Futebol Nacional
None

BRASILEIRÃO

Luan põe fim ao jejum

postado em 21/07/2013 08:38 / atualizado em 21/07/2013 08:44

ALAN MORICI/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O Cruzeiro não teve dó do São Paulo, que atravessa grave crise, e goleou o time paulista por 3 a 0, em pleno Morumbi, com três gols de Luan. Com isso, chegou, ao menos provisoriamente, à vice-liderança do Campeonato Brasileiro, cuja oitava rodada será encerrada neste domingo. Foi a primeira vitória dos comandados de Marcelo Oliveira fora de casa neste Nacional.

Com o resultado, o time celeste acabou com dois tabus: um de nove anos sem vencer o tricolor em Brasileiros e outro de quatro anos sem triunfos contra o adversário em quaisquer competições. Para completar, afundou ainda mais o tradicional rival, que completou sete derrotas seguidas, a pior sequência de toda a sua história.

Agora, o Cruzeiro terá toda a semana para se preparar para o clássico com o Atlético, domingo, no Mineirão. De camarote, verá o adversário se desgastar na decisão do título da Copa Libertadores, quarta-feira, diante do Olimpia, também no Gigante da Pampulha.

A expectativa é de que Marcelo Oliveira possa contar com a volta de jogadores importantes, como o atacante Borges. De qualquer forma, o grupo celeste mais uma vez mostrou seu valor, pois mesmo com alguns desfalques chegou à quarta vitória seguida.

Não que o Cruzeiro tenha mostrado um grande futebol ontem. A equipe até começou em cima, tentando aumentar a pressão sobre o São Paulo. Logo aos 5min, Vinícius Araújo obrigou Rogério Ceni a boa defesa com os pés. Mas o São Paulo não só soube suportar as investidas como também passou a agredir, fazendo Fábio trabalhar.

“Estamos nos precipitando na hora de encaixar o último passe. Temos de melhorar para conseguir marcar o gol”, afirmou Éverton Ribeiro, ao deixar o gramado ao fim do primeiro tempo.

GOLS Mas quem voltou ameaçando foi o São Paulo, com Jádson concluindo de dentro da área logo aos 2min, para firme defesa de Fábio. No minuto seguinte, aproveitando saída errada, os donos da casa ameaçaram novamente, com Mayke aliviando depois de o goleiro desviar.

Porém, quando enfrentava o pior momento na partida, a equipe mineira abriu o placar, aos 5min. Depois de cruzamento de Mayke, Luan, livre de marcação, pegou de primeira, acertando o ângulo superior direito do gol defendido por Rogério Ceni.

O São Paulo teve a chance do empate aos 16min. Aproveitando-se de falha de Dedé, Osvaldo invadiu a área pela direita e tocou para Aloísio, que só não marcou porque Fábio conseguiu interceptar a bola.

Aos 24min o goleiro celeste contou com a sorte, pois Aloísio recebeu livre e tocou no canto. A bola saiu rente à trave.

Como quem não faz, leva, foi o time celeste quem voltou a marcar, aos 33min. Martinuccio roubou a bola na defesa e lançou Vinícius Araújo, que serviu Luan. O atacante protegeu a bola, invadiu a área e bateu no canto. Três minutos depois, em novo contra-ataque, Luan voltou a marcar.

Já nos acréscimos, Paulo Henrique Ganso acertou o travessão celeste, mas já era tarde. Assim, os poucos cruzeirenses presentes puderam deixar o Morumbi comemorando.


Ficha técnica de São Paulo 0 X 3 Cruzeiro

São Paulo
Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Rafael Tolói e Clemente Rodríguez; Rodrigo Caio, Denílson (Roni 37 do 2º), Jádson e Paulo Henrique Ganso; Osvaldo (Silvinho 31 do 2º) e Luís Fabiano (Aloísio 13 do 2º)
Técnico: Paulo Autuori

Cruzeiro
Fábio; Mayke (Leandrinho 39 do 2º), Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nílton, Souza, Éverton Ribeiro (Martinuccio 30 do 2º) e Ricardo Goulart (Lucca 20 do 2º); Vinícius Araújo e Luan
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Morumbi
Gol: Luan 5, 33 e 36 do 2º
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock e (SC)
Cartão amarelo: nenhum
Pagantes: 11.675
Renda: R$ 325.545