Futebol Nacional
None

Fome de liderança para encerrar jejum

Cruzeiro tenta aproveitar má fase do São Paulo para subir na tabela. A última vitória sobre o tricolor paulista foi há quatro anos, mas o tabu em Brasileiros vem desde 2004

postado em 20/07/2013 08:37


De volta há uma semana ao grupo dos quatro times que se classificam à Copa Libertadores, o Cruzeiro encara antigo algoz, o São Paulo, hoje, às 18h30, no Morumbi, sonhando em subir ainda mais na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Se conquistar a quarta vitória consecutiva, incluindo duas pela Copa do Brasil, o time celeste pode até terminar a oitava rodada na liderança. Para isso, precisa torcer por derrota do Coritiba para o Santos, na Vila Belmiro, e por empates em casa do Vitória com o Bahia e do Botafogo com o Náutico.

O Cruzeiro quer usar o bom momento para encerrar jejum de quatro anos sem vencer o tricolor paulista – desde a Copa Libertadores de 2009 – e de nove sem superar o adversário em Brasileiros, além de melhorar seu desempenho como visitante. Em três partidas fora de casa, conquistou apenas dois pontos, dos empates contra times que dificilmente lutarão pelas primeiras posições – Atlético-PR (2 a 2) e Portuguesa (1 a 1), tendo sido ainda derrotado pelo Botafogo (2 a 1).

O discurso na Raposa é de otimismo, principalmente porque, depois de poupar quase todos os titulares quarta-feira contra o Atlético-GO, pela terceira fase da Copa do Brasil, a equipe renovou as energias para enfrentar o São Paulo. “Nosso time estará mais encorpado, com a volta de jogadores. Vamos em busca da vitória, pois entramos no G4 e não queremos mais sair”, afirma o atacante Vinícius Araújo, que deu lugar a Anselmo Ramon em Goiânia e retorna hoje, a exemplo do lateral-direito Mayke, dos zagueiros Dedé e Bruno Rodrigo, dos volantes Nílton e Souza, do armador Éverton Ribeiro e do atacante Luan.

Vinícius Araújo, motivado pela condição de titular desde o retorno da intertemporada cruzeirense nos Estados Unidos, marcou três vezes nos dois últimos jogos que disputou. “É sempre bom fazer os gols e ajudar o Cruzeiro. Se tiver oportunidade, vou procurar fazer mais um para a gente sair com a vitória.”

Com apenas 20 anos e em seu primeiro ano de profissional, o garoto vive ótima fase. Destacou-se na conquista do título brasileiro Sub-20, na Copa São Paulo de Juniores e, pela Seleção Brasileira, no título do Torneio de Toulon, com o gol da conquista e a artilharia da competição.

Hoje ele atua pela primeira vez em um dos principais estádios do país. “Estou muito feliz em jogar no Morumbi e espero sair de lá com a vitória, que é o mais importante. O São Paulo está em situação complicada, mas a gente sabe que ele sempre faz equipes muito fortes. A gente sabe que vai ter dificuldades. Eles também vão querer ganhar, mas estamos preparados”, diz, referindo-se aos nove jogos sem vitória do adversário, que vem de seis derrotas consecutivas.

RESPEITO

Apesar da situação delicada do tricolor, Marcelo Oliveira não espera facilidade. “Sempre temos de ter muito respeito ao São Paulo, pela tradição, pela camisa, pelo grupo que tem, esse comando novo (de Paulo Autuori), que acaba motivando e criando perspectivas. Vamos ter de ir bastante fortes para buscar o resultado que nos interessa e nos manter no grupo dos quatro, o que é fundamental. Vamos nos mobilizar muito nesse sentido.”

ESTRELADAS
Em alta


A imprensa da Itália noticiou o interesse do Cagliari na contratação do atacante Anselmo Ramon. A princípio, haveria interesse em trocá-lo por Thiago Ribeiro, mas este acertou ontem com o Santos. Outro comentário surgido na imprensa é de que o armador Júlio Baptista estaria deixando o Málaga, a caminho da Toca da Raposa.

Em condições

O atacante Willian, contratado por empréstimo de 12 meses como parte da transferência do armador Diego Souza para o ucraniano Metalist, já tem condições legais de estrear, com o nome publicado ontem no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Como ainda está fazendo testes físicos e nem teve contato com o técnico Marcelo Oliveira, só ficará à disposição para o clássico com o Atlético, dia 28, no Mineirão.

São Paulo x Cruzeiro

São Paulo
Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Rafael Tolói e Clemente Rodríguez; Fabrício (Rodrigo Caio), Denílson, Maicon (Jádson) e Paulo Henrique Ganso; Luís Fabiano e Osvaldo
Técnico: Paulo Autuori

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nílton, Souza, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Vinícius Araújo e Luan
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Morumbi
Horário: 18h30
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock e (SC)
TV: Pay per view