Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Mudando o foco

Cruzeiro esquece momentaneamente o Estadual e pensa na estreia da Copa do Brasil

postado em 09/04/2013 08:00

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Líder invicto do Campeonato Mineiro, com oito vitórias em nove jogos que disputou, o Cruzeiro “muda o chip” para a Copa do Brasil, na qual estreia amanhã, às 22h, enfrentando o CSA-AL, em Maceió. O time celeste vai em busca de seu quinto título, o que o deixaria como o maior ganhador da história da competição, mantendo o Grêmio com quatro. Para isso, conta com profissionais acostumados ao sistema de mata-mata e que já obtiveram sucesso na competição, seja conquistando-a, seja chegando à final.

Um deles é o técnico Marcelo Oliveira, que levou o Coritiba às últimas duas finais do torneio, tendo perdido a primeira, em 2011, para o Vasco, e a do ano passado para o Palmeiras. O treinador acredita ter aprendido como se ganha a competição e espera provar isso com a Raposa.

Já entre os jogadores, o goleiro Fábio foi campeão em 2000 com a própria equipe do Barro Preto, na época reserva de André. Já o zagueiro Bruno Rodrigo conquistou a taça em 2010, defendendo o Santos, e espera repetir a façanha agora. “Na Copa do Brasil você tem de encarar cada partida como uma final, pois uma noite ruim pode significar tchau e bênção”, argumenta o defensor, que, como outros atletas, espera ajudar o comandante a finalmente levantar o troféu da segunda competição mais importante do país. “O Marcelo Oliveira merece esse título. Ele bateu na trave duas vezes e chegou a hora de ganhá-lo.”

No meio, o Cruzeiro conta com muitos atletas que já sentiram o sabor da conquista da Copa do Brasil. O volante Nílton foi um dos responsáveis por frustrar os planos de Marcelo Oliveira em 2011, vencendo o Coritiba na final pelo Vasco. “Vamos procurar começar com o pé direito, pois é uma competição importante para o clube e também para a carreira de qualquer jogador”, frisou o jogador, que voltou a atuar ao lado de um atleta com o qual foi campeão há dois anos, o armador Diego Souza, que já havia vencico o torneio em 2006, pelo Flamengo.

Quem também conquistou o título com o rubro-negro há sete anos foi o lateral-esquerdo Egídio, que deve começar no banco de reservas amanhã. Outro que é opção para Marcelo Oliveira e que já foi campeão é o volante e armador Tinga, cujo currículo ostenta duas conquistas, em 1997 e 2001, ambas pelo Grêmio. Já o atacante Luan, campeão com o Palmeiras no ano passado, continua se recuperando de contusão.

Já o armador Éverton Ribeiro vai começar jogando e espera ajudar a equipe com a experiência adquirida nas campanhas de 2011 e 2012 pelo Coritiba. “Temos muitos jogadores que já ganharam a Copa do Brasil e outros acostumados a disputá-la, o que é muito importante para quem quer ser campeão. Vamos procurar ir bem desde o começo, pois o Cruzeiro, quando entra em uma competição, é para ganhá-la”, declara.

VIAGEM E DÚVIDA
A delegação celeste embarcou no início da tarde de ontem para a capital alagoana, onde treina hoje, às 16h, no CT do Corinthians local. A dúvida fica entre a permanência de Ricardo Goulart, que vem jogando bem, ou a volta de Dagoberto, que cumpriu suspensão no clássico contra o América, domingo, por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Além deles integram a delegação os goleiros Fábio e Rafael; os laterais Ceará, Egídio e Éverton; os zagueiros Bruno Rodrigo, Léo e Thiago Carvalho; os volantes Leandro Guerreiro, Nílton e Uélliton; os armadores Diego Souza, Élber, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Tinga; e os atacantes Ananias, Borges, Dagoberto e Vinícius Araújo. Dois serão cortados antes do jogo.

MEMÓRIA
Adversário já foi eliminado, em 95
O Cruzeiro já enfrentou o CSA-AL em uma primeira fase de Copa do Brasil. Foi na edição de 1995, quando era treinado por Carlos Alberto Silva. No primeiro jogo, em 3 de março, a Raposa fez 2 a 1 no Estádio Rei Pelé, em Maceió, gols de Marcelo Ramos e Cleison. Já na partida de volta, 21 dias depois, goleou por 4 a 0, no Mineirão, gols de Cleison, Nonato, Dinei e Serginho. Em outras quatro oportunidades as duas equipes mediram força, todas pelo Campeonato Brasileiro, com três vitórias celestes e uma do time alagoano, em 1979, em Maceió.