Futebol Nacional
None

COPA DO BRASIL

Com tranquilidade

Na estreia de Dedé pelo Cruzeiro, time goleia o Resende-RJ por 4 a 0

postado em 23/05/2013 08:30 / atualizado em 23/05/2013 10:01

Juarez Rodigues/EM/D.A Press
A estreia de Dedé com a camisa do Cruzeiro foi mais que positiva. Além de ter feito quatro gols, a equipe celeste não sofreu nenhum diante do Resende-RJ, na noite de ontem, no Mineirão, mantendo os 100% de aproveitamento no novo estádio e garantindo vaga nas terceira fase da Copa do Brasil, na qual enfrentará o Atlético-GO, em jogos marcados para 3 e 10 de julho.

Antes disso, o defensor e os demais companheiros vão se concentrar no Campeonato Brasileiro, pelo qual estreiam domingo, às 18h30, diante do Goiás. A partida será no Estádio Independência, uma vez que o Gigante da Pampulha será entregue à Fifa para os preparativos para Copa das Confederações.

Em que pese a pouca qualidade técnica do adversário, a torcida deixou o Mineirão satisfeita e esperançosa, principalmente pelo bom desempenho do jogador mais caro da história do clube – foram cerca de R$ 14 milhões por 45% dos direitos de Dedé. Até por isso, logo no primeiro toque que ele deu na bola, aos 8 segundos, a torcida se manifestou positivamente.

O início foi um pouco nervoso, é verdade, inclusive com passe fácil errado. Mas logo o ex-vascaíno começou a se sentir à vontade na nova casa. Até porque o Cruzeiro abriu o placar aos 5min, em cobrança de falta rasteira de Dagoberto, contando com a colaboração do goleiro Mauro, que engoliu um frangaço, no meio das pernas.

Muito superior, a equipe mineira foi criando e desperdiçando chances. Como fizeram, por exemplo, Borges, Ceará e o próprio Dagoberto. O segundo gol finalmente saiu aos 36min, novamente sem a participação de Dedé. Depois de escanteio da direita, Diego Souza desviou e Borges, livre, só completou para rede.

TRANQUILIDADE

O panorama se manteve no segundo tempo, a não ser pelo fato de uma forte chuva ter caido, fato atípico para este período do ano. Assim, Borges fez o terceiro aos 3min, em chute da entrada da área. Com vontade de também ajudar na frente, Dedé tentou de longe aos 10min, mas acertou o adversário. Dois minutos depois Fábio fez a primeira defesa, em cabeçada de Geovani Maranhão.

Ainda que não tenha mostrado a mesma gana daí para frente, o time mineiro teve o mérito de não dar espaço ao adversário. Mesmo assim teve o tempo para fazer o quarto aos 43min, com Lucca, outro estreante da noite.

“Foi uma boa estreia, tanto que o Fábio teve pouco trabalho, praticamente só fez defesa em uma cabeçada”, avaliou Dedé, que espera que o Cruzeiro cresça muito mais. “Hoje (ontem), marcamos forte e fomos humildes para não menosprezar o adversário. Se continuarmos assim, vamos dar o que falar.”

E MAIS...

REPRESENTAÇÕES NO TJD


O Cruzeiro encaminhou na tarde de ontem duas representações ao TJD-MG, com vídeos, reclamando de duas situações envolvendo o armador Ronaldinho Gaúcho na decisão do Mineiro, domingo. A primeira mostra uma cabeçada do atleticano em Leandro Guerreiro, dentro da área. O clube interpretou como desleal. R10 foi advertido com cartão amarelo. A segunda mostra a comemoração do gol de Ronaldinho, quando ele simula jogar uma granada em direção à torcida celeste, que seria, para o clube, incitação à violência. “Na última semana, o superintendente da base do Cruzeiro, Bruno Vicintin, foi indiciado por incitar a violência, pelo uso de uma palavra no Twitter. O fato de o Ronaldinho simular o lançamento de uma granada contra os cruzeirenses também pode ser interpretado como uma incitação”, explicou o diretor de comunicação Guilherme Mendes.

Cruzeiro 4 X 0 Resende-RJ

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nílton (Lucas Silva, intervalo), Everton Ribeiro (Élber 17 do 2º) e Diego Souza; Dagoberto (Lucca 22 do 2º) e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira

Resende-RJ

Mauro; Marcelo, Adenílton, Thiago Sales e Kim; Denílson (Deoclécio, intervalo), Valdecir, Guto (Vinícius Casão, intervalo) e Rafael Carioca; Acosta (Clébson 15 do 2º) e Geovani Maranhão
Técnico: Paulo Campos

Estádio: Mineirão
Gols: Dagoberto 5 e Borges 36 do 1º; Borges 3 e Lucca 43 do 2º
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistente: Marrubson Melo Freitas e José Reinaldo Júnior (DF)
Cartão amarelo: Deoclécio, Leandro Guerreiro
Pagantes: 12.245
Renda: R$ 465.700

VIVA
Para a vontade apresentada pelo time do Cruzeiro, mesmo com o resultado garantido

VAIA
Para a postura do Resende-RJ, que mesmo em desvantagem continuou retrancado

HERÓI DO JOGO


Com oportunismo, o atacante Borges cumpriu sua função ao marcar dois gols e acabou, assim, com jejum de cinco jogos sem balançar as redes. O jogador ainda poderia ter feito outros, pois se movimentou o tempo todo, além de tentar servir os companheiros