Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Aposta na força da China Azul

Jogadores do Cruzeiro confiam no apoio que virá das cadeiras no domingo para vencer o clássico com o Atlético no Mineirão pelo placar necessário e garantir o título estadual

postado em 16/05/2013 08:00

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O Cruzeiro aposta na força vinda das cadeiras para vencer o Atlético por três ou mais gols de diferença, domingo, e ficar com o título do Campeonato Mineiro de 2013. Para isso, convoca a torcida para comparecer ao Mineirão, onde tem 100% de aproveitamento desde a reinauguração, em 3 de fevereiro, quando venceu justamente o tradicional rival por 2 a 1.

Desde então, foram outros seis jogos e seis vitórias no Gigante da Pampulha. Ao todo, marcou 19 gols e sofreu apenas quatro. Para aumentar ainda mais a esperança da torcida, em duas oportunidades construiu o placar que precisa diante do Galo: nos 4 a 1 sobre o América e nos 5 a 0 diante do Nacional.

Apesar de reconhecerem que a situação ficou muito complicada, principalmente pela qualidade do adversário, os jogadores celestes estão confiantes em saírem campeões no domingo. “Temos de seguir fazendo nosso trabalho. Não é porque perdemos um jogo que somos os piores do mundo. A gente confia um no outro e o torcedor confia na gente. Tenho certeza que o estádio vai estar lotado, nos ajudando a ir em busca do título. A decisão ainda não acabou, não”, garantiu o atacante Borges, autor de sete gols na temporada e principal esperança da torcida no clássico de domingo.

O artilheiro lembra que o Cruzeiro já conseguiu superar outras situações adversas, como no fim de 2011, quando precisava vencer o rival para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro e o fez com direito a goleada por 6 a 1. “Também já teve placares elásticos em finais de Mineiro, ou seja, tem todo um contexto histórico para inverter essa situação”, declara ele, referindo-se às decisões de 2008 e 2009, nas quais goleou o próprio alvinegro por 5 a 0, mas em jogos de ida.

Para chegar ao resultado que interessa, Borges acredita que não pode haver desespero. Segundo ele, o importante é o Cruzeiro buscar voltar a jogar o futebol que o fez ser o primeiro colocado na primeira fase do Estadual. “Conversamos bastante desde domingo e temos a consciência que não jogamos como grupo. Mas ainda temo outro jogo pela frente e vamos procurar fazer o nosso jogo.”

TRANQUILIDADE

Calma também é o que receita o zagueiro Paulão, que fica com a vaga de Bruno Rodrigo, suspenso depois de ser expulso no primeiro jogo da final. “Não precisamos só do gol, precisamos saber o momento certo para atacar e defender, ter tranquilidade durante o jogo. É assim que vamos voltar a ganhar jogos. É necessário voltar a ter atenção, a união de marcar, de todo mundo saber que tem que marcar no momento certo, que vamos precisar de todos para sair desta situação difícil”, afirmar.


HENRIQUE DEVE FICAR NO VERDÃO


O diretor-executivo do Palmeiras, José Carlos Brunoro, concedeu entrevista quarta-feira, depois da eliminação do clube alviverde da Libertadores. Um dos assuntos abordados foi a permanência do zagueiro Henrique, cobiçado pelo Cruzeiro. O defensor chegou a ter acordo adiantado com a Raposa, antes da contratação de Dedé do Vasco. Segundo Brunoro, a diretoria estrelada não chegou a efetuar proposta oficial por Henrique e a tendência é de que o defensor continue no Verdão. “Esse interesse do Cruzeiro só foi especulativo, não chegou nada oficialmente. Não houve nenhuma proposta pelo Henrique. Ele é um ativo fundamental, é um jogador que completa vários requisitos dentro do elenco”, disse. (Gilmar Laignier)