Futebol Nacional
None

Vantagem só no papel

Se teve aproveitamento impressionante na primeira fase, time celeste ignora a possibilidade de avançar à final com dois empates e promete comportamento ofensivo

postado em 28/04/2013 08:30

(Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O Cruzeiro começa a colocar à prova hoje, às 16h, diante do Villa Nova, em Nova Lima, a condição de melhor time do Campeonato Mineiro. Com excelente aproveitamento de 94% na primeira fase, na qual teve também o melhor ataque e a melhor defesa, o time celeste sabe que nada disso terá valido a pena se não passar pelo Leão do Bonfim e ao menos chegar à decisão do Estadual.

Por isso, a promessa é de entrega total por parte dos cruzeirenses, que querem conquistar um bom resultado hoje, para terem tranqulidade no confronto da volta, marcado para 8 de maio, no Mineirão. Antes, na quarta-feira, o time enfrentará o Resende-RJ, em Volta Redonda, na partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil.

“Nossa equipe demonstra um crescimento muito grande na competição e agora é aquela fase gostosa, que todos os jogadores esperam. Estamos fazendo bons jogos. Vamos pôr em prática o nosso futebol para conquistar os resultados que nos interessam”, diz o atacante Dagoberto. Ele é um dos artilheiros da Raposa na temporada, com sete gols, mesmo número marcado por Borges, que não atuará por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Porém, a ausência do companheiro de ataque não tira o otimismo do jogador, que aposta no bom entrosamento com Anselmo Ramon para continuar dando alegria aos torcedores. “Eu vejo que os dois têm aspectos parecidos pelo modo que jogam, protegem, trombam, disputam a bola sempre. O Borges está numa boa fase, mas o Anselmo é um bom jogador e vai nos ajudar também”, declara.

Como atuou em Nova Lima no jogo da primeira fase, Dagoberto sabe bem o que o espera hoje no Alçapão do Bonfim: um jogo travado, de muito contato, diante de uma equipe bem treinada. Assim, não esconde que preferia jogar em um estádio melhor, como o Independência, como chegou a ser marcado pela Federação Mineira de Futebol, mas acredita que o time celeste está preparado para superar os desafios. “Seria de bom senso se nos enfrentássemos num estádio maior, o espetáculo seria melhor. Mas estamos preparados para nos impor, independentemente do local.”

RETORNOS

Para conquistar a vitória e ficar muito próximo da final, o Cruzeiro conta com a volta do lateral-esquerdo Éverton e do armador Éverton Ribeiro, que cumpriram suspensão. Já o lateral-direito Ceará e o volante Leandro Guerreiro, poupados diante do Tupi, também começam jogando, enquanto o armador Ricardo Goulart, que marcou dois gols no jogo da primeira fase, fica como opção no banco de reservas. "Vai ser novamente um jogo de muito combate, marcação acirrada, o Villa tentando nos atacar. E nós tentando fazer o nosso jogo, marcando e atacando. Como é mata-mata, temos que criar a estratégia para trazer a decisão para Belo Horizonte. Se possível, com vitória. Caso contrário, o melhor placar", afirma o técnico Marcelo Oliveira.

Para tentar fazer o time se adaptar rapidamente ao campo do Alçapão do Bonfim, ele reduziu a dimensão de um dos gramados da Toca da Raposa II na sexta-feira. Além disso, exigiu muito de seus atletas em cobranças de faltas, tanto ofensiva quanto defensivamente. "A bola parada tem decidido jogos, ainda mais em um campo menor", justifica o treinador.

Villa Nova X Cruzeiro

Villa Nova
Thiago Braga; Rodrigo Dias, Heitor, Marco Thiago e Hyago; Cléber Monteiro, Max Carrasco, Marcelo Rosa e Tchô; Eraldo e Rafael Gomes
Técnico: Alexandre Barroso

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Leo e Éverton; Leandro Guerreiro, Nílton, Éverton Ribeiro e Diego Souza; Dagoberto e Anselmo Ramon
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Alçapão do Bonfim
Horário: 16h
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Pedro Araújo Dias Cotta
TV: Globo e pay-per-view
Ingressos: R$ 40. Menores de 12 anos, maiores de 60 e estudantes pagam metade

A CHAVE DO JOGO

Sem a presença de Borges, caberá a Anselmo Ramon ser o atacante de área do Cruzeiro diante do Villa Nova. Titular nos quatro primeiros jogos da equipe, ele mostrou bom futebol, mas sofreu contusão. Agora, tentar repetir as boas atuações do início da temporada para recuperar o espaço. O campo de dimensões reduzidas facilita sua forma de jogar, sempre procurando contato com o adversário

Tags: interiormg