Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Vantagem até no calendário

Cruzeiro terá uma semana de descanso até o segundo jogo pelas semifinais do Estadual com o Villa Nova. Todos os titulares estão à disposição do técnico Marcelo Oliveira

postado em 03/05/2013 08:00 / atualizado em 03/05/2013 08:33

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Tempo é o que não vai faltar ao técnico Marcelo Oliveira para preparar o Cruzeiro rumo ao segundo jogo das semifinais do Campeonato Mineiro, quarta-feira, contra o Villa Nova. Por causa do show de Paul McCartney no Mineirão, neste sábado, a partida de volta foi marcada apenas para o dia 8, às 20h30. O treinador terá uma semana para preparar a equipe celeste, que poderá perder até por quatro gols de diferença que se classifica para a decisão.

Após a vitória por 2 a 1 sobre o Resende, quarta-feira, em Volta Redonda, pela segunda fase da Copa do Brasil, Marcelo Oliveira anunciou que as atenções já estavam voltadas para o duelo com o Leão do Bonfim. Contra os cariocas, a obrigação de disputar mais um confronto, dia 22, no Mineirão, quando o zagueiro Dedé poderá estrear, foi lamentada por todos, apesar da vantagem de poder perder por 1 a 0 para a equipe do interior do Rio.

O comandante celeste ainda não se posicionou sobre a escalação para encarar o Villa Nova, mas pode poupar jogadores, já que a primeira partida na final do Estadual está marcada para quatro dias depois. Por outro lado, não há ninguém suspenso ou mesmo pendurado entre os titulares. O atacante Borges, que cumpriu suspensão em Nova Lima, é opção para quarta-feira. Há somente um atleta pendurado com dois cartões amarelos, o zagueiro Paulão, atualmente na reserva.

O único comentário de Marcelo Oliveira sobre quem estará em campo foi quanto ao aproveitamento do lateral-direito Mayke. Depois de fazer parte do time misto que enfrentou o Tupi na última rodada da primeira fase, o garoto de 20 anos foi titular diante do Villa Nova e Resende, por causa de contusão de Ceará na bacia.

“Não tenho grandes preocupações com isso. Tenho dois bons laterais e não dou tanta importância para titularidade e suplência”, afirmou o treinador, sem querer antecipar se Mayke será mantido, mesmo com a recuperação do experiente Ceará, até então dono da posição.

Depois de retornar do Rio somente no início da noite de ontem, os atletas se reapresentam hoje à tarde na Toca da Raposa, quando haverá jogo treino contra o América. Mas apenas quem não jogou contra o Resende será escalado.

VITÓRIAS

Se o placar diante do Resende, quarta-feira, não foi suficiente para o Cruzeiro se classificar automaticamente para a terceira fase da Copa do Brasil, pelo menos levou os celestes a atingirem a quinta maior sequência de vitórias da história do clube. Após o empate por 0 a 0 com o Guarani, em Nova Serrana, em 17 de fevereiro (única vez em que não saiu de campo vitorioso), o time de Marcelo Oliveira triunfou nos 11 jogos que disputou. Foram 36 gols marcados (média de 3,3 por partida) e apenas nove sofridos (média de 0,8).

O desgaste físico causado pela obrigação de voltar a enfrentar o Resende dia 22 não será maior porque o jogo será entre o fim do Campeonato Mineiro e o início do Brasileiro. As finais do Estadual estão marcadas para 12 e 19, e a estreia na competição nacional será no dia 26, contra o Goiás, no Mineirão. Mesmo assim, jogadores e o técnico lamentaram a não classificação direta para enfrentar o Atlético-GO na próxima fase da Copa do Brasil.

“Teríamos uma data para descansar ou mesmo trabalhar para o Campeonato Brasileiro. Mas não podemos lamentar por ter vencido”, comentou Marcelo Oliveira. “Podíamos ter matado o jogo de volta, mas a equipe está de parabéns. Se portou bem e teve paciência para trabalhar a bola”, avaliou o atacante Dagoberto. “Fizemos dois gols e, num chute despretensioso deles, a bola acabou entrando”, lamentou Borges.

O ADVERSÁRIO
Missão impossível

A goleada por 4 a 0 para o Cruzeiro, domingo, na primeira partida da semifinal do Mineiro, deixou o Villa Nova numa situação complicada para chegar à decisão e mantém seus jogadores ainda perplexos. O volante Marcelo Rosa, uma das revelações do clube na temporada, admite que a Raposa era favorita para se classificar, mas não esperava placar tão dilatado: “Fizemos excelente primeira fase, mostrando que éramos fortes e competitivos. Mas o jogo foi totalmente atípico. O Cruzeiro fez uma ótima partida e nossa equipe toda não esteve bem”, avalia. Marcelo Rosa, apelidado de Balotelli, no entanto, afirma acreditar na classificação, mesmo que o Leão do Bonfim tenha de vencer por mais de quatro gols de diferença: “A vantagem do Cruzeiro é significativa. Sabemos que é muito difícil inverter a vantagem jogando no Mineirão, mas no futebol tudo é possível. Vamos para vencer, para recuperar a boa imagem que conquistamos na primeira fase”. Para complicar, o técnico Alexandre Barroso terá dois desfalques por suspensão: o lateral-direito Rodrigo Dias levou o terceiro cartão amarelo, e o zagueiro Marco Tiago foi expulso na partida no Estádio Castor Cifuentes.

Tags: cruzeiro campeonato mineiro marcelo oliveira