marcelinho Paraíba; Betinho e Fernando Karanga
Técnico: Sidney Moraes
Cruzeiro: Fábio; Ceará, Nirley, Paulão e Éverton; Leandro Guerreiro, Nílton, Éverton Ribeiro e Diego Souza; Dagoberto e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira
Horário: 16h
Estádio: Melão
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago e Flamarion Sócrates da Silva
TV: Globo e pay-per-view
Ingressos: Arquibancada, R$ 40. Menores de 12 anos, maiores de 60 e estudantes pagam a metade

A CHAVE DO JOGO

Depois de boa participação diante do Araxá, quando participou de dois dos três gols da equipe celeste, o armador Diego Souza volta a ser o responsável por ditar o ritmo do Cruzeiro, desta vez em Varginha. O jogador espera forte marcação mais uma vez, mas acredita que, com mais ritmo de jogo, possa render ainda mais