Futebol Nacional
None

COPA DO BRASIL

Bom, mas não o bastante

A 11ª vitória consecutiva do Cruzeiro - 2 a 1 sobre o Resende - em Volta Redonda não eliminou a partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil, dia 22, no Mineirão

postado em 02/05/2013 08:30

Fabio Castro/AGIF/Folhapress
O Cruzeiro não atingiu seu objetivo no jogo de ontem à noite contra o Resende, em Volta Redonda, pela segunda fase da Copa do Brasil. Venceu por 2 a 1, mas não evitou a partida de volta, dia 22, no Mineirão, quando poderá até perder por 1 a 0 para se classificar e enfrentar o Atlético-GO, que ontem eliminou o Cianorte no jogo de ida.

A Raposa não teve uma atuação brilhante, mas chegou a conseguir o resultado que lhe interessava. Fez dois gols, com Éverton Ribeiro e Nílton, em três minutos no início do segundo tempo, mas permitiu que o Resende diminuísse num chute de longe que desviou no zagueiro Leo. Foi a 11ª vitória seguida da equipe celeste, que, no entanto, voltou a sofrer gol depois de quatro partidas.

Desde o início, o Cruzeiro teve dificuldade para criar jogadas ofensivas e penetrar na defesa do Resende, que marcava forte em seu campo e procurava atacar em lances isolados e sem perigo para Fábio. A primeira finalização celeste ocorreu apenas aos 12min, com Dagoberto, que, da meia-lua, mandou a bola por cima.

Mesmo com mais posse de bola, a equipe de Marcelo Oliveira não conseguia impor um ritmo forte no jogo, por causa de erros nos passes, principalmente no último antes das conclusões a gol. O armador Éverton Ribeiro era quem mais tentava entrar na área adversária, mas sem muito sucesso. A melhor chance de gol do Cruzeiro, na etapa inicial, foi aos 29min, quando Borges, na pequena área, de cabeça, mandou por cima do gol.

O goleiro do Resende, Mauro, campeão brasileiro com o Santos em 2004, também apareceu bem em alguns lances. Aos 26min, desviou chute de Nílton. Aos 41min, defendeu chute de Dagoberto e, nos acréscimos, mandou para fora uma bola que desviou num companheiro, após levantamento do atacante celeste.

OS GOLS

No segundo tempo, o panorama foi o mesmo até os 12min, quando a Raposa abriu o placar. Dagoberto cruzou da esquerda. O zagueiro Thiago Sales rebateu para o meio da área e Éverton Ribeiro pegou de primeira. A bola ainda desviou em Hiroshi e enganou Mauro. Dois minutos depois saiu o segundo. O volante Nílton arriscou de fora da área, com a esquerda e acertou o canto direito do goleiro do Resende, marcando, finalmente, seu primeiro gol com a camisa celeste.

Mesmo com os gols, o ritmo da partida não se alterou: o time mineiro não pressionava e a equipe do estado do Rio não conseguia atacar. Marcelo Oliveira fez duas modificações, mas a entrada de Ricardo Goulart e Élber não deu mais velocidade ao Cruzeiro como ele pretendia.

Quando parecia que o placar de 2 a 0 se manteria até o fim, o Resende conseguiu diminuir. Aos 31min, num chute despretensioso de Guto, de longe, a bola desviou no zagueiro Leo e enganou o goleiro Fábio. Nos minutos finais, o Cruzeiro não teve força para fazer o terceiro gol, que evitaria a segunda partida no Mineirão. Pelo menos, ela não vai atrapalhar a preparação para os jogos decisivos do Campeonato Mineiro, já que está marcada para após a final.

E MAIS...

CIRURGIA

O volante Henrique foi submetido a cirurgia no púbis ontem no Hospital Madre Teresa. A operação foi feita pelo médico Carlos César Vassalo e acompanhada pelo médico do Cruzeiro, Sérgio Freire Júnior. Ele explicou que a operação foi bem-sucedida e o jogador deve ter alta hoje. “A gente ficou satisfeito com o procedimento e esperamos que ele se recupere bem”, comentou Sérgio Freire Júnior. Em novembro, quando estava no Santos, Henrique foi operado pela primeira vez, mas não se recuperou devidamente.

FICHA TÉCNICA


Resende-RJ 1 x 2 Cruzeiro
Resende: Mauro; Filipi Souza (Guto 18 do 2º), Thiago Sales, Marcelo e Kim; Dudu (Pedrinho 29 do 2º), Leo Silva, Hiroshi e Denílson; Elias e Geovane Maranhão (Acosta, intervalo)
Técnico: Eduardo Allax
Cruzeiro: Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Leo e Éverton; Leandro Guerreiro, Nílton, Éverton Ribeiro (Ricardo Goulart 24 do 2º) e Diego Souza (Élber 28 do 2º); Dagoberto e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira
Estádio: Cidadania (Volta Redonda)
Gols: Everton Ribeiro 12, Nílton 14 e Guto 31 do 2º
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires e Édson Glicério dos Santos (ES)
Cartão amarelo: Dudu
Pagantes: 607
Renda: R$ 14.850

VIVA
Para a torcida do Cruzeiro, que, mesmo longe de casa, foi maior que a do Resende

VAIA
Para a disposição das duas equipes. Enquanto o Resende se preocupou mais em não perder por dois gols de diferença, o Cruzeiro não conseguiu impor um ritmo forte

HERÓI
O volante Nílton, finalmente, marcou pela primeira vez com a camisa celeste. Seria o gol da classificação para a Terceira fase, se o Resende não conseguisse diminuir