Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Olho vivo com o Leão para manter o brilho

Cruzeiro atingiu o primeiro objetivo que traçou para 2013

postado em 23/04/2013 08:00 / atualizado em 23/04/2013 08:15

EM/D.A Press
Melhor equipe da fase de classificação do Campeonato Mineiro e única invicto na temporada entre os participantes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro atingiu o primeiro objetivo que traçou para 2013. Mas sabe que isso de nada adiantará se ele tropeçar no Villa Nova nas semifinais – o time celeste tem a vantagem de se classificar com dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, o mesmo ocorrendo se avançar à decisão.

Justamente por saber que ainda não conquistaram nada, os jogadores prometem atenção redobrada. “Temos de ter ainda mais concentração, a partir de agora qualquer erro pode ser fatal. O Villa Nova é uma equipe muito qualificada e precisamos estar atentos para chegar à final”, afirma Nílton, contratado este ano e titular desde o primeiro jogo. Além do volante, o clube contratou outros 14 atletas, o mais recente deles o zagueiro Dedé. Apesar de tantas caras novas, conseguiu bons resultados desde o início. “Nosso time se entrosou rápido e vamos continuar trabalhando para melhorar mais. Ter jogadores de qualidade facilita”, comenta Nílton.

Com o time classificado antecipadamente às semifinais, o técnico Marcelo Oliveira decidiu poupar alguns titulares na vitória sobre o Tupi domingo, em Juiz de Fora. Mesmo sem o goleiro Fábio, o lateral-direito Ceará, o volante Leandro Guerreiro e o armador Ricardo Goulart, além do lateral-esquerdo Éverton e do armador Éverton Ribeiro, suspensos, a Raposa não teve dificuldades para fazer 2 a 0 e ratificar a condição de melhor time do Estadual. “O esquema com três volantes funcionou bem, até por preencher o meio-campo, ainda mais com jogadores ágeis como temos. Agora, com a volta de todo mundo, seremos ainda mais fortes. Vamos dar continuidade ao trabalho e entrar concentrados no mata-mata”, diz Nílton.

Em Juiz de Fora, ele atuou mais recuado, como primeiro volante, cabendo a Tinga e Lucas Silva a função de sair mais para o jogo. Para Nílton, não foi surpresa, pois já havia jogado assim no Vasco. “Voltei um pouco às origens. É uma função gostosa, gosto de marcar. E também facilita para aparecer na frente como elemento surpresa.” O jogador luta para marcar seu primeiro gol com a camisa celeste. “Tive uma oportunidade, mas fui travado na hora do chute. Tomara que saia nas semifinais.”

MUDANÇA

Para o primeiro jogo contra o Leão, o Cruzeiro não contará com o atacante Borges, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão. Anselmo Ramon, que entrou durante a partida diante do Tupi, é o mais cotado para jogar, com chance também para o jovem Vinícius Araújo.

E MAIS...

Velhos tempos
Os jogadores do Cruzeiro iniciam hoje à tarde a preparação para pegar o Villa Nova, mas em local diferente do habitual. Com a Toca da Raposa II cedida à Seleção do Chile, que fará amistoso com o Brasil amanhã, no Mineirão, as atividades celestes serão na Toca I, principal centro de treinamentos do clube até 2002. A última vez que a equipe principal esteve lá foi em jogo-treino com o Tupi em janeiro, vencido por 3 a 1.

Novo comando
O Cruzeiro anunciou nessa segunda-feira que o conselheiro Bruno Vicintin assumiu a função de superintendente das categorias de base. Engenheiro e empresário, ele já vinha contribuindo com a diretoria em caráter não oficial. “A intenção é somar e seguir ajudando. No último ano o Cruzeiro subiu seis jogadores para o profissional, e agora vamos buscar continuar esse trabalho, que tem sido muito benfeito na base do clube”, afirmou o dirigente, autor do livro Jogos imortais, lançado em 2007, que conta a história de 86 confrontos marcantes da equipe na era Mineirão.