Futebol Nacional
None

MERCADO

Cruzeiro faz suspense sobre possível contratação de Júlio Baptista, do Málaga

Jogador está na Turquia com o clube espanhol e deve jogar amistoso com Galatasaray

postado em 20/07/2013 21:41 / atualizado em 20/07/2013 21:56

AFP PHOTO/ JORGE GUERRERO


A poucas horas do encerramento do prazo para inscrição de jogadores vindos do exterior, o Cruzeiro faz suspense sobre a possível contratação do meia Júlio Baptista, de 31 anos, atualmente no Málaga da Espanha. A notícia foi lançada na sexta-feira pela Rádio Globo Minas.

Neste sábado, antes, durante e depois da partida contra o São Paulo, o diretor de futebol Alexandre Mattos foi indagado várias vezes sobre o possível acerto com o meio-campista, mas sempre deu respostas evasivas.

O diretor de comunicação Guilherme Mendes não descarta nem confirma os contatos com o jogador. “O Cruzeiro tem interesse em qualquer grande jogador que podemos contratar, mas especulação não vamos comentar”.

Segundo informações da Rádio Globo Minas, Júlio Baptista já teria um acordo salarial para se transferir para o Cruzeiro, mas depende da liberação do Málaga da Espanha para ser anunciado em Minas. O armador chegaria para suprir a saída de Diego Souza, negociado com o Metalist da Ucrânia por 6 milhões de euros.

Júlio tem mais um ano de contrato com o Málaga e a possível rescisão já começa a ganhar as manchetes dos portais espanhóis. O Terra espanhol e o El Desmarque, de Málaga, dizem que o salário do brasileiro está fora da nova realidade do clube. Para ter a liberação facilitada, dizem os periódicos, Baptista estaria disposto a perdoar parte de uma dívida da equipe.
Reprodução site Málaga

Ainda segundo os portais espanhóis, Júlio Baptista teria um acordo verbal com o Cruzeiro para assinar um contrato de duas temporadas.

No Málaga desde o final da temporada europeia 2010/11, Júlio Baptista, que usa a camisa 10, sofreu muito com lesões e fez apenas 33 jogos.

Ele fez apenas 11 jogos no primeiro ano, com nove gols e três cartões amarelos. Na temporada 2011/12, Baptista disputou apenas quatro partidas, marcou um gol e recebeu uma advertência. Já na última, ele esteve em campo 18 vezes, com quatro gols marcados e três cartões amarelos recebidos.

A imprensa espanhola noticia que Júlio Baptista parece finalmente em boa forma para jogar a próxima temporada europeia. Mas a questão financeira, de fato, pode aproximá-lo da volta ao Brasil.

O Málaga ficou 12 dias em treinamento na cidade alemã de Bitburgo e venceu, na última sexta, o modesto Kaller local por 7 a 1, com um gol de Baptista, convertido em penalidade máxima.

Nesta sábado, a delegação espanhola se deslocou para a cidade turca de Esmirna, onde, neste domingo, tem amistoso marcado com o Galatasaray no Estádio Izmir Ataturk. A princípio, Júlio Baptista está escalado como titular pelo técnico alemão Bernd Schuster.

Júlio César Baptista foi revelado pelo São Paulo e tem longa trajetória na Europa. Em 2003/04, no Sevilla, primeiro clube no continente, ele se tornou ídolo dos torcedores locais e ganhou o apelido de “La Bestia”. Em seguida, passou por Real Madrid, Arsenal da Inglaterra e Roma da Itália.

Em 2010, o meio-campista foi convocado por Dunga para defender o Brasil na Copa de 2010, na África do Sul, e fez uma partida. Em maio passado, o Internacional, agora treinado por Dunga, tentou, em vão, a contratação de Júlio Baptista junto ao Málaga. (UAI)