Futebol Nacional
None

REJUVENESCIMENTO

Sem veteranos, Cruzeiro aposta em jovens e vê média de idade do time despencar

Equipe diante do Náutico tem média de 25 anos, contra 29 da estreia no Brasileirão

postado em 15/07/2013 18:44 / atualizado em 15/07/2013 18:52



Leandro Couri/EM/D.A Press

Sem Diego Souza, Marcelo Oliveira escalou Lucca diante do Náutico, nesse domingo. A entrada do meia-atacante, de 23 anos, na vaga do camisa 10, de 28, deixou a equipe celeste ainda mais jovem. Com a saída de veteranos e a entrada de atletas no início de carreira, a média de idade da equipe titular do Cruzeiro teve queda de quatro anos entre a estreia do Campeonato Brasileiro e a vitória sobre o Timbu, por 3 a 0.
 
Antes de Diego Souza ser negociado com o Metalist, da Ucrânia, a equipe titular havia perdido três veteranos para o departamento médico: Ceará, Dagoberto e Borges. Já o volante Leandro Guerreiro deu lugar a Souza, contratado junto ao Palmeiras. Com os jogadores mais experientes em campo, o Cruzeiro iniciou o Brasileirão com média de idade de 29 anos e dois meses. Esse número caiu para 25 anos na goleada sobre o Náutico, com a escalação de jovens como Mayke, Ricardo Goulart, Lucca e Vinícius Araújo.
 
Foram cinco as mudanças que “rejuvenesceram” o Cruzeiro. Na defesa, Ceará, então com 32 anos na estreia do Campeonato Brasileiro, foi substituído por Mayke, de 20 anos. Na proteção à zaga, Leandro Guerreiro, 34, saiu para a entrada de Souza, 25. No setor ofensivo, aconteceu a maior queda de idade. Além de Lucca ter herdado a vaga de Diego Souza, os atacantes Borges, 32, e Dagoberto, 30, lesionados, abriram espaço para Ricardo Goulart, 22, e Vinícius Araújo, de 20 anos.
 
Embora ainda estejam no princípio de carreira, os jovens descartam inexperiência. “É bom, porque somos jovens, mas não somos crianças. Nós, jogadores da frente, fizemos jogos importantes e difíceis em outros clubes e estamos acostumados com isso”, observou Lucca.
 
“Os jogadores jovens têm experiência, atuaram em grandes partidas por onde passaram, têm personalidade diferente e sabem como lidar com jogos truncados”, concordou Ricardo Goulart.
 
Time mais jovem do Brasileirão
 
Entre os 20 times do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro utilizou a formação mais jovem nesse fim de semana, na disputa da sétima rodada. Com média de idade de 25 anos, o time celeste foi seguido pelo Goiás, com 25 anos e dois meses.
 
A equipe “mais velha” da última rodada foi o Internacional. Com oito jogadores acima de 30 anos, o Colorado teve média de idade de 31 anos e quatro meses. Curiosamente, o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, foi o único jogador já na casa dos 40 anos, enquanto o meia Marcos Vinícius, do Náutico, foi o mais jovem, com 18 anos e seis meses.
 
Médias de idade na última rodada do Brasileirão:

 
Atlético: 28 anos e seis meses
Atlético-PR: 25 anos e sete meses
Bahia: 25 anos e 10 meses
Botafogo: 28 anos e três meses
Coritiba: 27 anos e cinco meses
Corinthians: 26 anos e quatro meses
Criciúma: 27 anos e três meses
Cruzeiro: 25 anos
Flamengo: 27 anos e nove meses
Fluminense: 27 anos e oito meses
Goiás: 25 anos e dois meses
Grêmio: 28 anos
Internacional: 31 anos e quatro meses
Náutico: 26 anos e 10 meses
Ponte Preta: 27 anos e cinco meses
Portuguesa: 28 anos e 10 meses
Santos: 27 anos e dois meses
São Paulo: 27 anos e um mês
Vasco: 26 anos e cinco meses
Vitória: 27 anos e sete meses