Futebol Nacional
None

Sem arapuca no alçapão

Cruzeiro faz preparação especial para não ser surpreendido pelo Villa, no Castor Cifuentes

postado em 29/03/2013 08:16

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

O Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, recebeu melhorias desde a última vez em que o Cruzeiro esteve lá, em 2 de fevereiro de 2011, inclusive no gramado, cuja condição era considerada péssima. Mesmo assim a equipe celeste está preparada para encarar muitas adversidades diante do Villa Nova, amanhã, às 18h30, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro.

Como apenas quatro jogadores estavam naquela equipe de dois anos atrás – o goleiro Fábio, o zagueiro Leo e os volantes Leandro Guerreiro e Henrique, o técnico Marcelo Oliveira tomou alguns cuidados na preparação do time. Nos dois treinos coletivos que comandou quarta-feira e ontem, ele diminuiu bastante o tamanho do campo e exigiu muita atenção nas jogadas aéreas, inclusive em cobranças de laterais, tudo para simular as condições do Alçapão do Bonfim.

“Jogar em Nova Lima é sempre complicado. O campo é pequeno, exige muita competitividade das equipes. Mas vamos lá imbuídos do espírito de competição para tentar vencer mais uma partida”, afirma o treinador celeste.

Justamente pelas características das partidas em Nova Lima, todos os cruzeirenses esperam que se exija mais transpiração que inspiração amanhã. Para quem esteve lá, o conselho é mesmo se empenhar muito. “Lá é um jogo de muita marcação. Parece que este ano o gramado está um pouco melhor, mas vamos ter de nos adaptar o mais rápido possível ao campo. Afinal, vamos enfrentar uma equipe que está bem, que tem a melhor defesa do campeonato e que vai nos exigir muito”, avisou Leandro Guerreiro.

Nova Lima traz boas recordações ao volante. Foi lá que ele estreou com a camisa da Raposa, ajudando na vitória por 1 a 0, pela segunda rodada do Estadual`2011, gol de André Dias, aos 41min do segundo tempo. “Lembro que foi um jogo muito difícil, complicado, no qual só conseguimos marcar no fim. Foi um gol suado, mas que nos deu a vitória. É isso que temos de fazer, buscar o resultado o tempo todo.”

Além das condições do Alçapão do Bonfim, ele ressalta que os times de fora de Belo Horizonte costumam se motivar especialmente para encarar o Cruzeiro. “São profissionais que querem estar aqui, no nosso lugar. Então, temos de correr mais que eles, no empenhar mais que eles, para sairmos com a vitória”, diz o jogador.

OBJETIVO O jogo de amanhã coloca frente a frente os dois únicos invictos do Campeonato Mineiro. Se vencer, o Cruzeiro garantirá matematicamente a classificação às semifinais. Mas o time celeste tem outros objetivos.
“Queremos não só a classificação, mas também seguir invictos e garantir o primeiro lugar, que nos dará vantagens nas outras fases”, explica Leandro Guerreiro.


E mais...

• Borges de volta

Para o jogo de amanhã, o Cruzeiro contará com a volta do atacante Borges, recuperado de contratura na coxa esquerda. Assim, o jovem Vinícius Araújo volta para o banco de reservas.

• Para evitar problemas
Se adaptar rapidamente ao gramado reduzido;
Preferência por toques de primeira;
Atenção à bola aérea, tanto ofensiva quanto defensiva;
Evitar cometer faltas próximo à própria área;
Tentar arremates de fora da área;
Marcar a saída de bola do adversário, encurtando espaço;
Relevar a pressão da torcida, que fica bem perto do campo.