Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Vitória da ousadia

Técnico troca zagueiro Paulão por Ricardo Goulart, que marca o gol do triunfo

postado em 25/03/2013 07:58 / atualizado em 25/03/2013 08:50

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Como já havia ocorrido diante do Araxá, um jogador que começou no banco de reservas garantiu a vitória do Cruzeiro sobre a Caldense, por 2 a 1, de virada, na tarde desse domingo, no Mineirão, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Se no jogo no Alto Paranaíba foi Borges quem garantiu os três pontos ao marcar duas vezes, desta vez foi o armador Ricardo Goulart quem deixou o campo ovacionado, ao fazer, de cabeça, aos 37min do segundo tempo, o tento que poderia ter custado a liderança isolada da competição.

Assim, o time celeste segue soberano e praticamente garantido nas semifinais do Estadual, agora com 19 pontos. Matematicamente, a classificação poderá ser assegurada sábado, quando a Raposa visita o Villa Nova, terceiro colocado, em Nova Lima.

Para isso, a equipe terá de jogar bem mais que ontem, quando cometeu muitos erros e por pouco não perdeu pontos preciosos e até a invencibilidade. “Temos de comemorar os três pontos, mas com a consciência de que temos muito a melhorar. Vamos trabalhar ainda mais para obtermos vitórias de forma mais natural, sem tanto sofrimento”, afirmou o técnico Marcelo Oliveira, cujas mexidas foram fundamentais para a conquista do resultado positivo.

O jogo começou bem aberto. O Cruzeiro tentou com Diego Souza aos 4min e aos 13min em chutes rasteiros, sendo que o primeiro passou rente à trave e o segundo foi desviado por Glaysson, revelado na base da equipe celeste. A Caldense, por sua vez, ameaçou aos 9min, com Chimba, também de fora da área, para boa defesa de Fábio.

Aos 20min, porém, o goleiro celeste não conseguiu evitar que Nena abrisse o marcador em cobrança de pênalti de Paulão em Chimba. O atacante da Veterana bateu rasteiro, sem chance de defesa.

Mesmo sem jogar bem, o time da casa quase empatou em cabeçada de Nílton. Glaysson, em defesa espetacular, colocou pela linha de fundo. Aos 32min, foi a vez de Vinícius Araújo testar, assustando o goleiro adversário. Ainda na etapa inicial, aos 45min, Diego Souza teve a chance de empatar. Porém, cabeceou por cima.

MEXIDAS E VIRADA


O Cruzeiro voltou para o segundo tempo bastante ofensivo, mas só levou perigo mesmo ao gol de Glaysson aos 20min, quando Élber e Tinga já haviam entrado nos lugares de Diego Souza e Nílton, respectivamente. Éverton Ribeiro fez boa jogada, mas chutou para fora.

Logo em seguida Marcelo Oliveira colocou Ricardo Goulart no lugar do zagueiro Paulão. A ousadia se mostrou acertada e por pouco o empate não saiu aos 26min, quando Dagoberto recebeu livre na área e bateu colocado, para nova boa defesa do goleiro do time de Poços de Caldas.

Um minuto mais tarde, o mesmo Dagoberto entrou costurando na área e caiu depois de disputar com Júlio César, com o árbitro marcando pênalti. O próprio atacante cobrou forte e marcou.

O empate deu mais força ao time celeste, que virou aos 37min. Depois de cruzamento de Élber, Ricardo Goulart cabeceou com estilo, vencendo Glaysson. Os jogadores da Caldense reclamaram de impedimento, que não aconteceu.

“Fico feliz por ter marcado meu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro, ainda mais sendo no Mineirão. Além disso, pude ajudar o Cruzeiro em uma partida tão difícil”, declarou Ricardo Goulart, que luta pela vaga de titular.

Cruzeiro 2 X 1 Caldense

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Leo, Paulão (Ricardo Goulart 21 do 2º) e Éverton; Leandro Guerreiro, Nílton (Tinga 11 do 2º), Éverton Ribeiro e Diego Souza (Élber 11 do 2º); Dagoberto e Vinícius Araújo
Técnico: Marcelo Oliveira

Caldense

Glaysson; Felijão, Júlio César, Paulão e Cris; Edmílson, Rossini (Luisinho 34 do 2º), Maxssuel, Éwerton Maradona (Rodrigo 24 do 2º) e Chimba (Tinga 14 do 2º); Nena
Técnico: Tarcísio Pugliese

Estádio: Mineirão
Gols: Nena 20 do 1º; Dagoberto 28 e Ricardo Goular 37 do 2º
Árbitro: Igor Junio Benevenuto
Assitentes: Janette Mara Arcanjo e Marconi Helbert Vieira
Cartão amarelo: Paulão (Cruzeiro), Cris, Rossini, Ceará, Edmílson, Dagoberto, Paulão, Feijão e Glaysson (Caldense)
Pagantes: 17.329
Renda: R$ 728.640

VIVA
Para o técnico Marcelo Oliveira, que fez as mexidas certas

VAIA
Para a placa que indica as substituições no Mineirão. Foi impossível saber quem sairia

HERÓI DO JOGO
Sem muitas chances depois que Diego Souza teve a situação regularizada, o armador Ricardo Goulart mostrou que pode ser útil ao time celeste. Além de marcar o gol da vitória, em bela cabeçada, o jogador criou algumas boas jogadas e deixa a torcida com a certeza de que, quando o titular não puder atuar, será bem substituído.

Tags: dagoberto caldense oliveira marcelo mineiro campeonato cruzeiro