Futebol Nacional
None

Mineirão a um clique

Aplicativos ajudam torcedor a se organizar para assistir aos jogos e aproveitar BH

postado em 17/06/2013 11:56


Shirley Pacelli -
Diferentemente da brincadeira de Onde está o Wally?, no mapa representativo do aplicativo Mob.Urb você não gasta horas tentando encontrar o Mineirão. Basta um pequeno zoom na tela e está tudo ali, em detalhes, com os nomes das principais ruas e avenidas da Pampulha e, claro, de Belo Horizonte. Com um clique é possível obter fotos do local pretendido, sua descrição, avaliação e comentários de outros usuários, como chegar e pontos de wi-fi próximos. Como nesse fim de semana o aplicativo ganhará sua versão em inglês, será uma das mais completas ferramentas para o turista que estiver em Belo Horizonte para participar da Copa das Confederações, que começou no sábado. A versão em espanhol já está prevista para 2014. A capital mineira, por ser terra da empresa criadora, foi a escolhida para os testes iniciais, mas o objetivo é que as 12 cidades sejam contempladas com a plataforma.

Moradora de Belém (PA), a estudante de direito Luiza Brilhante Bezerra, de 18 anos, saiu do Pará para pisar pela primeira vez no gramado de um estádio aqui em Minas, no Mineirão. "É muito maior do que imaginei. É simples, mas a estrutura é imponente", conta. Em busca de novas amizades, ela se inscreveu como voluntária na Copa e escolheu Belo Horizonte por ser a única entre as sedes do evento que ela já conhecia.

Durante todos os jogos no estádio mineiro, Luiza vai trabalhar na validação de ingressos. E depois, o que fazer com o tempo livre após os jogos? Para ajudá-la a solucionar essa dúvida ela baixou o Mob.Urb por indicação de amigos. Além das datas e horários dos jogos sempre à mão, ela curtiu o recurso dos "hotpoints", que indica os lugares que estão fazendo mais sucesso durante o dia ou à noite, de acordo com a base de dados dos seus usuários.

O analista de sistema Alessandro Araújo, de 38, também de Belém e morando na capital mineira, instalou o aplicativo em seu iPhone e passou a se localizar muito melhor na cidade. "No último fim de semana, eu estava procurando um lugar para almoçar e localizei, pela função ‘hotpoints’, um restaurante perto de onde estava e adorei, era bem o meu perfil", conta. "Em cinco minutos aprendi a mexer em tudo, é muito intuitivo. Os ícones e os nomes estão bem claros em relação às suas funções", ressalva.

Araújo acredita que a função roteiro (leia quadro abaixo) será melhor utilizada pelos turistas, já que é possível montar uma lista de atividades diárias e segui-la. Ele conta que viaja muito e costuma fazer um diário de seu passeio para mostrar aos amigos. O app, para o analista, funcioná como esse diário, só que instantâneo, já que é possível compartilhar as fotos dos locais visitados com geolocalização no Facebook e Twitter.

CONTEÚDO PERSONALIZADO

Lançado no dia 23 de maio, o Mob.Urb, gratuito, já alcançou 2 mil downloads nas lojas da Apple e do Google. A equipe da Squadra Tecnologia, empresa mineira responsável pela sua criação, conta que participou de um edital público da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) juntamente com outras 120 empresas, das quais 13 foram aprovadas. O desenvolvimento do Mob.Urb começou para valer em 2012. Além da Finep, o projeto recebeu apoio da Belotur e da Prefeitura de Belo Horizonte.

"Tentamos atender o turista sem reinventar a roda, não competindo com as redes sociais. Em um ambiente só o usuário terá tudo à mão. Não são só pontos de interesse, informações sobre os jogos ou utilidade pública. É tudo compilado e integrado com as redes", afirma André Cioffi, presidente da Squadra. Haroldo Santos, gerente do projeto, explica que o aplicativo reúne o perfil do usuário, aponta o horário de funcionamento dos estabelecimentos e calcula o tempo médio do deslocamento para chegar até o ponto de interesse. As informações são cruzadas de forma inteligente e personalizada. Acesso em: moburb.com.br.

Para circular e se divertir

WayTáxi
Baseado em geolocalização, informa sua chamada direto para motoristas de táxi que estão próximos. Escolha o veículo: com ar-condicionado, lugares para cinco ou oito pessoas ou que aceita cartão de crédito. Disponível, gratuitamente, para dispositivos iOS e Android.
waytaxi.com

Ônibus BH
Disponibiliza os horários e itinerários de ônibus da cidade de Belo Horizonte sem a necessidade de estar conectado à internet. Toda vez que o aplicativo for aberto, ele verifica se há linhas desatualizadas (precisa estar conectado à internet para atualizá-las). Disponível para dispositivos Android por R$ 2.
https://bit.ly/12DTpjp

Aeroporto de Confins
Contém informações de voos, lista de hospedagem, serviços de aluguel de carros e táxis. Há versão em inglês, inclusive das notícias postadas.
aeroportoconfins.net

Belotur
Tem lista de hotéis e restaurantes separados por categorias, lugares para visitar e mapas de cada estação do metrô, além de informações sobre aluguel de veículos. Oferece versão em inglês do site, que apresenta página única, com informações de câmbio e previsão do tempo, por exemplo.
belohorizonte.mg.gov.br

Circuito Cultural Praça da Liberdade
Site e aplicativo oferecem versões também em inglês e espanhol, com informações sobre os oito museus e espaços do complexo cultural. É possível acessar um áudio tour na língua escolhida. Aplicativo disponível, gratuitamente, para dispositivos iOS e Android.
circuitoculturalliberdade.com.br

Turismo de Minas
Oferece opções de destinos mineiros, itinerários e turismo por segmento, com versão em inglês. A navegação é facilitada por símbolos que remetem ao conteúdo.
minasgerais.com.br