Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

'Aperitivo' antes da decisão

Cruzeiro 'passeia' em Nova Lima, goleia Villa e está virtualmente garantido nas finais do Estadual. Diego Souza e Éverton Ribeiro, com dois gols cada, são os donos da tarde

postado em 29/04/2013 08:50 / atualizado em 29/04/2013 09:11

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Nova Lima – O Cruzeiro pôs praticamente os dois pés na decisão do Campeonato Mineiro com a goleada por 4 a 0 sobre o Villa Nova, na tarde desse domingo, no Castor Cifuentes, na primeira partida da semifinal. Como tem a vantagem da igualdade em pontos e saldo de gols, a Raposa, que está invicta na temporada, só perderá o lugar nas finais se perder por cinco gols de diferença no jogo da volta, dia 8, no Mineirão – antes tem o jogo contra o Resende, quarta-feira, às 21h50, em Volta Redonda, pela segunda fase da Copa do Brasil.

A equipe de Marcelo Oliveira teve extrema facilidade para construir o placar em Nova Lima. Desde o início, impôs ritmo forte e não deu chance ao Leão do Bonfim. No primeiro tempo já vencia por 3 a 0. Com grande atuação, os armadores Diego Souza e Éverton Ribeiro fizeram dois gols cada. O técnico vila-novense, Alexandre Barroso, havia declarado que preferia enfrentar o Cruzeiro ao Atlético, por ser um time que deixa o adversário jogar. Além de motivar ainda mais os jogadores celestes, o Villa não soube aproveitar essa característica, mesmo em seu alçapão.

O jogo começou com o Cruzeiro ocupando o campo ofensivo e criando boas chances. Logo aos 2min, Diego Souza recebeu livre no meio da área e chutou em cima do goleiro William Nobre, que pouco depois espalmou chute forte de Éverton. O camisa 10 cruzeirense tentou também uma bicicleta e acertou a trave numa cabeçada. Tudo isso antes dos 10 minutos e da primeira chegada do Leão na área contrária.

A torcida local, além de reclamar das faltas marcadas pelo árbitro, procurava empurrar seu time, mas sentia o melhor momento celeste. Aos 18min, em cobrança de falta, Diego Souza acertou de novo a trave. A superioridade da Raposa finalmente deu resultado aos 21min. Éverton Ribeiro sofreu falta na meia-lua e ele mesmo bateu colocado, no cantinho direito do goleiro. Desde a derrota para o Santos por 4 a 2, em 8 de agosto, pelo primeiro turno do Brasileiro do ano passado, na Vila Belmiro, o Cruzeiro não marcava de falta. Naquela ocasião, o gol foi do lateral Ceará.

O segundo gol saiu em seguida. Aos 23min, Diego Souza carregou da esquerda para o meio e chutou no canto direito de William Nobre. Com 2 a 0, a Raposa relaxou e reduziu o ritmo. Mesmo assim, encontrou facilidade para ampliar. Aos 36min, depois de outra boa troca de passes entre Éverton Ribeiro e Dagoberto na esquerda, Diego Souza recebeu na entrada da área e acertou de novo o canto direito do goleiro.

JOGO ABERTO

No segundo tempo, o Villa, com outra formação tática (3-5-2), até mostrou melhor futebol e teve chances de marcar logo no início. Aos 3min, o zagueiro Marco Tiago cabeceou à queima-roupa e Fábio espalmou. Na sequência, o atacante Eraldo também cabeceou com perigo.

O Cruzeiro também continuou atacando com perigo, e o jogo ficou bem aberto. Anselmo Ramon quase fez o quarto, Bruno Rodrigo acertou o travessão, mas a melhor chance foi de Diego Souza, aos 11min. Depois de passar por três adversários e pelo goleiro, o armador perdeu o ângulo e rolou para Anselmo Ramon, que acabou prensado no chute.

O quarto gol saiu aos 17min: Éverton Ribeiro conduziu a bola pela direita, driblou dois marcadores dentro da área e chutou à esquerda de William Nobre. Com a ampla vantagem, a equipe celeste diminuiu sensivelmente o ritmo, poupando-se e procurando fazer o tempo passar até o apito final.

Villa Nova 0 x 4 Cruzeiro


Villa Nova
William Nobre; Rodrigo Dias, Heitor, Marco Tiago e Hyago (Maurim 20 do 2º); Cléber Monteiro, Max Carrasco, Marcelo Rosa (Willian Araújo, intervalo) e Tchô; Eraldo e Rafael Gomes (Evaldo, intervalo)
Técnico: Alexandre Barroso

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Leo e Éverton; Leandro Guerreiro, Nílton, Éverton Ribeiro (Tinga 26 do 2º) e Diego Souza; Dagoberto (Ricardo Goulart 17 do 2º) e Anselmo Ramon (Vinícius Araújo 18 do 2º)
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Castor Cifuentes
Gols: Éverton Ribeiro 21, Diego Souza 23 e 36 do 1º; Éverton Ribeiro 17 do 2º
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Pedro Araújo Dias Cotta
Cartão amarelo: Nílton, Leandro Guerreiro e Rodrigo Dias
Cartão vermelho: Marco Tiago
Pagantes: 2.789
Renda: R$ 68.570

VIVA
Éverton Ribeiro teve outra grande atuação. Movimentou-se com velocidade, penetrou na área com facilidade e fez dois belos gols, o primeiro em cobrança de falta, algo raro ultimamente no Cruzeiro

VAIA

O goleiro William Nobre entrou numa fria ao substituir o contundido Thiago Braga. Ele até fez duas defesas no começo do jogo, mas depois foi facilmente batido nos quatro gols celestes

HERÓI DO JOGO

Na partida pela primeira fase, justificou-se a má atuação de Diego Souza pelo tipo de jogo, muito disputado no campo reduzido do Castor Cifuentes. Nesse domingo, desde o início o armador mostrou suas qualidades, com duas bolas na trave e dois gols

Tags: interiormg