Futebol Nacional
None

CINEMA

Ídolo do Cruzeiro, ex-atacante Tostão será homenageado por festival de cinema

Cinefoot homenageará também Villa Nova, Willy Gonser e o Estádio Independência

postado em 21/06/2013 14:36 / atualizado em 21/06/2013 14:54

ARQUIVO EM DA PRESS
A partir desta sexta-feira, a capital mineira receberá pela primeira vez o Cinefoot. O festival de cinema inteiramente dedicado ao futebol homenageará o ex-atacante e hoje cronista esportivo Tostão, um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro.

Na próxima segunda feira, dia 24, às 20h, o filme “Tostão, a Fera de Ouro” será exibido no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. Antes, às 18h30, haverá um bate-bola entre jornalistas, ex-jogadores e personalidades ligadas ao Cruzeiro. A entrada é gratuita.

“Tostão, a Fera de Ouro” é dirigido por Ricardo Gomes Leite e Paulo Laender, com trilha sonora de Milton Nascimento e Fernando Brant. Em dado momento do documentário, torcedores cariocas no Maracanã são entrevistados e dizem que Tostão, embora mais jovem, já se comparava a Pelé.

O longa também traz imagens esquecidas do atacante que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1966 (antiga Taça Brasil) pelo Cruzeiro e foi titular da Seleção Brasileira na inesquecível campanha do tricampeonato no México, em 1970.

Tostão foi o primeiro jogador de Minas Gerais a ser convocado para uma Copa do Mundo, em 1966, e também foi titular absoluto do time tricampeão mundial de 1970, formando trio ofensivo com Pelé e Jairzinho.

“A produção do Tostão, que será apresentada em uma sessão especial em parceria com o Curta Circuito, mostra um dos nossos objetivos que é o de realizar um resgate da filmografia mineira, investindo assim em grandes obras que, muitas vezes, são perdidas por falta de recursos”, explica Cláudio Constantino, produtor executivo do CINEfoot.

Além do ex-jogador do Cruzeiro, o festival homenageará o Villa Nova, que comemora 80 anos do primeiro tricampeonato da era profissional (1933, 1934 e 1935); Willy Gonser, ex-locutor esportivo; e o Estádio Independência.

O Cinefoot será realizado de 21 a 25 de junho, no Oi Futuro e Cine Humberto Mauro.