Futebol Nacional
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INTERTEMPORADA

Consultor de marketing aponta falha em excursões de times brasileiros ao exterior

Cruzeiro fará intertemporada nos Estados Unidos até o fim do mês de junho

postado em 19/06/2013 15:45

ESPN COMPLEX/divulgação

Com o Campeonato Brasileiro paralisado, o Cruzeiro fará intertemporada nos Estados Unidos. A equipe celeste deixará Belo Horizonte na noite desta quarta-feira. O planejamento para ida ao exterior, entretanto, apresenta falhas, na visão de um dos principais especialistas em gestão e marketing esportivo do país, Amir Somoggi.

“Da forma como os clubes fazem não acresce em absolutamente nada. Não existe um planejamento de marketing feito com antecedência e que divulgue o nome do clube no gigantesco mercado de mídia norte-americano. Não sai nenhuma nota dos clubes brasileiros que vão aos Estados Unidos”, critica Somoggi, em entrevista ao Superesportes.

Nos Estados Unidos, o Cruzeiro treinará no Complexo Espn Wide World of Sports, na Disney World, em Orlando. Haverá a disputa de um jogo-treino contra o Fluminense, que também fará intertemporada no país, e dois amistosos, contra o Fort Lauderdale Strikers, de divisão intermediária do futebol norte-americano, e o mexicano Monarcas Morelia.

“Seria mais interessante para um clube brasileiro realizar um amistoso contra o Cosmos, por exemplo. É um time conhecido mundialmente e que está com um grande programa de divulgação. Sem falar que Nova Iorque é o maior centro econômico do mundo, mais atrativo”, argumentou o consultor de marketing e gestor esportivo.

Amir Somoggi ressalta que a ida aos Estados Unidos da forma como será feita não tende a atrair público local, apenas brasileiros que moram no país. “Os clubes precisam fazer um plano estratégico. Deveriam fazer uma grande divulgação com muita antecedência. Criar um ambiente interessante para que o evento atraia os mais diversos públicos. Não adianta viajar para os Estados Unidos e jogar apenas para os brasileiros assistirem”, afirmou.

Ainda que brasileiros estejam nos estádios para os amistosos, o especialista indica que isso poderá não converter em ganhos financeiros ao clube, como a criação de um mercado consumidor fora do Brasil. “Os clubes poderiam se aproximar mais das torcidas no exterior. Já que vai aos Estados Unidos, estreite os laços com esse grupo de torcedores. Projete ações de marketing para transformá-los em consumidor. Seria interessante para ambos”, disse.

O Cruzeiro foi aos Estados Unidos também durante a disputa da Copa do Mundo, em 2010. Naquela ocasião, o time celeste fez amistosos contra New York Red Bulls e New England Revolution, equipes que disputam a Major League Soccer, principal liga do futebol norte-americano.