Futebol Nacional
None

BRASILEIRÃO

Cruzeiro derrota o Corinthians e dorme na liderança do Campeonato Brasileiro: 1 a 0

Com gol de Dagoberto, de pênalti, clube celeste bateu a equipe paulista em Sete Lagoas

postado em 05/06/2013 23:54 / atualizado em 06/06/2013 02:15

O Cruzeiro encontrou um Corinthians compacto e competitivo na Arena do Jacaré, na noite desta quarta-feira, mas, depois de um primeiro tempo irregular, dominou o duelo na segunda etapa e derrotou o adversário por 1 a 0, gol de Dagoberto, de pênalti, aos 39 minutos do segundo tempo.

Com a vitória, o Cruzeiro chegou a sete pontos na tabela e alcançou novamente a liderança do Campeonato Brasileiro. Agora, os cruzeirenses torcem por um empate na partida entre Coritiba e Fluminense, nesta quinta-feira, no Couto Pereira, para assegurar o primeiro lugar ao fim da quarta rodada.

O próximo compromisso do Cruzeiro é neste sábado, às 16h20, contra o Internacional, na Arena do Jacaré. Já o Corinthians recebe a Portuguesa no Pacaembu, no mesmo dia, às 18h30.

O jogo

O Cruzeiro começou a partida jogando mal, com inúmeros erros de passe, sem conexão no meio-campo e muito afobado na defesa. As chances claras de gol na primeira etapa foram todas do Corinthians, com grande atuação do goleiro Fábio.

A primeira delas foi aos 12 minutos. Emerson Sheik lançou Alexandre Pato na cara do gol, mas Fábio salvou o Cruzeiro. O clube celeste não conseguia concatenar as jogadas e acabava sofrendo com contragolpes rápidos.

A primeira chance da Raposa só veio aos 18 minutos, mas parada pela arbitragem, que marcou impedimento de Dagoberto acertadamente. O velocista recebeu na área, pela esquerda, e mesmo assim perdeu o gol.

Aos 25, Pato realizou boa jogada pela esquerda e finalizou frente a frente com Fábio, para fora. Sete minutos depois, Dedé falhou e novamente o centroavante corintiano perdeu uma chance clara, com ótima defesa do goleiro estrelado.

Só aos 38 minutos o Cruzeiro conseguiu chegar ao ataque com toque de bola, em um contra-ataque envolvendo Diego Souza, Everton Ribeiro e Dagoberto, mas o trio cruzeirense acabou travado na entrada da área e não soube aproveitar a chance.

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo mais disposto e com mais posse de bola no ataque, mas o Corinthians soube se fechar e o clube celeste teve dificuldades de traduzir o volume de jogo em chances de gol. Em contrapartida, o goleiro Fábio não foi incomodado nenhuma vez na etapa final.

Aos 14 minutos, Everton Ribeiro cruzou pela esquerda, mas Anselmo Ramon cabeceou fraco, nas mãos de Cássio. Aos 29, Dagoberto sofreu falta de Gil na entrada da área. Ele mesmo cobrou e a bola passou raspando o travessão.

Aos 33, Dagoberto penetrou pela esquerda na área, mas Gil mandou a escanteio. Aos 35, o garoto Elber desperdiçou a melhor chance do Cruzeiro no jogo. Diego Souza lançou o atacante sozinho na área, ele dominou, cara a cara com Cássio, mas chutou por cima do gol.

Aos 38 minutos, o mesmo Elber se redimiu e ganhou na corrida de Fábio Santos, para sofrer o pênalti que mudou a história do jogo. O lateral corintiano recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Dagoberto cobrou com categoria e deu a vitória ao Cruzeiro.

Cruzeiro 1 x 0 Corinthians

Cruzeiro:
Fábio, Ceará (Mayke), Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton, Everton Ribeiro (Elber) e Diego Souza; Dagoberto e Anselmo Ramon (Luan).
Técnico: Marcelo Oliveira

Corinthians:
Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Emerson, Douglas (Romarinho) e Danilo; Alexandre Pato.
Técnico: Tite

Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data: 5 de junho de 2013, quarta-feira
Gol: Dagoberto, aos 39' do segundo tempo
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
Cartões amarelos: Emerson Sheik, Fábio Santos, Gil, Bruno Rodrigo
Cartão vermelho: Fábio Santos
Público pagante: 15.082

Tags: dagoberto liderança cruzeiro corinthians jacaré líder